FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arzivenko 2009 08 15
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 11:00 am    Assunto: Arzivenko 2009 08 15 Responder com citação

Pessoal, graças à elevação da temperatura aqui no RS as plantas parecem estar acordado, depois do mais longo inverno da minha vida (isto porque foi o primeiro como bonsaista). A maior parte ainda dorme, mas algumas estão apresentando os primeiros sinais da primavera, agora vou reportar algumas novidades de hoje pela manhã.

Meu Sarandi ainda dorme, quero ver o quanto conseguirei trabalhar até o próximo outono.

Minha Schefflera zerou, perdi todo o desenvolvimento dela depois da geada, não sobraram folhas, mas aparentemente já desponta dois ou três locais de brotação, ou seja, não morreu. Inverno próximo esta vai ficar dentro da minha casa, pra não correr mais estes riscos...

Minha Goiaba ainda dorme, mas estou contente pelo tanto que consegui trabalhar no ultimo ano, agora neste, ela promete ser uma das minhas maiores diversões...

A floresta de pitangas, recentemente coletada, apresenta diversas gemas acordando, ainda não sou plenamente familiarizado com as pitangas pra saber quanto tempo até surgirem as folhas, isto porque cada uma das minhas pitangas parece agir independentemente das outras! alguém aí já aprendeu a escutar seus sinais? De qualquer forma, aqui vai o registro, acredito que daqui 1 mês ela vai estar bem diferente.

A Azaléia , meu primeiro bonsai, estou feliz pelo avanço que consegui fazer em menos de um ano (comecei em out de 2008), hoje cortei alguns dos ramos, afim de escolher os melhores para desenvolver a estrutura secundária, ela ainda é um toco brotado, mas tranquilamente vislumbro o caminho a seguir. Para este ano ainda quero tentar diminuir as raízes e conseguir um pote menor e melhor para ela.

As Durantas se desenvolvem rapidamente, mas nesta época elas sofreram muito com o frio, praticamente zeraram a parte aérea, então escolhi algumas para tomar atitudes drásticas, no futuro serão shohins.

É triste, quem não perdeu uma planta querida? pois a minha melhor carqueja morreu, me restou a outra claro, que tive bem mais paciência, e com muito medo resolvi reenvasar. O sistema radicular está bem mais sadio e desenvolvido que a outra (que morreu) então estou esperançoso que esta sobreviva! ainda terei que melhorar a cicatriz da poda, bem como pro futuro diminuir ainda mais a raíz pivotante (está muito alta no pote), de qualquer forma, a conicidade é ótima!

Aqui as Paineiras trigêmeas, todas brotando, agora ninguém segura, elas desenvolvem rapidamente quando não estou dormentes... Ainda tenho um lote com mais 10, todas BEM maiores que estas, em um viveiro daqui, que podei a algum tempo atrás mas não trouxe pra casa ainda, estou esperando até setembro ou outubro pra tira-las do chão. Claro, a Paineira não se enquadra muito nas "regrinhas", é uma aberração, praticamente um monstro, e é isso que me fascina na espécie!

Uma das minhas primeiras pitangas, que foi encontrada sobre as pedras, passou por dois reenvases e duas podas que tive que fazer tentando salva-la, simplesmente parecia definhar cada vez mais, então deixei quieta, por muito tempo, já com as esperanças sendo perdidas, mas eis que ela apresenta as gemas vermelhinhas! acredito que em breve irá brotar, depois de vários meses sem nenhuma folha ou sinal de vida.

Aqui uma alporquia que resolvi começar hoje, em uma primavera-do-rio-grande, ou primavera-de-cheiro, ou simplesmente primavera (Brunfelsia uniflora). A planta matriz está repleta de brotos, logo irá brotar e florir (flores brancas e azuis), este galho terá que sair, então pra não perder o material, vou fazer a tal alporquia nele, usei esfagno e atei bem com plástico e fita.

Agora pra findar, o refinamento que fiz na minha Guajuvira, presente de Afonso Fengler, ela já estava sendo tratada como pré bonsai faziam alguns anos, mas perto das outras guajuviras do Afonso, ela não parecia das melhores, raízes cruzadas, nenhum caminho muito claro a seguir. Pois eu aceitei o presente e o desafio, comecei com o refinamento da parte aérea, cortei muitos galhos, trabalhei algumas cicatrizes, fiz um falso reenvase, e aqui está, depois de alguns meses de trabalho.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

E a coleção só que aumenta....
Você vai ter muito trabalho daqui um mês, quando a primavera chegar.
E a tua pitangueira gigante deu algum sinal de vida?

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda não Salo, hoje notei uma gema vermelha nela, esta viva ! mas ainda não esta na hora de acordar...
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

A floresta de pitanga promete muito. Quando frutificar então........
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

ola, parabéns arzivenko estas plantas ai prometem agóra é esperar brotar e recomessar o trabalho.

t+
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!!
Arzivenko, muita planta, muita informação, muita esperança....
Que bom que o inverno está acabando.............
Espero que todas as suas plantas "acordem" bem saudáveis....
Assim que rebrotarem...poste-as individualmente...............
Angela Fernandes
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko,
gostei demais dessa Guajuvira, foi um belo presente!!
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, parece que nesse inverno vc trabalhou mais que todos os foristas juntos. Linda coleção!Parabens pelo teu esforço e dedicação.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil, essas são só algumas... agora quero ver como serão as coisas na estação quente, tenho 8 meses de calor pra trabalhar agora.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Continue em forma porque ao menos em minha região depois do dia 15 de Setembro se inicia reevase e adubaçaõ e ai aparece muito o que fazer.

Com tantas plantas para atender e outras que aparecerão para coletar vc precisará dispôr de um bom tempo para se dedicar e mante-las na sua maneira sempre atuante.Tudo isso é muito válido e os resultados estão ai para provar que a dedicação a arte compensa e é gratificante.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
RafaelHuk

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito seu material "dormindo", imagina quando cheio de folhas e novos brotos. Very Happy

PS.: Você tira foto muito bem Shocked , pega um angulo muito bom da planta, a qualidade da foto tb é muito boa.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: