Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 5:29 pm Assunto: Diâmetro ou perímetro? |
|
|
Tenho notado várias vezes aqui no fórum descrições de plantas com por exemplo: 50cm dealtura e 10 cm de base de tronco, mas quando vemos as fotos a proporção do tronco e base não confere com as medidas, o tronco é mais fino. Ou eu estou enxegando mau ou realmente há uma descrepancia entre as medidas.
Quando aprendi (isso há muuuitos anos) nas aulas de geometria, o diâmetro é a medida da distancia entre os dois extremos de uma forma e o perímetro seria seu contorno, no caso a circunferência da forma ( aqui a base do tronco), estou certo?
Acho que essa diferença é muito importante na hora de descrever qualquer planta, pois são medidas muito destintas!
Então qual a medida certa a se fazer na base do tronco? diâmetro ou perímetro?
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 6:33 pm Assunto: |
|
|
Dîâmetro, foi o que aprendi. |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 7:43 pm Assunto: |
|
|
acho que o melhor para entender é o diâmetro _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 10:09 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!
Sempre aprendi como diâmetro....... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Dom Ago 16, 2009 8:05 pm Assunto: |
|
|
tambem aprendi diametro!!!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 16, 2009 9:22 pm Assunto: 3 vezes mais largo! |
|
|
Concordando com os colegas, praticamente em 100% dos casos é realmente o diâmetro que é indicado como medida do nebari/tachiagari. Mas eu também concordo com o Paulo Garcia de que na maioria dos casos a medida apontada não parece corresponder à realidade mostrada pelas fotografias.
É um pouco estranho que o diâmetro tenha sido a medida escolhida para medir a base do bonsai. O perímetro seria muito mais fácil de medir. Para determinar o diâmetro é necessário fazer um furo de um lado ao outro da planta, o que obviamente não é seguro. Mas podemos usar a matemática, fazendo o furo até o centro da planta para medir o raio e então multiplicar por 2 para obter o valor do diâmetro. Mas isso ainda não é adequado.
Podemos então, com uma fita métrica ou cordão, medir o perímetro (toda a volta) da circunferência ao redor da base e dividir o resultado por PI= 3,1415926536.... Desta maneira teremos o verdadeiro valor do diâmetro da base. Eu acho que em muitos casos ocorre simplesmente confusão entre os dois conceitos matemáticos. O bonsaista mede o perímetro, esquece de dividir e aponta como valor de diâmetro. Ou seja, ele está afirmando que a base de seu bonsai é 3,1415926536 vezes maior do que é na realidade! Eis porque eu acho que o Paulo também tem inteira razão. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 17, 2009 10:31 am Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Ferreira,
É sempre muito bom receber suas dicas, prevalece seu lado professor.
Nos encontraremos em Recife no Encontro Nordestino???
Os amigos fazem falta!!! _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Ago 17, 2009 2:35 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, concordo com vc. porém acho que não precisamos ser tão radical, em furar o tronco bo bonsai, acho que com ajuda de um paquimetro poderemos fazer a mensuração, pelo menos em plantas com nebari dse até 20 cm.
mas concordo com vc. _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
|