FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação e Dúvidas (Diversas)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 5:09 pm    Assunto: Identificação e Dúvidas (Diversas) Responder com citação

E ai amigos, como vão?

Esse fim de semana eu encontrei alguns arbustos que haviam sido podados ou que estavam caindo do barranco e resolvi traze-los para casa. Plantei os mesmos em vasos apenas para que não morram e continuem brotando, mas preciso de ajuda para identificar 2 deles e dicas com a goiabeira:


Esse pinheiro eu peguei na beira da estrada, estava sendo soterrado. Que tipo de pinheiro é este? e será que consigo trabalha-lo?


Esse arbusto encontrei em um barranco, caido e como apresentava brotações eu o trouxe. Preciso de ajuda para identificar que planta é essa e o como devo trabalha-la.


Esse estava em um terreno que haviam carpido há poucos dias. Preciso de ajuda na identificação também e como devo trabalha-la. eu plantei a mesma em um escorredor e na Pedra para ver se consigo enraiza-la.


Esse tronco de Seriguela eu plantei tem quase 1 ano no chão, mas trouxe ele para casa e o coloquei em vaso provisório para que continue brotando.


Essa goiabeira foi a que mais gostei. Encontrei em um barranco, quase caindo. Gostaria de ajuda de como trabalha-la e outra dúvida é sobre essas cavidades que apresenta o tronco, pois tem cavidades muito fundas e escuras e não sei se isso prejudica a planta. Eu coloquei um pouco de pasta de dentes para tentar eliminar fungos e bactérias, mas não sei se isso também prejudica a planta. Gostaria de dicas dos mais experientes.




abraço a todos e aguardo a ajuda.


Editado pela última vez por Rogerio Shiratori em Seg Ago 31, 2009 8:10 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério, de fato a goiabeira é o que de melhor temos aí em suas coletas. Vai dar bastante trabalho, mas tem potencial para um futuro bonsai muito bonito. De momento, no entanto, acho que tudo o que tem a fazer é deixar ela se recuperar do transplante.
A primeira planta é um pinus (eliotti ou taeda, talvez). Além de não ser muito bom para bonsai por ter acículas muito longas, não costuma condensar copa. É meio complicado. Mas o problema maior é que dificilmente ele irá sobreviver ao replantio. São inúmeros colegas foristas que tentaram por tempos alguma coisa com esta espécie e a maioria desistiu. Já as outras duas plantas eu não conheço, não sei qual será a reação ao replantio, mas de qualquer modo tem que esperar. Ruim que elas tem um tronco reto, cilíndrico, sem conicidade, o que para bonsai não é nada aconselhável. Se elas sobreviverem ao replantio, no futuro faça uma poda drástica a cerca de 10 cm do chão, recomeçando toda uma nova estrutura.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edsoncan



Registrado: 15/05/09
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se darão bons bonsai, mas parabens pelo trabalho de salvamento
Edosn
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 41
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Elio, a goiabeira é a que tem maior potencial, mas a terceira planta, uma aroeira, tb tem uma base bem forte e interessante (ou aquilo é uma pedra na frente?), pode ela uns 10 cm acima e espere as brotações novas. Mas, já vou avisando, a questão de compactação dos galhos e das brotações não é das mais simples. P/iniciantes não é uma planta mto recomendada, apesar de ser um planta bem rústica.

Essa aqui é uma que tenho, http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10121&postdays=0&postorder=asc&highlight=aroeira&start=0
_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:48 am    Assunto: Aroeira Responder com citação

Então, é uma pedra mesmo na frente, pois tentei planta-la na pedra. Mas ela apresenta uma raiz bastante "gorda" na base, como se fosse um tronco deitado. acha interessante expor mais essa raiz e efetuar a poda que me aconselhou? Melhor deixa-la se recuperar do transplante ou posso efetuar a poda?

abraçoe obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:50 am    Assunto: OBrigado Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Rogério, de fato a goiabeira é o que de melhor temos aí em suas coletas. Vai dar bastante trabalho, mas tem potencial para um futuro bonsai muito bonito. De momento, no entanto, acho que tudo o que tem a fazer é deixar ela se recuperar do transplante.
A primeira planta é um pinus (eliotti ou taeda, talvez). Além de não ser muito bom para bonsai por ter acículas muito longas, não costuma condensar copa. É meio complicado. Mas o problema maior é que dificilmente ele irá sobreviver ao replantio. São inúmeros colegas foristas que tentaram por tempos alguma coisa com esta espécie e a maioria desistiu. Já as outras duas plantas eu não conheço, não sei qual será a reação ao replantio, mas de qualquer modo tem que esperar. Ruim que elas tem um tronco reto, cilíndrico, sem conicidade, o que para bonsai não é nada aconselhável. Se elas sobreviverem ao replantio, no futuro faça uma poda drástica a cerca de 10 cm do chão, recomeçando toda uma nova estrutura.

abraço


Primeiramente obrigado pelas dicas. Sobre a goiabeira, teria alguma ideia de como trabalha-la? E os "orificios" que estão se formando, isso afeta a planta negativamente?

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério, os orifícios se bem explorados são um detalhe interessante num bonsai (denominado uro). Mas tem que cuidar para que não se tornem alojamento para fungos, ou mesmo água parada. Então eles devem ter um formato ou tem que se fazer aberturas (shari) de maneira que não pare água dentro, quando chove ou nas regas. Além disso devem ser tratados com calda sulfocálcica, ou outro fungicida eficiente. Quando a idéia do que fazer vou deixar para os desenhistas de plantão, mas o certo é que no momento tens que esperar a planta se recuperar. No futuro deverá podar uma parte do tronco, a fim de diminuir um pouco sua altura. Outra coisa a ser corrigida em breve é a inversão de conicidade. Veja que acima do primeiro orifício a planta é mais fina do que subindo um pouco, onde tem os outros. Neste local onde a planta é mais grossa do que abaixo, já que tem estes furos, tem que se aproveitar e tirar mais madeira a fim de ir afinando o tronco gradativamente de baixo para cima. isso é conicidade. A inversão de conicidade que a planta apresenta no momento é considerado um grave defeito no futuro bonsai.

Espero ter ajudado

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Rogério, os orifícios se bem explorados são um detalhe interessante num bonsai (denominado uro). Mas tem que cuidar para que não se tornem alojamento para fungos, ou mesmo água parada. Então eles devem ter um formato ou tem que se fazer aberturas (shari) de maneira que não pare água dentro, quando chove ou nas regas. Além disso devem ser tratados com calda sulfocálcica, ou outro fungicida eficiente. Quando a idéia do que fazer vou deixar para os desenhistas de plantão, mas o certo é que no momento tens que esperar a planta se recuperar. No futuro deverá podar uma parte do tronco, a fim de diminuir um pouco sua altura. Outra coisa a ser corrigida em breve é a inversão de conicidade. Veja que acima do primeiro orifício a planta é mais fina do que subindo um pouco, onde tem os outros. Neste local onde a planta é mais grossa do que abaixo, já que tem estes furos, tem que se aproveitar e tirar mais madeira a fim de ir afinando o tronco gradativamente de baixo para cima. isso é conicidade. A inversão de conicidade que a planta apresenta no momento é considerado um grave defeito no futuro bonsai.

Espero ter ajudado

abraço


Ajudou sim e muito. Me tire uma dúvida, onde consigo comprar a calda sulfocálcica em pequena quantidade? só encontrei 20litros e acho que é muito para o que vou usar. Outro detalhe é sobre a conicidade do caule, é interessante desbasta-lo com aquelas "lixadeiras elétricas"? ou existe outra forma??

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil