Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Aguir
Registrado: 22/07/09 Mensagens: 26 Localização: Conceição da Feira-BA
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 7:22 pm Assunto: Algumas dicas para começo/!?! |
|
|
Olá pessoal,desde já agradeço a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas a respeito dessa fatástica arte com as plantas.Sou estudante de agronomia(UFRB), sempre tive vontade de fazer bonsai e infelizmente na minha região não encontro com facilidade pessoas e lugares para ter um apoio.Ficaria feliz de obter com vcs, grandes mestres da arte, o auxílio necessário para realizar um bom trabalho.
Bem,aqui estão alguns tópicos os quais gostaria de esclarecer:
* quais métodos alternativos para uma alporquia são eficazes(vitamina B como enraizador???,o que substitui o sfagno???)
*qual a finalidade e como utilizar o escorredor de macarrão?
*como escolher o ramo adequado?
*quando é melhor a estaquia(como fazer)?
Muito obrigado! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 9:13 pm Assunto: |
|
|
ola, primeiramente seja bem vindo ao forum . Sobre suas perguntas vou respondelas em ordem:
1- A alporquia é ultilizada pelos chineses a anos segundo o amigo geraldo vc pode conseguir realizala só com terra porém os melhores resultados são com fibra de coco, pó de xaxim e enfago. Sobre o enrraizador vc pode comprar na farmácia a tiamina B1 que é enrraizadora use a proporção de um comprimido de 300mg ´para 750ml de água.
2-A finalidade de ultilizar o escorredor são muitas geralmente as plantas são colocadas no escorredor depois do corte da raiz pivotante, apenas as raizes finas vão sair pelos furos e são élas que se alimentam que tomam o adubo e a raiz grossa sustenta a planta no solo, apos as raizes comessarem a sair pelos furos este escorredor é colocado no chão ou numa bacia com metade esterco curtido e metade areia.
3- quando falou em ramo se refirio a que? estaquia? se é isso prefére ramos finos que são mais facieis de ''pegar'' (mirtacias são difíssieis de pegar por estacas é mais facil a alporquia).
4- me mande seu e-mail que lhe mando uma ótima matéria falando do assunto (pode ser aqui mesmo só escrever).
sintase a vontade para perguntar
boa sorte....
t+ |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 10:56 am Assunto: |
|
|
Só pra complementar...
1- Eu uso pó enraizador comprado em lojas de plantas e pra substiruir o sfagno ja ouvi falar em usar capim seco. Mas nunca tentei.
2 - Sobre o escorredor assista esse video que irá entender: http://www.youtube.com/watch?v=pGtXUvy2cAU
3 - Na escolha do galho eu utilizo o seguinte critério, faço só em galhos que sejam mais grossos que um lapís.
4 - Segundo pesquisas da net e de outros entendedores aqui do grupo a melhor época seria no final do inverno inicio da primavera mas eu nao aguentei esperar e fiz em pleno inverno num ficus e deu certo.
Abraço _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 12:58 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | olá, primeiramente seja bem vindo ao forum . Sobre suas perguntas vou respondelas em ordem:
1- A alporquia é ultilizada pelos chineses a anos segundo o amigo geraldo vc pode conseguir realizala só com terra porém os melhores resultados são com fibra de coco, pó de xaxim e enfago. Sobre o enrraizador vc pode comprar na farmácia a tiamina B1 que é enrraizadora use a proporção de um comprimido de 300mg ´para 750ml de água.
2-A finalidade de utilizar o escorredor são muitas geralmente as plantas são colocadas no escorredor depois do corte da raiz pivotante, apenas as raizes finas vão sair pelos furos e são élas que se alimentam que tomam o adubo e a raiz grossa sustenta a planta no solo, apos as raizes comessarem a sair pelos furos este escorredor é colocado no chão ou numa bacia com metade esterco curtido e metade areia.
3- quando falou em ramo se refiriu a que? estaquia? se é isso prefere ramos finos que são mais faceis de ''pegar'' (mirtacias são difíceis de pegar por estacas é mais fácil a alporquia).
4- me mande seu e-mail que lhe mando uma ótima matéria falando do assunto (pode ser aqui mesmo só escrever).
sinta-se a vontade para perguntar
boa sorte....
t+ |
|
|
|
 |
Thiago Aguir
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 1:32 pm Assunto: |
|
|
Meu e-mail é (taguiar.agro@gmail.com)
Antes de mais nada queria agradecer pela atenção de todos,vocês não sabem o quanto é importante pra mim.
Bem,voltando aos esclarecimentos,ja tinha ouvido falar a respeito da tiamina,até procurei saber o preço do remédio. Após o preparo como foi posto anteriormente,como devo aplicar???a respeito do substrato,terra vegetal serve para fazer a alporquia?
Aqui na minha casa tenho uma variedade de plantas que serviriam para um bonsai:ficus,Nim,acerola,laranja,romã.quais os passos para começar o trablho?
Muito obrigado! |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm Assunto: |
|
|
Eu nao acho uma boa usar terra vegetal, ela pode compactar e dificultar a saída das novas raizes, nesse caso é melhor usar o sfagno que nao tem erro.
Bom pelo jeito vc quer realmente começar com o alporque, nesse caso siga isso aqui q nao tem erro: http://www.jardineiro.net/br/artigos/alporquia.php
Abraço.
qq coisa me adicionar no msn q está aqui na assinatura. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 1:17 pm Assunto: |
|
|
ola,
a respeito da alporquia é melhor usar fibra de coco ou pó di xaxim porém ela também responde com substrato não digo terra vegetal mais uma mistura de terra comum com areia só que é um pouco mais demorado obter resultados. A terra vegetal não é aconselhado por ser pouco acida éla e boa para azaléias.
enrraizador, custa 16 reais a tiamina é sempre bom vc aplicar uma vez por mês vem 30 comprimidos como falei dilua 1 comprimido em 750ml de água e para transplantes aplique 2 vezes por semana até a planta recomessar a brotação.
a matéria sobre estaca já foi mandada por email.
boa sorte |
|
|
 |
Thiago Aguir
|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 7:30 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal,
Muito obrigado pela ajuda,ja estou juntando meus materiais e logo logo estarei mandando fotos para vcs continuarem na orientação.
Eu queria saber quais as rcomendações na escolha do local certo para realizar a alpoquia.
Vou tirar algumas fotos das plantas que tenho disponível para,se possível,vcs opinarem.
Muito obrigado! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 10:29 pm Assunto: |
|
|
ola, thiago leia uma matéria sobre alporque do geraldo no forum MATÉRIA, leia também os comentarios que vão lhe ajudar muito.
boa sorte...
"O segredo para se andar sobre as águas é saber onde estão as pedras." |
|
|
 |
Thiago Aguir
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 1:05 pm Assunto: |
|
|
Olá,eu gostaria de saber se a esponja vegeal substitui o sfagno.
Tem mais uma coisa,eu pús para germinar algumas sementes em uma vasilha rasa com areia.ja se´passou uma semana da semeadura e ja estão germinadas.quando devo transplanta-la para seus vasos?
Obrigado |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
ola, nunca tentei substituir por esponja vegetal mais acredito que da certo por segurar bem a úmidade.
sobre as mudas as transplante quando já tiverem o segundo par de folha (com muito cuidado).
t+
boa sorte... |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

Registrado: 05/10/04 Idade: 44 Mensagens: 268 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 18, 2009 7:57 pm Assunto: |
|
|
Sempre para amigos iniciantes indico o livro
Bonsai Techniques I do mestre John Yoshio Nak, tem em
espanhol e inglês.
Você ganhará muito tempo lendo ele, excelente livro.
Até + _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________ |
|
|
 |
Thiago Aguir
|
Enviada: Dom Ago 23, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Olá,a respeito da solução enraizadora,depois de deixar o sfagno de molho e as estacas da estaquia,posso reaproveita-la??como deve ser feita a armazenagem e por quanto tempo é sua validade????
de quanto em quanto tempo devo repor a solução na alporquia?
Tenho duas mudas de laranja e uma de pau-brasil no saco de polietileno que ja devem estar beirando um ano.ja devo partir pára alguma técnica??
o que faço???
desculpa ai o abuso,
Obrigado! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 23, 2009 8:25 pm Assunto: |
|
|
ola, Thiago;
eu após usar o hormoneo guardo numa garrafa pet, quanto tempo pode ficar armazenado eu não sei mas deve ficar quardado em local sem claridade e sem húmidade. Este tipo de coisa acaba rápido e vc deve regar as estacas com ele.
na alporquia vc deve regar quando éla secar, com água normal e uma vez por semana usar o hormoneo. Caso contrario ele pode queimar a raiz.
sobre tuas mudas, ás plante em um escorredor com substrato bem drenante, evite podar drásticas e desfolhas na laranjeira, e bastante sol. O pau-brasil é uma planta bem difíssil de conduzir e de ramificar. De uma olhada neste tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Thiago Aguir
|
Enviada: Seg Ago 24, 2009 10:40 am Assunto: |
|
|
Ol´a todos,
ja fiz meus alporques,gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo repor a solução e a quantidade,e nas estacas,de quanto em quanto tempo rego com a solução?
obrigado |
|
|
 |
|