FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha de Piracanta
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 9:05 pm    Assunto: Desfolha de Piracanta Responder com citação

Essa piracanta está com o primeiro galho, à esquerda, muito fino.
A técnica que conheço é de desfolhar os demais ramos e deixar esse sem desfolhar para desenvolvê-lo mais.
O amigo Nicky ainda deu mais uma idéia de encurtar os ramos que iria desfolhar.

ANTES

AGORA - Com as novas brotações. Estou achando que devo encurtar ainda mais os galhos que havia desfolhado.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

O meu xará! Parabéns pela planta e pela intervenção. Já dá para ver que a técnica produz mesmo os resultados. Sobre sua intenção de encurtar ainda mais os galhos eu concordo pois acho que a planta está com uma brotação fantástica e poderia aproveitar para compactar ela. Tendo brotação mais perto do tronco, encurtar um pouco os demais galhos seria uma boa pedida. Mesmo que no futuro eles voltem a ter o mesmo tamanho, mas a brotação será mais compacta. Já estou imaginando ela cheia de frutinhas... que beleza!!!!!
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Bah Elio, que belo moyogi clássico! Ela tá com um desenho lindo!

Digna de exposição!

Abraços.

Editado pela última vez por Renato Rodrigues Roehrs em Qui Out 28, 2010 8:28 am; num total de 1 vez
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muitíssimo da conicidade e movimento do tronco e da disposição dos galhos.

Se possível creio que poderia postar fotos com visão aérea dos galhos, mostrando a definição dos patamares.

Penso que nessa época do ano, aliado aos trabalhos de desfolha que está fazendo poderia investir no estabelecimento destes patamares com o formato de "uma mão espalmada".

Lindo exemplar!!!!

Não deixe de mandar fotos dele florido e posteriormente com frutos.

Inclusive, de que cor são os frutos?
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Xará, como eu disse e vc reforçou, encurtei hoje todos os ramos exceto o primeiro. Agora é esperar.

Renato, realmente é um moyogi clássico, penas que as cicatrizes são grandes mas, darei um jeito de fazer uma maquiagem.

Valeu, Newbe! Como encurtei muito os ramos, hoje, agora é que começarão a se formar os patamares.
Ainda não sei a cor dos frutos, até porque não deixo a coitada sem podar. Ela terá o seu tempo de florir e frutificar quando eu conseguir o desenho ideal.

abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje, com intensa brotação.

abraço

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Muito belo movimento de tronco.
Acho interessante estas fotos com os galhos crescendo desordenadamente em uma planta que já tinha triangulação e de um bonsaísta mais experiente. Para o iniciante perceber que a forma de um bonsai nem sempre é mantida ao longo dos anos e do ano. Existe uma ansiedade de se ter uma planta triangulada e tal, rapidamente e na verdade não é bem assim. Demorei uns meses para cair nessa realidade..
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí, Nikkei. Temos que estar sempre avaliando nossas plantas e não titubear em recomeçar, desde que possamos visualizar uma melhora significativa.
Valeu!

Abraço

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente a redução do comprimento dos galhos ficou bem melhor.
Nikkei, depois de formada a estrutura principal, deixar crescer e perder a forma é uma maneira rápida de ampliar a ramificação.
E também, pode vir outra idéia e mudarmos a planta, hehehe.
Também to com uma assim que vou trabalhar hoje. Depois vou abrir um post pra ela. Já teve várias formas. Embarassed

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 6:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, e demais colegas do forum, a título de esclarecimento a planta em questão trata-se de uma Piracanta angustifolia, e os frutos costumam ser vermelhos. Essa variedade é a preferida pelos europeus. A que vemos com maior frequencia aqui no Brasil é a variedade P. coccinea, que por sua vez apresenta subvariedades, com frutos alaranjados e amarelos.

A diferença entre elas está basicamente nas folhas. Na angustifolia, as folhas são mais longas e de cor verde oliva. Very Happy

Elio, a vantagem dos galhos mais curtos é a possibilidade de formação de ramificação fina lateral neles. As novas brotações poderão ser conduzidas, via poda e aramação, nesse sentido.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Tem razão Ricardo. Aprendi isso com o Élio e com o post do branquilho hokidachi aqui no fórum. Antes eu tinha um pensamento errado, que era: deixo crescer um pouco e corto, brota, cresce pouco e corta; assim tenho grande ramificação desde perto do tronco. Porém assim não engrossa o galho e os galhos ficam quase que com mesma espessuara (ansiedade de iniciante). Agora tenho algumas que estão crescendo a vontade.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: