FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante no Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jmorlock

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 4:58 pm    Assunto: Iniciante no Bonsai Responder com citação

Olá pessoal, sou principiante no bonsai, e gostaria muito da opinião e da ajuda de vocês que já manjam mais que eu.
Conforme já postei em outro fórum, plantei minha primeira muda de MURTA, num vaso (bandeja alta) com o seguinte substrato:
Areia de construção + Cascalho fino (substrato de aquário) + Terra vegetal adubada (terra preta); e mantive um pouco da terra vermelho que veio com a muda.
Eu fiz uma poda drástica da parte aérea reduzindo a altura de +- 80 cm para +- 15 cm, e no dia seguinte fiz a poda das raízes e plantei no vaso tomanho todos os cuidados que já tive a oportunidade de ler nos vários sites que encontrei, inclusive protegendo os cortes dos galhos e raízes mais grossos com pasta de dente.
Agora ela está numa área externa com sombra o dia todo, quando devo colocá-la de volta ao sol sendo que transplantei no sábado?
Esse substrato está bom ou vou matar a coitadinha assim? Acho que a capacidade de drenagem ficou boa pois a água escorreu facilmente pelos furos de dreno e a terra permanceu umida.
Li num site que a Murta gosta de terreno ácido, a terra vegetal não seria ácida?
Mantive várias folhas, inclusive alguma novas que estavam brotando, devo podar mais ainda?
Quando puder colocarei uma foto, até que ficou bunitinho!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
vmterra

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá jmorlock, quanto ao sol vc pode deixa-la por enquanto no sol da manhã até no máximo umas 10:00h, pra mais que isso o sol ja é considerado forte, e como foi feita uma poda drástica e um transplante a planta poderá sentir! deixe ele num cocal bem arejado! Quanto ao substrato creio que está bom sim, exceto uma coisa que vc usa que eu particularmente não gosto, que é a terra vegetal, no lugar da terra vegetal eu colocaria humus de minhoca +- uns 20% do seu substrato, ela seria mais ácida!

Espero ter ajudado em algo colega!!

Fico no aguardo das fotos Ok?

Grato,

Vitor Moulin
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
crhistianvedder

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, como aprendi por aqui e lendo umas revistas, nunca devemos fazer uma poda drástica e logo em seguida podar as raízes. Seria bom ter deixado um tempo maior entre essas duas podas, pois sua plantinha deve ter sentido bem isso.

Como nosso amigo vmterra falou, deixe-a num sol bem "fraquinho", como de manhã cedo. Não force, pois ela precisa se recuperar dos cortes que sofreu.

Quanto a quando colocar de volta no sol, isso realmente eu não sei ... sou principiante como vc ... Very Happy

Boa sorte, abraços!
jmorlock

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoas, hoje, 10 dias após o transplante, percebi que minha arvorezinha está brotando novos galhos, percebi pelo menos 3 galhos que não existiam até então. Posso considerar isso como um sinal de que a árvore se recuperou? Eu reguei utilizanto um fertilizante "Verde Raiz (04-14-06)" que me disseram que era um ótimo enraizador, por precaução usei bem bouca concentração. Parece que foi bom, sei lá, alguém tem algum comentário a respeito? Estou borrifando bem, todos os dias no começo da noite e pela manhã, estou regando somente a cada 2 dias, verifiquei que a drenagem ficou boa, pois no dia de regar o solo já está parcialmente seco por cima, aí rego até sair pelo dreno.
Será que já posso colocá-la em sol pleno? O local que tenho para colocá-la pega sol a manhã toda, até o meio dia. Aqui em São José dos Campos tem feito frio e chovido todos os dias, mas ela ainda está numa área externa onde não pega sol hora nenhuma. Devo deixá-la mais um tempo sem sol? Parece que isso estimula a planta a crescer, quando tenho problema com as luzes do meu aquário as plantas disparam crescer. Sei lá, Comentem aí.
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Salve!!!
eu não sei se entendi, mas você está borrifando o enrraizador na planta todos os dias????vc tem que dar uns 15 dias para usar de novo, não precisa mais este tipo de adubo, parte agora para o adubo normal Biofert, mas só no mês que vem. Outra coisa que vc deveria ter feito.

1º nunca podar as raízes e fazer a poda radical no mesmo periodo: ( tome isto como regra) - pode ser fatal-
2ºdepois de ter feito a poda radical sua planta deveria ficar em um lugar ventilado e sombreado durante 20 a 30 dias.
3º durante este periodo nunca adubar, somente após os 30 dias.
4º quando podar as raízes usar somente hormônio enrraizador, mas sem borrifar. Dar um banho nas raízes de hormônio já basta.
5º aproveite cada etapa como sendo única....e tenha muita paciência....

Bom meu amigo, acho que pelo te ajudei em alguma coisa...qualquer dúvida é só gritar.

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jmorlock

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Aê Felipe, obrigado pelas dicas, eu não estou borrifando o enraizador não, eu borrifo água pura mesmo, o fertilizante eu usei só uma vez com pouca concentração, de qualquer forma acho que não devia ter usado, isso que eu comprei é um fertilizante ou um enraizador? Eu não lembro a marca, mas diz "Verde Raiz 04 - 14 - 06".
Só fiquei sabendo que não devia ter podado tudo depois que já tinha feito, é uma pena, da próxima vez eu acerto.
Minha planta está numa área sombreada e ventilada, pelo menos nisso eu acertei, só não sei se essas novas brotações podem ser sinal de que posso colocá-la no sol novamente ou devo esperar mais tempo, você saberia me dizer?
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 8:05 am    Assunto: Responder com citação

bom dia meu amigo...

vc já pode colocar sua plantinha no sol, mas vai devagar, começa pelo sol da manhã...e todo dia vc coloca ela um pouco mais no sol..até que ela fique o dia inteiro....
acho o que comprou é fertilizante, da próxima vez é melhor comprar um enrraizador ou hormônio de crescimento ( raíz) é um pouco mais caro mas compensa muito e dura muito também

do mais é isso mesmo vivendo e aprendendo....o importante é que vc está trabalhando uma planta e pegando experiência....

um abraço
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 8:05 am    Assunto: Responder com citação

faltou uma coisa....quando vc poder coloca uma fotinho dale aí...
vmterra

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 8:35 am    Assunto: Responder com citação

jmorlock escreveu:
Aê Felipe, obrigado pelas dicas, eu não estou borrifando o enraizador não, eu borrifo água pura mesmo, o fertilizante eu usei só uma vez com pouca concentração, de qualquer forma acho que não devia ter usado, isso que eu comprei é um fertilizante ou um enraizador? Eu não lembro a marca, mas diz "Verde Raiz 04 - 14 - 06".
Só fiquei sabendo que não devia ter podado tudo depois que já tinha feito, é uma pena, da próxima vez eu acerto.
Minha planta está numa área sombreada e ventilada, pelo menos nisso eu acertei, só não sei se essas novas brotações podem ser sinal de que posso colocá-la no sol novamente ou devo esperar mais tempo, você saberia me dizer?

Ei jmorlock, eu aconselho você a parar de borrifar as folhas perto do início da noite, pois a evaporação da mesma à noite é muito menor do que ao dia, e isso poderá acarretar alguns problemas tal como fungos e outros tipos de patologia vegetal Ok?

Vitor Moulin.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: