| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Claudio Rafael

Registrado: 22/09/12 Mensagens: 71 Localização: Pilar do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 12:36 am Assunto: Pingo de Ouro |
|
|
booa noite a todos.
pingo de ouro, era pra ser um yamadori, mas na hora de tirarem os arbustos, foi tirado com brutalidade e assim saiu sem torrao .
so esta as raizes mais grossa e poucas as raizes capilares quase nada, agora acabei de cortar todas as folhas, aproveitei e tirei alguns galhos estranhos e deixei ela de molho no hormonio enraizador.
agora a pergunta vai enraizar ?
(mas como iniciante sempre tem medo e duvidas) fica dificil :s
aqui vão as fotos.
usei apenas areia grossa, em baixo (do vaso) coloquei uma camada de pedra e caco de tijolo só embaixo. acredito que ajude a drenar;
obrigado, fico no aguardo! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 6:42 pm Assunto: |
|
|
Claudio, vai enraizar com certeza! Só não deixe o substrato ficar muito encharcado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 7:36 pm Assunto: |
|
|
oooh qe beleza,
assim ela criando raiz ficando saudavel, pretendo diminuir as raizes pivo dela. e ela tem muito pivo cara, pelo fato dela ter sido soterrada.
so de terra nova nela foi colocado uns 10 cm acima das raizes chegando a encobrir alguns galhos pela metade e ela muito esperta soltou raizes nesse galhos cobertos, ate tirei os galhinho com as cabeleiras e coloqei separado em vasos.
pra mim deminuir ela ( madeira, raiz, qe fica embaixo da terra ) posso no proximo transplante fazer um anel nela mesmo tentando alporque, e enrraizar mais pra cima, assim deixando ela menor e conseguindo colocar em vasos de bonsai baixos ?
depois coloco algumas fotos tentando ilustra oqe qero fazer... |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 9:08 pm Assunto: |
|
|
Uma dúvida que tenho em relação a estaquia e creio que o nosso amigo Élio irá conseguir me ajudar:
Após realizado o processo, igualmente o amigo fez no pingo de ouro, quanto tempo é necessário deixar a planta neste vaso criando raízes?
Como saberei que é a hora certa de transplantar para um vaso com um substrato mais drenante, com caqueira de tijolos, pedriscos, matéria organica, entre outros?
E depois de realizado a estaquia, fala-se muito em vitamina B1 , o Hormonio enraizador, voce costuma utilizar nas suas estacas Élio?
E por fim, e a adubação? Deve ser realizada nesta faze de desenvolvimento de raízes da estaca? Se sim, como deve ser realizada?
Ufa! Pronto!
Muita pergunta mas é pra isso que serve o fórum!
Informação e conhecimento nunca é demais!
Muito obrigado e até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 11:56 pm Assunto: |
|
|
| gil_fuka escreveu: | Uma dúvida que tenho em relação a estaquia e creio que o nosso amigo Élio irá conseguir me ajudar:
Após realizado o processo, igualmente o amigo fez no pingo de ouro, quanto tempo é necessário deixar a planta neste vaso criando raízes?
R: Se ela reagir bem, brotando legal, deixar para transplantar somente no final do próximo inverno.
Como saberei que é a hora certa de transplantar para um vaso com um substrato mais drenante, com caqueira de tijolos, pedriscos, matéria organica, entre outros?
R: No caso de Yamadori, o ideal é 01 ano. Em estaquia, como são objetos bem menores, dependendo da espécie, 6 meses é o suficiente. Eu costumo puxar levemente a estaca . Se ela resistir bem ao puxão é porque já está bem enraizada.
E depois de realizado a estaquia, fala-se muito em vitamina B1 , o Hormonio enraizador, voce costuma utilizar nas suas estacas Élio?
R: Nunca usei a B1. Uso o Superthrive.
E por fim, e a adubação? Deve ser realizada nesta faze de desenvolvimento de raízes da estaca? Se sim, como deve ser realizada?
R: Não antes de 6 meses
Ufa! Pronto!
Muita pergunta mas é pra isso que serve o fórum!
Informação e conhecimento nunca é demais!
Muito obrigado e até mais!
Disponha sempre, amigo!
|
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 3:13 pm Assunto: |
|
|
hoje percebi qe ela esta soltando brotinhos !
logo coloco fotos, quando os brotos estiverem bem visiveis. |
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 4:01 pm Assunto: |
|
|
aaah, mais uma coisa posso ja da uma puxado nesse tronco dela..
praaa fazer ela ficar mais curvada?
oo medo e ela ficar mais grossa e eu nao conseguir mais manipular esse tronco principal.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 4:33 pm Assunto: |
|
|
Claudio, melhor não! Não faça nenhuma intervenção antes do final do inverno do próximo ano. Ela custa para se restabelecer principalmente porque perdeu muitas raízes.
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 5:07 pm Assunto: |
|
|
aaa sim, bem lembrado! obrigado Elio.
eeea primeira adubaçao ?
coom 45 dias apos o transplante do yamadore ..
ja posso adubaa? seria melhor adubo liquido ? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 5:14 pm Assunto: |
|
|
| Claudio Rafael escreveu: | aaa sim, bem lembrado! obrigado Elio.
eeea primeira adubaçao ?
coom 45 dias apos o transplante do yamadore ..
ja posso adubaa? seria melhor adubo liquido ? |
Adube depois de 90 dias. Preferencialmente, orgânico mas, se não tiver pode ser químico líquido, usando metade da dose recomendado pelo fabricante.
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Seg Out 29, 2012 11:41 pm Assunto: |
|
|
| Pode ser "verde raiz 4-14-8 liquido" ? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 30, 2012 2:35 pm Assunto: |
|
|
| Claudio Rafael escreveu: | | Pode ser "verde raiz 4-14-8 liquido" ? |
Pode sim, Rafael. Porém, lembre-se de esperar 90 dias, no mínimo e usar metade da dose ao diluir em água.
|
|
 |
Claudio Rafael

|
Enviada: Ter Out 30, 2012 3:13 pm Assunto: |
|
|
tudo beem elio, lembro siim pode deixa !
ela esta brotando jaa, com 7 dias depois do yamadori ela começou a brotar agr ja esta bem visivel maas tem galhos qe ainda nao tem brotos sera qe os galhos estao mortos ? |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Ter Out 30, 2012 6:17 pm Assunto: |
|
|
cara essa planta vai focar muito bonita, não esquece de nos atualizar... _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
|