FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ROMÃ: Mias galhos ou menos galhos ??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 28, 2009 6:08 pm    Assunto: ROMÃ: Mias galhos ou menos galhos ?? Responder com citação

Olá pessoal, tenho uma dúvida cuja resposta deve interessar a muitos dos iniciantes.

Olhem esta árvore...

A espessua do tronco é o mesmo de uma caneta BIC:
Minha pergunta é;
A fim de engrossar o tronco, é melhor manter o maior número de galhos, ou deixar apenas um.??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 28, 2009 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Se é daquelas mini-romãs, de jardim, pelo q sei nem adianta engrossar mais pq não passa disso..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 28, 2009 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Minha dúvida não é essa!! Quero saber se para engrossar o tronco é vantajoso deixar o máximo de galhos ou o mínimo de galhos.

Seria mais ou menos assim:
1- Quanto mais galhos, mais as folhas sugam energia e sobra menos para o tronco. (Não engrossa)
2- Quanto mais galhos mais seiva circula pelo tronco fazendo com que o mesmo engorde. (Engrossa)
3- Quanto menos galhos, menos seiva circula e menos o tronco engrossa. (Não engrossa)
4- Quanto menos galhos menos energia eles gastam e sobra mais para o tronco. (Engrossa)
Qual dessas alternativas ????

Essa é daquelas que dá frutos do tamanho de uma laranja, e sua altura pode chegar a cinco metros. e o tronco fica mais grosso que uma garrafa pet de 2 litros.
edsonr junior

MensagemEnviada: Sáb Mar 28, 2009 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo dino, quem sabe vc também pode me ajudar com essa minha romã! Eu pensei em fazer um chokkan, mais eu estou tendo dificudades em dencificar os galhos no apíce, quem sabe vc tem outro ideia para ela, aceito ajuda de todos que puderem ajudar. E desculpas por ta postando aqui no seu tópico!!!!! rsrs

Editado pela última vez por edsonr junior em Dom Mar 29, 2009 12:22 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 12:06 am    Assunto: Responder com citação

alternativa 2
Saulo Prazeres

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 1:47 am    Assunto: Responder com citação

Caro Dino,

a resposta é a alternativa 2. Alem disso, é interessante que voce mantenha um galho "sacrificio" que é um galho que vc deixará crescer livremente pois o mesmo contribui para circulação de seiva e consequente engrossamento do tronco.

E outra sugestão: planta na mamadeira o quanto antes.

abracos
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

edsonr junior escreveu:
Caro amigo dino, quem sabe vc também pode me ajudar com essa minha romã! Eu pensei em fazer um chokkan, mais eu estou tendo dificudades em dencificar os galhos no apíce, quem sabe vc tem outro ideia para ela, aceito ajuda de todos que puderem ajudar. E desculpas por ta postando aqui no seu tópico!!!!! rsrs

Edson, parece ter um bom potencial esta romã. Talvez se você escolher um dos galhos do topo como galho de sacrifício e inclinar a planta para que ele fique bem aprumado e deixá-lo crescer livremente, você consiga uma espessura satisfatória. Embora isso mudará completamente o estilo que você pensou.
Consegui fazer isso numa laranjeira do meu pai, ele ia jogá-la ao lixo pois não tinha onde plantá-la. Fiz uma poda drástica e plantei-a inclinada, o galho de sacrifício já está na metade do desejado.
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, Edson, outro detalhe, como romanzeira é boa de brotação, uma forma de densificar a copa seria podando os galhos mais altos, mas, pela foto percebo que a altura da planta ficaria pouca se fizer isso. Sendo assim, a primeira dica torna-se mais aconselhavel.

Escolha um dos galhos do topo (o que estiver melhor desenvido, ou melhor posicionado) incline a base da planta para que o galhos escolhido fique aprumado.

Mas somente faça isto se desistir do estilo inicialmente desejado.
edsonr junior

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

e ai dino, sera que vc não teria ai uma foto de sua laranjeira! e vc poderia falar sobre esse galho de sacrifício? os outros eu irei poda-los e mate-lo, quantas duvidas em, é que eu estou começando agora, tem quase um ano, faz agora em junho. e valeu pelas dicas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Edson, não tenho fotos porque ela é do meu pai e portanto fica na casa dele que é um pouco longe daqui. Mas vou desenhar e postar para que você tenha uma idéia de como fazer.
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

edsonr junior escreveu:
e ai dino, sera que vc não teria ai uma foto de sua laranjeira! e vc poderia falar sobre esse galho de sacrifício? os outros eu irei poda-los e mate-lo, quantas duvidas em, é que eu estou começando agora, tem quase um ano, faz agora em junho. e valeu pelas dicas.

Edson, galho de sacrifício é um galho que você não poderá podá-lo por enquanto. Ele deverá crescer livremente até chegar perto da grossura do tronco de baixo (apenas um pouquinho mais fino) somente aí você poderá podá-lo na altura que desejar.

Mas relendo sua primeira citação, observei que não é exatamente o seu caso. Você quer na verdade é densificar a copa. Isot é muito mais fácil, basta podar ao meio os galhos da parte superior da planta e aguardar as novas brotações, se ainda não o satisfazer, espere os novos brotos atingirem um tamanho satisfatório e pode-os também.

Lembre-se: para cado galhos podado, pelo menos dois nascerão. Portanto, quanto mais galhos você podar, mais novos galhos aparecerão.
Observe atentamente a foto da minha romanzeira no início deste tópico, as brotações do tronco principal não existiam até o dia que a podei, seis dias depois da poda comecou a brotar aquele monte de galhos novos que estão na foto.
Boa sorte.
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal, 5 meses na mamadeira e esta romã acaba de sair do forno.
Sei que não está perfeita e está cheia de defeitos. Mas é meu primeiro bonsai e aceito dicas e orientações no sentido de melhorá-lo.
Uma grande dificuldade na minha região é a falta de vazos adequados. Acho que terei que aprender e fazer os meus próprios.

DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

ola, agora é esperar a recuperação da planta e comessar a trabalhar na triangulação, estilos...

boa sorte...
t+.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Dino,

Cinco meses na mamadeira não são nada brother, tem que deixar no mínimo 2 a 5 anos, e olhe lá, varia muito.

Logicamente que varia também o resultado que você busca, porém é isso que te aconselharia
mande a romã pro escorredor, mamadeira, ganhe nebari, ganhe tronco,
pense na copa depois, fez nebari, tronco, forma a copa que é rapidinho,
já vai estar com muito mais galhos e opções para trabalho, ela ainda está muito nova,
precisa desenvolver mais.

Use a técnica também de galhos de sacrifício a romã aceita ela muito bem,
engorda muito rápido, pense melhor ainda tá em tempo faltam alguns dias pra terminar o Inverno ainda.

No mais faça várias estacas e nos brinde com várias romãs no futuro.

Até breve amigo.

Illex

OBS: sobre galhos de sacrificio recomendaria que você desse um "click" nestes links:

http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=132

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9468&sid=e00f3dcd09cdbe4cefb2a8e479ae3c7e

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: