FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calda sulfocáustica
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edsonr junior



Registrado: 04/09/08
Idade: 41
Mensagens: 87
Localização: Diamantina-MG

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 10:22 pm    Assunto: Calda sulfocáustica Responder com citação

Ola a todos o fòrum! Hoje fiz minha primeira calda sul...irei usar para conservar madera e como incetisida.
na segunda opção queria mais informações! se posso tar pulverizando a cada 15 dias, ou mais , quantidade que devo diluir em água, ha mais uma coisa posso pulverizar em orquideas!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2009 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, algumas observações: muitos usam o nome sulfocáustica, mas o correto é sulfocálcica (enxofre/cal) o termo cáustica vem de uma pequena confusão com soda cáustica. Bom, em segundo lugar a diluição vai depender um pouco da concentração obtida na sua produção(medida em graus baumé). Para conservar madeira, se faz o pincelamento puro. Para pulverização a calda em gradução normal se pode usar diluição em 5%.
Outra questão é que este produto não é inseticida, mas sim fungicida. Mas também atua como adubo, se bem que limitado pelos componentes da fórmula. E pode ser usado sim em orquídeas (eu também uso).

Espero ter ajudado
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edsonr junior



Registrado: 04/09/08
Idade: 41
Mensagens: 87
Localização: Diamantina-MG

MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2009 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Elio muito obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

edsonr junior

um bom inceticida e ótimo caricida, trasnlaminar, é o vertimec, é bom fazer a rotação de inceticida, as pragas normalmente os óvulos ganham resistencia aos inceticidas. um bom fungicida é bendazol. aplique a cada mes como preventivo use a metade do indicado, como eliminação use dose recomendada
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

Me esclareça uma coisa, ao meu ver existe um conflito em suas recomendações. Ao mesmo tempo que você acertadamente indica a rotatividade do inseticida para evitar a resistência, você recomenda duas coisas, a aplicação preventiva, e a utilização de metade da dose recomendada do fungicida, isto não contribui para a resistência ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edsonr junior



Registrado: 04/09/08
Idade: 41
Mensagens: 87
Localização: Diamantina-MG

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, valeu pelas dicas! O Wilsson levantou um ponto interesante, se ficar usando doses preventivas pode fortalecer as pragas, por isso eu prefiro remediar do que previnir! mas eu sou iniciante na arte, e nessa fase tem muito da gente aprender com os erros né. Obrigado a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

A resistencia das pragas não depende da dose, ocorre a morte da praga adulta mas não ocorre a morte da lava. A aplicação com menor concentração é prevetiva. apos a extinção do problema.
um abraço
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

Permita-me discordar novamente quando você diz "A resistencia das pragas não depende da dose ", depende sim. Doses menores podem criar resistência (façamos um paralelo com os antibióticos). Outra coisa, defensivo não previne praga, o que previne é a correta insolação, adubação e rega. Uma planta sadia estará prevenida, uma planta debilitada e fraca, não há defensivo capaz de prevenir praga nehuma. E por fim, as aplicações devem ocorrer sucessivamente até a extinção completa do problema isto inclui a eliminação dos ovos e das larvas. Me desculpe a insistência mas tem alguns assuntos como este que merecem um debate, pois todos saimos ganhando, se eu estiver errado peço que me corrijam, mas é necessário uma explicação técnica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Vou tentar dar minha contribuição para colocar alguma coisa no lugar.
Na verdade existe agroquímicos que são posicionados como preventivos.
Principalmente fungicidas e inseticidas. Esses produtos, nas versões sistêmicas, após aplicados, ficam translocando dentro da planta, assim, quando vier um inseto ou um fungo, a planta estará protegida e o inseto morrerá ao comer parte da planta ou ao sugar sua seiva... quanto aos fungos, estes não irão conseguir infectar a planta, pois a molécula fungicida, que foi aplicada de forma preventiva, estará dentro da planta, protegendo-a...

A questão da meia dosagem é algo complicado, na verdade ela não existe. Quando determinado produto é colocado à venda, ele já passou por diversos testes de toxicologia e outros tantos mais... assim, quando o fabricante diz que tem que usar 100 ml por litro para matar determinada praga, é por que tem que usar 100 ml por litro para matar essa praga... o fabricante tem esse posicionamento determinado à partir de estudos científicos elaborado ao longo da formulação do produto, e que são necessários para que o ministério da agricultura e a anvisa libere o produto para ser comercializado... geralmente são algo em torno de 10 a 15 anos de pesquisa para lançar um novo produto no mercado. A aplicação sucessiva de determinado produto não garante a eliminação da praga e também é um bom pressionador para surgimento de indivíduos resistentes... o ideal é alternar os tratamentos...

A questão da indução à resistência é outra coisa complicada para se afirmar algo concreto... mas é o seguinte... doses mais baixas do que as recomendadas pelo fabricante, costumam induzir a resistência genética e fisiológica de determinado grupo de pragas, assim como a dosagem acima do recomendado faz grande pressão de seleção em indivíduos já "dispostos" a manifestar a resistência...

Outra coisa, não existe fungicida bom, e nem inseticida bom... o que existe são diversos produtos com diversas formulações para serem usados em diferentes ocasiões... o vertimec mesmo é um deles, usado em grande escala por produtores de café e feijão, mas ele não tem efeito preventivo sobre ácaros, e sua utilização constante faz com que se crie resistência nos ácaros... os piretróides (um grupo de inseticida) faz com que aumente a população de ácaros também, mas não por resistência, e sim por que quando se usam eles (os piretróides) as fêmeas tendem a fazer posturas mais frequentes e com mais quantidades de ovos... assim, geralmente após alguns dias da utilização desses inseticidas, há uma explosão de ácaros nas plantas, mas não são indivíduos resistentes, são indivíduos que nasceram de um trauma fisiológicos nos seus genitores...

A verdade é que para cara grupo de inseto, aracnídeo (ácaros) e fungos, existe determinado tipo de produto para ser aplicado de forma preventiva, e outro determinado produto para ser aplicado de forma curativa...

Algo certo é que se deve usar o mínimo de produto sintético e procurar usar mais produtos alternativos (orgânicos) até por que a quantidade de plantas são poucas e que as plantas bem nutridas e que recebem insolação suficiente são as que tendem a ser menos doentes...

O ideal, é:
-usar um substrato equilibrado em nutrientes, planta bem nutrida é uma planta mais "forte" e saudável, menos susceptível para ataques de pragas
-alternar tratamento químico-natural/biológico para as pragas
-usar mais a desfolha e poda como forma de tratamento fungicida e inseticida
-usar mais os óxidos e hidróxidos antes de partir para os agroquímicos, pois eles são menos tóxicos
-evitar usar produto com alto grau toxicológico, para evitar a intoxicação por mau uso
-expor as plantas mais ao sol, o sol é um excelente agente desinfectante.
-desinfectar as ferramentas mais frequentemente entre os manejos

e mais outros tantos procedimentos necessários para um cultivo mais "tranquilo"...


Se não consegui ser claro, peço desculpas, posso tentar exclarecer algo mais dentro do meu possível

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL,

Para mim esta cristalino. Valeu.

Wilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

olá Wilson Fracassi, é muito saudavel um debate, se eu não quisesse debater iria fazer outra coisa, sei lá jogar dominó, enfim estaria noutro ambiente, concordo com o que você colocou, eu me referi em usar uma dosagem menor em plantas saudaveis, é muito usado essa pratica, com perfeito exito em diversas produções por aqui, temos produção de várias plantas e usamos desta forma, mas convenhamos existe opiniõe diversas, tantas que posso trazer aqui sites e muito material para bonsai dizendo que o fosforo é o maior responsavel pelo enraizamento, outros dizem que é o potassio, creio na segunda opção. Para mim o vertimec, é ótimo caricida para o Ezequiel não parece ser o melhor, mas é uma opção, eu iniciei com a calda bordolesa, depois normalmente, vai aparecendo novos produtos, novas tecnologias e novas opiniões, tudo muito bom especialmente quando tratamos aqui neste espaço gostei da esposição do Ezequiel os passos mais corretos no conrole a doenças, muito bom!!!!
um abraço.
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

...(o vertimec mesmo é um deles, usado em grande escala por produtores de café e feijão, mas ele não tem efeito preventivo sobre ácaros, e sua utilização constante faz com que se crie resistência nos ácaros...)...

Foi isso que eu disse sobre o Vertimec, não disse que é bom nem ruim... é um excelente produto que inclusive recomendo aos meus clientes...
Ele tem ação translaminar como vc disse, mas não é sistêmico, assim não tem como ele ser aplicado de forma preventiva, pois ele não cria efeito residual nas plantas, tem que entrar em contato direto com o ácaro para que o bichinho morra...
O efeito translaminar é para larvas minadoras, que fazem aquelas galerias nas folhas das plantas, comuns em café, citros e feijão... como tem a epiderme da planta que protege a praga, recomenda-se vertimec, pois ele tem potencial de romper essa epiderme, entrar no mesênquima da folha e matar a praga, mas ele não de desolca via vasos condutores (xilema e floema) por isso não adianta aplicar o produto se não tiver a praga presente...

Fui claro?

Espero ter ajudado
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

olá EZEQUIEL JUNIOR, meu amigo estamos evoluindo neste dilema, mas afirmo que o vertimec é usado contra acaros, os resultados são os melhores possiveis, ....acrescente oleo mineral..... faça o teste e ficará surpreso.
temos diversos tipos de flores, dentre arvores etc, é feito rotacionamento com alguns outros produtos, o vertimec para mim funciona muito bem.
Abraço

Rodrigo
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Me parece que a questão do Vertimec, pelo que entendi, não é se é bom ou ruim, se é ou não acaricida .Ele é sim um inseticida e acaricida, isto esta claro. A questão colocada é que apenas os inseticidas ou acaricidas sistêmicos, ou seja, que ficam circulantes na seiva da planta que se prestam a atividades preventivas. Os demais, devem ser aplicados no ato da infestação, pois não são sistêmicos. Assim o Vertimec não teria ação preventiva, justamente por não ser sistêmico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

como eu disse...

O vertimec... (...é um excelente produto que inclusive recomendo aos meus clientes...)... na última empresa que trabalhei, vendíamos em média 15 mil litros de vertimec por ano...

Com relação ao óleo mineral, é bom utilizar ele sempre que se aplica fungicidas e inseticidas de ação sistêmica e translaminar, ajuda na "entrada" do produdo na planta...


Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil