Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 8:57 am Assunto: carambola rojeto por agua abaixo |
|
|
pessoal ./.. com um baita friu que fez aqui em assis com chuva encontrei minha carambola quase totalmente desfolhada, as folhas pareciam estar com alface estragada...aproveitei a deixa para fazer minha primeira trorcida com arames... o resultado me agradou muito mais so apenas alguns galhos rebrotaram...... i agora
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Espera esquentar mais e vir a nova brotação...muita calma nesta hora. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 2:22 pm Assunto: |
|
|
Se eu fosse mais experiente diria que dois galhos não podem partir da mesma altura... diria tb que um galho no alto não pode ser mais grosso que outro mais de baixo .. diria que tem que corrigir ou eliminar este galho curto onde começou a aramar.. diria tb que a sua planta esta muito alta e sem movimento e sem conicidade tb...Diria que carambola não é muito facil de se lidar pq uma copa é muito dificil de se formar ... diria que talvez fazendo uma poda drastica naquela curva lá em baixo e começando tudo dnovo ... quem sabe... Mas, como nada sei .. sou apenas um aprendiz.. e acredito que existe prazer e beleza mesmo fora das regras... continue cuidando da sua caramboleira...como tem feito ... parabens e nunca desista de cultivar pequenas arvores...que podem não ser bonsai ..mas com certeza são amadas por vc. |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 2:56 pm Assunto: |
|
|
Daniel,
Isto às vezes acontece. Esta com certeza não será a única, mas o mais importante é aprender com o fato. Neste caso, acho que dá pra tirar duas lições : talvez a carambola não "goste" muito de arames, tem horas que agente precisa começar do zero. Se te consola, esta semana, sem mais nem menos, sem nehum procedimento extraordinário, perdi uma tuia jacaré de aproximadamente 40 anos, que paguei um preço bem salgadinho a uns 2 anos. Tava brotando bonita e forte e sem mais nem mesnos, começou a perder galhos e foi-se. Fazer o que ? |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 04, 2009 10:11 am Assunto: |
|
|
pessoal muito obrigado pela ajuda... concordo 100% co vcs dois..... vou ter que zarar o projeto....... mais acho que vou esperar ate o fim de setembro pra fazer isso.....
tambem estou com uma tuia azul aqui que adiquiri em holambra linda.... porem o e estado que a planta esta
quando comprei ela ela era muito cheia e muito azul .. estou com muita do dela estou no interior de sp e aqui équante .... levei ela pra meu mentor aqui da minha cidade ele fez um desfolhagem nela.... so nas folhas ja secas e ainda estao secando mais ..é duro mecher com tuias aqui pelo geito...... bom valeu mesmo .. e vamo zerar esse... que tem mais pra mostrar pra vcs... valeu pssoal
ate
dp |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 3:54 pm Assunto: |
|
|
Daniel,
Tudo bem?
Tenho uma muda de carambola em minha casa há dois anos. No ano passado, ocorreu a mesma coisa comigo. Ela perdeu todas as folhas e parecia estar morta. Deixei que repousasse e rebrotou. Agora, voltou a perder todas as folhas. Talvez seja somente a época do ano.
Ah! Já pensou em fazer uma alporquia para diminuir o tamanho dela? Assim teria duas plantas.
Abraço! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 5:27 pm Assunto: |
|
|
Acho que a unica maneira de reproduzir carambola é por sementes isso eu vi aqui num tópico, mas na internet em geral eu vi que se reproduzia por estaquia, tambem deve se reproduzir por alporquia, mas agora to em duvida, por favor , me ajudem também  |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Set 08, 2009 1:42 pm Assunto: |
|
|
tuia azul não ´e boa para bonsai ...tente outras especies
As vezes é melhor trocar a planta que dar murro em ponta de faca ...desculpe a sinceridade amigo ... mas .. com plantas melhores vc teria mais resultado ... desculpe novamente...  |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 08, 2009 3:34 pm Assunto: |
|
|
que isso vale a dica... vivendo e aprendendo esse é o lema...
valeu
dp |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 11:15 am Assunto: |
|
|
Sua tuia azul já esta bastante debilitada.. Quando elas ficam assim é meio difícil de recuperar..
Mas pelo que eu saiba (embora, seja muito pouco) elas não são assim tão ruins.. O unico porém, é que elas tem crescrimento lento e podem ser um pouco sensíveis, pq precisam de solos bem drenados e de uma boa exposição ao sol...
Concordo com o Bonsérgio, quando ele diz que tem espécies melhores, principalmente para iniciantes.. é legal uma planta mais resistente e de recuperação mais rápida, pra fazer testes.. rsrs. |
|
|
 |
|