|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mikes
Registrado: 18/01/11 Idade: 41 Mensagens: 9 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 11:31 pm Assunto: Novato - 1º planta |
|
|
Pessoal, este é meu primeiro post. Comprei ontem uma Gardenia.
Já li muitos posts, materias, vi vídeos na internet... resolvi entrar aqui para me informar e aprender um pouco com quem já está praticando essa arte do bonsai.
Vou postar aqui umas fotos dela.
Marquei de vermelho o galho que eu acho que deve ser podado.
E de amarelo o galho que eu não sei se deve ser podado ou se ele tem potencial pra algum molde.
Essa é ela hoje:
Uploaded with ImageShack.us
Será que podando assim está certo?
Uploaded with ImageShack.us
Abraços,[/img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 9:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Mikes, considerando o clima propício de Sampa, para o cultivo dessa espécie, só posso dizer que o nobre colega fez uma ótima escolha. É uma planta que responde bem às intervenções, bem como a aramação. Fica fácil, então, moldar dentro das especificações pretendidas por vc.
Como se trata de um florifera, sugiro o nobre colega buscar um adubo liquido que considero excelente, chamado FOSWAY. É produzido por uma empresa especializada, a Tecnutri. Vc pode encontrar informações sobre a empresa e esse produto no google. Uso, diluído em agua, para regar minhas frutiferas e floriferas, por isso recomendo.
Após diluir uma quantidade pequena, faça a rega com a solução a cada 30 dias, lembrando que essa espécie gosta de um pouco de sol pela manhã, mas nada do sol forte da tarde. Mantenha o substrato ligeiramente umido, mas sem encharcar. Fique atento, na época atual, com os pulgões e cochonilas, eliminando-os prontamente. Aranhas tambem adoram essa espécie.
Não deixe de postar as alterações realizadas por vc, bem como o desenvolvimento da planta, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mikes
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
e quanto à poda, alguém tem uma dica.
isto que eu estou pensando em fazer será que vai funcionar bem, será que não vou estar piorando a estrutura ao invés de melhorar? |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Mikes, uma sugestão, eu tinha o mesmo problema e um colega do forum me ajudou... hehehe!
Quando usares o imageshack pra postar, tem uma opção do tamanho da foto, antes do upload. Usa sempre a de 600 X alguma coisa...
É a melhor e não fica tão grande.
Bela planta! Vamos acompanhar.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
mikes
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Fiz uma alteração na planta, achei que estava muito aberta pros lados, com os brotos muito saltados para as laterais. não sei se fiz o certo, mas agora está com mais cara de arvorezinha eu acho. o que vocês acharam?
 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 11:19 am Assunto: |
|
|
Com o ângulo que você usou não deu para analisar muito bem a mudança que você fez...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 7:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mikes, como o nobre colega está disposto a sacrificar algo para melhorar a planta, então sugiro que corte um pouco mais. Veja nas linhas vermelhas, os melhores pontos de corte, visando corrigir a estrutura aerea, reiniciando um novo apice, alem de podar e baixar o primeiro galho, aramando-o na sequencia, para dar um leve movimento sinuoso:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|