FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manacá da Serra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 10:07 am    Assunto: Manacá da Serra Responder com citação

Alguém ai já trabalhou um Manacá da Serra? Acho linda as flores, mas não encontrei muita informação na net sobre bonsais dessa árvore.
Se alguém tiver dicas, de cuidados e até fotos, me interessam bastante.
abraço a todos os amigos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 8:43 pm    Assunto: Destino Responder com citação

Não acredito nessas coisas de destino, mas postei hj perguntando sobre o manacá da serra e quando vou buscar um material da empresa, me deparo com um..., tive que trazer né...

A princípio eu vi só as folhas no meio de diversas mudas mal cuidadas que tinha no "fundo de quintal" que encontrei sem querer...rs Dai quando ela me disse que era 10 reais, achei que fosse uma mudinha pequena, mas quando vi a muda, era uma senhora de idade já, um tronco bem formado...pensei...R$10,00 ..vale a pena...!
Chegando em casa, retirei ela do plástico para colocar na mamadeira, mas quando fui retirando a terra, vi que várias raízes haviam se desenvolvido e trançado e havia um enorme pedaço de tronco enterrado. Então tive que planta-la em uma bacia. Coloquei uma pedra no vão entre o tronco e plantei em substrato de areia 40% , terra vegetal 50% e 10% humus. Não esta drenando muito rápido, mas a drenagem ocorre totalmente pelos diversos furos que fiz na bacia. Puxei apenas um tronco para baixo e o outro eu cortei, pois estava praticamente seco.

Segue as fotos de como esta agora. Vou deixa-la descansar por um bom tempo, pois a poda de raizes teve que ser drástica e creio que ela vai sentir bastante. Aguardo dicas dos amigos, pois não vejo quase nada sobre bonsais de manacá pela net..., nem sei se ela é resistente e se vai aceitar a poda.

abraço a todos e aguardo dicas.

Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério,

Confesso que não conheço a espécie. Conheço a quaresmeira, que é um parente próximo...

Vamos esperar pra ver se alguém que tenha mais conhecimento do que nós possa nos ajudar, não é?

Eu fico aqui, na torcida para ela se recuperar rápido!

Abraços e boa sorte
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui em casa tem alguns, fiz uma estaca e ja ta brotando, mas essa sua base eh muito bonita, acho que o unico motivo pra não usarem é que tem folhas bem grandes quando maduras, mas da pra diminuir folhas com a desfolha, mas ela deve ter algum problema de ramificação ou densificação da copa quando se trata de bonsai, por que é uma planta muito linda, e as flores lindas tambem, mas nao tenho certeza de nada heim
Agora com o tempo quem nos dirá é você (:
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 2:22 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas.., e vamos conhecendo juntos então...rs

Eu tenho 2 Árvores de Manacá no sítio, são maravilhosas, mas já são bem grandinhas. Bonsai é a primeira vez q tento e realmente na net não encontro fotos sobre essa planta. Encontrei apenas um link onde tem fotos, porém estão corrompidas e não tem como ver..rs
Então estou às cegas ainda, mas vou procurar observar as que tenho no sítio, em relação a perda de folhagens e às ramificações. Derrepente elas me ajudam a entende-las melhor.
Vou postando as evoluções posteriormente e aguardo ainda alguma dica de alguém que já teve ou tem um bonsai d manacá.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério, de fato pouca gente se aventura em fazer bonsai de manacá da serra. Já foi tratado deste tema algumas vezes há alguns anos aqui no fórum. Algumas dificuldades, os entrenós são longos o que dificulta a compactação da copa (teria que ser um bonsai de grande porte). Se por vezes seu crescimento é muito vertiginoso, outras vezes galhos secam sem muita explicação. Além disso ela não é uma planta perene, tendo uma sobrevida relativamente curta (20 anos, não muito mais). Como em bonsai temos que imaginar alguns longos anos até ter a planta "pronta" (nunca fica bem pronta), estaríamos chegando a perfeição dela no fim de seu ciclo de vida, talvez...
São apenas considerações que podem não ter muita validade, dependendo do ângulo de visão que temos sobre a arte. Então que estas colocações sirvam apenas como uma visão, não uma regra.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Dom Out 25, 2009 8:46 am    Assunto: Manacá-da-serra anão Responder com citação

Cara, você vai ter de pesquisar muito sobre Manacá para diferenciar o Manacá-da-serra do Manacá-da-serra anão (Nana). Pessoalmente, não consigo diferenciar ambos.

Mas é uma dica, pois pressuponho que esta espécie tenha porte menor.

Aqui vão algumas informações:

MANACÁ DA SERRA ANÃO

O grande atrativo da Tibouchina mutabilis Nana,está na floração abundante que produz. Os botões desabrocham na planta de apenas 6 meses de idade, entre os meses de abril e novembro.As pétalas escurecem homogeneamente do branco ao lilás, passando por uma coloração intermediária rosa-clara, que enfeita a planta com três tonalidades distintas.

Luminosidade: Vai bem a pleno sol ou à meia sombra, com pelo menos 4 horas de sol por dia.

Irrigação: (Sugestão): após o plantio, precisa de água 3 vezes por semana. Ao atingir a idade adulta (com cerca de 6 meses), uma rega por semana é suficiente.

Solo: Vai bem em qualquer tipo de solo, contanto que não seja arenoso.

Propagação: Pode ser por estacas. Mas como este processo tem baixo aproveitamento, nesta espécie, aconselha-se a obtenção de mudas já crescidas.

Florada: Abril a novembro.

Poda: É muito importante que no final da florada (em novembro) a planta seja podada. Alem de determinar o tamanho da planta, a poda ainda prepara a planta para a floração seguinte.

Adubação: (Sugestão): Plantio em jardins, incorporado na terra, por metro quadrado: 250gr de N-P-K 10-10-10, 500 gr de calcário e 20L de húmus de minhoca. Durante o ano, a cada 3 meses 250 gr de N-P-K 4-14-8 por metro quadrado.

Fonte: Fazendinha das Flores
http://www.fazendinhadasflores.com.br/planta_ago04.htm

Outra dica é que, pressuponho, como disseram acima, que alguns galhos caiam sem razão aparente pelo fato da desfolhagem, como acontece com o Buxinho, se um galho ficar desfolhado, ele seca e cai.

Abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: