FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Algumas dicas para começo/!?!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Aguir

MensagemEnviada: Ter Ago 04, 2009 7:22 pm    Assunto: Algumas dicas para começo/!?! Responder com citação

Olá pessoal,desde já agradeço a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas a respeito dessa fatástica arte com as plantas.Sou estudante de agronomia(UFRB), sempre tive vontade de fazer bonsai e infelizmente na minha região não encontro com facilidade pessoas e lugares para ter um apoio.Ficaria feliz de obter com vcs, grandes mestres da arte, o auxílio necessário para realizar um bom trabalho.

Bem,aqui estão alguns tópicos os quais gostaria de esclarecer:

* quais métodos alternativos para uma alporquia são eficazes(vitamina B como enraizador???,o que substitui o sfagno???)

*qual a finalidade e como utilizar o escorredor de macarrão?

*como escolher o ramo adequado?

*quando é melhor a estaquia(como fazer)?

Muito obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 04, 2009 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

ola, primeiramente seja bem vindo ao forum Very Happy . Sobre suas perguntas vou respondelas em ordem:

1- A alporquia é ultilizada pelos chineses a anos segundo o amigo geraldo vc pode conseguir realizala só com terra porém os melhores resultados são com fibra de coco, pó de xaxim e enfago. Sobre o enrraizador vc pode comprar na farmácia a tiamina B1 que é enrraizadora use a proporção de um comprimido de 300mg ´para 750ml de água.

2-A finalidade de ultilizar o escorredor são muitas geralmente as plantas são colocadas no escorredor depois do corte da raiz pivotante, apenas as raizes finas vão sair pelos furos e são élas que se alimentam que tomam o adubo e a raiz grossa sustenta a planta no solo, apos as raizes comessarem a sair pelos furos este escorredor é colocado no chão ou numa bacia com metade esterco curtido e metade areia.

3- quando falou em ramo se refirio a que? estaquia? se é isso prefére ramos finos que são mais facieis de ''pegar'' (mirtacias são difíssieis de pegar por estacas é mais facil a alporquia).

4- me mande seu e-mail que lhe mando uma ótima matéria falando do assunto (pode ser aqui mesmo só escrever).

sintase a vontade para perguntar

boa sorte....
t+
mateusbm

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Só pra complementar...

1- Eu uso pó enraizador comprado em lojas de plantas e pra substiruir o sfagno ja ouvi falar em usar capim seco. Mas nunca tentei.

2 - Sobre o escorredor assista esse video que irá entender: http://www.youtube.com/watch?v=pGtXUvy2cAU

3 - Na escolha do galho eu utilizo o seguinte critério, faço só em galhos que sejam mais grossos que um lapís.

4 - Segundo pesquisas da net e de outros entendedores aqui do grupo a melhor época seria no final do inverno inicio da primavera mas eu nao aguentei esperar e fiz em pleno inverno num ficus e deu certo.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Sandi escreveu:
olá, primeiramente seja bem vindo ao forum Very Happy . Sobre suas perguntas vou respondelas em ordem:

1- A alporquia é ultilizada pelos chineses a anos segundo o amigo geraldo vc pode conseguir realizala só com terra porém os melhores resultados são com fibra de coco, pó de xaxim e enfago. Sobre o enrraizador vc pode comprar na farmácia a tiamina B1 que é enrraizadora use a proporção de um comprimido de 300mg ´para 750ml de água.

2-A finalidade de utilizar o escorredor são muitas geralmente as plantas são colocadas no escorredor depois do corte da raiz pivotante, apenas as raizes finas vão sair pelos furos e são élas que se alimentam que tomam o adubo e a raiz grossa sustenta a planta no solo, apos as raizes comessarem a sair pelos furos este escorredor é colocado no chão ou numa bacia com metade esterco curtido e metade areia.

3- quando falou em ramo se refiriu a que? estaquia? se é isso prefere ramos finos que são mais faceis de ''pegar'' (mirtacias são difíceis de pegar por estacas é mais fácil a alporquia).

4- me mande seu e-mail que lhe mando uma ótima matéria falando do assunto (pode ser aqui mesmo só escrever).

sinta-se a vontade para perguntar

boa sorte....
t+
Thiago Aguir

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Meu e-mail é (taguiar.agro@gmail.com)

Antes de mais nada queria agradecer pela atenção de todos,vocês não sabem o quanto é importante pra mim.

Bem,voltando aos esclarecimentos,ja tinha ouvido falar a respeito da tiamina,até procurei saber o preço do remédio. Após o preparo como foi posto anteriormente,como devo aplicar???a respeito do substrato,terra vegetal serve para fazer a alporquia?

Aqui na minha casa tenho uma variedade de plantas que serviriam para um bonsai:ficus,Nim,acerola,laranja,romã.quais os passos para começar o trablho?

Muito obrigado!
mateusbm

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm    Assunto: Responder com citação

Eu nao acho uma boa usar terra vegetal, ela pode compactar e dificultar a saída das novas raizes, nesse caso é melhor usar o sfagno que nao tem erro.

Bom pelo jeito vc quer realmente começar com o alporque, nesse caso siga isso aqui q nao tem erro: http://www.jardineiro.net/br/artigos/alporquia.php

Abraço.

qq coisa me adicionar no msn q está aqui na assinatura.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

ola,
a respeito da alporquia é melhor usar fibra de coco ou pó di xaxim porém ela também responde com substrato não digo terra vegetal mais uma mistura de terra comum com areia só que é um pouco mais demorado obter resultados. A terra vegetal não é aconselhado por ser pouco acida éla e boa para azaléias.

enrraizador, custa 16 reais a tiamina é sempre bom vc aplicar uma vez por mês vem 30 comprimidos como falei dilua 1 comprimido em 750ml de água e para transplantes aplique 2 vezes por semana até a planta recomessar a brotação.

a matéria sobre estaca já foi mandada por email.

boa sorte
Thiago Aguir

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal,
Muito obrigado pela ajuda,ja estou juntando meus materiais e logo logo estarei mandando fotos para vcs continuarem na orientação.

Eu queria saber quais as rcomendações na escolha do local certo para realizar a alpoquia.

Vou tirar algumas fotos das plantas que tenho disponível para,se possível,vcs opinarem.

Muito obrigado!
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

ola, thiago leia uma matéria sobre alporque do geraldo no forum MATÉRIA, leia também os comentarios que vão lhe ajudar muito.
boa sorte...

"O segredo para se andar sobre as águas é saber onde estão as pedras."
Thiago Aguir

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,eu gostaria de saber se a esponja vegeal substitui o sfagno.

Tem mais uma coisa,eu pús para germinar algumas sementes em uma vasilha rasa com areia.ja se´passou uma semana da semeadura e ja estão germinadas.quando devo transplanta-la para seus vasos?

Obrigado
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 15, 2009 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

ola, nunca tentei substituir por esponja vegetal mais acredito que da certo por segurar bem a úmidade.
sobre as mudas as transplante quando já tiverem o segundo par de folha (com muito cuidado).

t+
boa sorte...
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 18, 2009 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre para amigos iniciantes indico o livro
Bonsai Techniques I do mestre John Yoshio Nak, tem em
espanhol e inglês.

Você ganhará muito tempo lendo ele, excelente livro.

Até +
leandrotaffarel@hotmail.com

MensagemEnviada: Dom Ago 23, 2009 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,a respeito da solução enraizadora,depois de deixar o sfagno de molho e as estacas da estaquia,posso reaproveita-la??como deve ser feita a armazenagem e por quanto tempo é sua validade????

de quanto em quanto tempo devo repor a solução na alporquia?

Tenho duas mudas de laranja e uma de pau-brasil no saco de polietileno que ja devem estar beirando um ano.ja devo partir pára alguma técnica??
o que faço???

desculpa ai o abuso,

Obrigado!
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 23, 2009 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

ola, Thiago;

eu após usar o hormoneo guardo numa garrafa pet, quanto tempo pode ficar armazenado eu não sei mas deve ficar quardado em local sem claridade e sem húmidade. Este tipo de coisa acaba rápido e vc deve regar as estacas com ele.

na alporquia vc deve regar quando éla secar, com água normal e uma vez por semana usar o hormoneo. Caso contrario ele pode queimar a raiz.

sobre tuas mudas, ás plante em um escorredor com substrato bem drenante, evite podar drásticas e desfolhas na laranjeira, e bastante sol. O pau-brasil é uma planta bem difíssil de conduzir e de ramificar. De uma olhada neste tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

boa sorte...
t+.
Thiago Aguir

MensagemEnviada: Seg Ago 24, 2009 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Ol´a todos,

ja fiz meus alporques,gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo repor a solução e a quantidade,e nas estacas,de quanto em quanto tempo rego com a solução?

obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: