|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:05 pm Assunto: Desfolha de Piracanta |
|
|
Essa piracanta está com o primeiro galho, à esquerda, muito fino.
A técnica que conheço é de desfolhar os demais ramos e deixar esse sem desfolhar para desenvolvê-lo mais.
O amigo Nicky ainda deu mais uma idéia de encurtar os ramos que iria desfolhar.
ANTES
AGORA - Com as novas brotações. Estou achando que devo encurtar ainda mais os galhos que havia desfolhado.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:16 pm Assunto: |
|
|
O meu xará! Parabéns pela planta e pela intervenção. Já dá para ver que a técnica produz mesmo os resultados. Sobre sua intenção de encurtar ainda mais os galhos eu concordo pois acho que a planta está com uma brotação fantástica e poderia aproveitar para compactar ela. Tendo brotação mais perto do tronco, encurtar um pouco os demais galhos seria uma boa pedida. Mesmo que no futuro eles voltem a ter o mesmo tamanho, mas a brotação será mais compacta. Já estou imaginando ela cheia de frutinhas... que beleza!!!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 4:07 pm Assunto: |
|
|
Bah Elio, que belo moyogi clássico! Ela tá com um desenho lindo!
Digna de exposição!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Editado pela última vez por Renato Rodrigues Roehrs em Qui Out 28, 2010 8:28 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 4:22 pm Assunto: |
|
|
Gostei muitíssimo da conicidade e movimento do tronco e da disposição dos galhos.
Se possível creio que poderia postar fotos com visão aérea dos galhos, mostrando a definição dos patamares.
Penso que nessa época do ano, aliado aos trabalhos de desfolha que está fazendo poderia investir no estabelecimento destes patamares com o formato de "uma mão espalmada".
Lindo exemplar!!!!
Não deixe de mandar fotos dele florido e posteriormente com frutos.
Inclusive, de que cor são os frutos? _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 7:47 pm Assunto: |
|
|
Xará, como eu disse e vc reforçou, encurtei hoje todos os ramos exceto o primeiro. Agora é esperar.
Renato, realmente é um moyogi clássico, penas que as cicatrizes são grandes mas, darei um jeito de fazer uma maquiagem.
Valeu, Newbe! Como encurtei muito os ramos, hoje, agora é que começarão a se formar os patamares.
Ainda não sei a cor dos frutos, até porque não deixo a coitada sem podar. Ela terá o seu tempo de florir e frutificar quando eu conseguir o desenho ideal.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 1:47 pm Assunto: |
|
|
Hoje, com intensa brotação.
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 6:53 pm Assunto: |
|
|
Muito belo movimento de tronco.
Acho interessante estas fotos com os galhos crescendo desordenadamente em uma planta que já tinha triangulação e de um bonsaísta mais experiente. Para o iniciante perceber que a forma de um bonsai nem sempre é mantida ao longo dos anos e do ano. Existe uma ansiedade de se ter uma planta triangulada e tal, rapidamente e na verdade não é bem assim. Demorei uns meses para cair nessa realidade.. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 9:15 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Nikkei. Temos que estar sempre avaliando nossas plantas e não titubear em recomeçar, desde que possamos visualizar uma melhora significativa.
Valeu!
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 1:07 pm Assunto: |
|
|
Realmente a redução do comprimento dos galhos ficou bem melhor.
Nikkei, depois de formada a estrutura principal, deixar crescer e perder a forma é uma maneira rápida de ampliar a ramificação.
E também, pode vir outra idéia e mudarmos a planta, hehehe.
Também to com uma assim que vou trabalhar hoje. Depois vou abrir um post pra ela. Já teve várias formas.
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 6:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, e demais colegas do forum, a título de esclarecimento a planta em questão trata-se de uma Piracanta angustifolia, e os frutos costumam ser vermelhos. Essa variedade é a preferida pelos europeus. A que vemos com maior frequencia aqui no Brasil é a variedade P. coccinea, que por sua vez apresenta subvariedades, com frutos alaranjados e amarelos.
A diferença entre elas está basicamente nas folhas. Na angustifolia, as folhas são mais longas e de cor verde oliva.
Elio, a vantagem dos galhos mais curtos é a possibilidade de formação de ramificação fina lateral neles. As novas brotações poderão ser conduzidas, via poda e aramação, nesse sentido. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 8:17 am Assunto: |
|
|
Tem razão Ricardo. Aprendi isso com o Élio e com o post do branquilho hokidachi aqui no fórum. Antes eu tinha um pensamento errado, que era: deixo crescer um pouco e corto, brota, cresce pouco e corta; assim tenho grande ramificação desde perto do tronco. Porém assim não engrossa o galho e os galhos ficam quase que com mesma espessuara (ansiedade de iniciante). Agora tenho algumas que estão crescendo a vontade. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|