Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
glimoni
Registrado: 14/09/09 Idade: 39 Mensagens: 4 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 6:59 pm Assunto: Primeiro Yamadori - Pitanga |
|
|
Olá, Pessoal
Sou novo por aqui e também na arte do Bonsai.
Pouco tempo atrás comprei uma Caliandra (já bonsai) e agora quero fazer o meu próprio.
Segue foto da minha pitangueira que quero transformar em um bonsai.. podei hoje mesmo. Ainda não sei como vai ficar, vou deixar crescer os novos brotos ainda.. se alguém tiver alguma ideia, sinta-se à vontade para comentar!
Limoni |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 9:15 pm Assunto: |
|
|
Caro glimoni,
se o yamadori foi feito a pouco tempo acredito que o melhor a fazer é nada, deixe ela descansando e crescendo livremente. Mas se foi feito a algum tempo você pode transplantá-la para um conjunto escorredor/mamadeira, já que estamos no início da primavera, se quiseres dar um movimento com arames e deixá-la crescendo e engrossando para depois pensar no que fazer.
Att,
Salo. |
|
|
 |
glimoni
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 9:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Salo!
Transplantei para o vaso no final do outono (acredito que em maio) e esta é a primeira poda. Minha ideia inicial é controlar o tamanho até que floresça para depois transplantar para o escorredor. Acho que a próxima poda radical só será feira na próxima primavera.
Limoni |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 9:43 pm Assunto: |
|
|
Então, eu acredito que você está fazendo o processo inverso, pois se a planta ficar nesse vaso pequeno e sofrendo podas regulares ela não vai engrossar nem se desenvolver, correndo o risco de não florir. Nessas horas que a paciência de um bonsaista é posta em prova.
Vamos esperar as opiniões de outros foristas, mas ao meu ver você poderia passá-la para um escorredor imediatamente e daqui uns 45 dias começar a adubar, dar um movimento levemente sinuoso nesse tronquinho e deixar crescer livremente por um bom tempo.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 7:59 am Assunto: |
|
|
O salo tem razão ... |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:16 am Assunto: |
|
|
Salo escreveu: | Caro glimoni,
se o yamadori foi feito a pouco tempo acredito que o melhor a fazer é nada, deixe ela descansando e crescendo livremente. Mas se foi feito a algum tempo você pode transplantá-la para um conjunto escorredor/mamadeira, já que estamos no início da primavera, se quiseres dar um movimento com arames e deixá-la crescendo e engrossando para depois pensar no que fazer.
Att,
Salo. |
EXATAMENTE!
paciência é o melhor remédio pra ela. |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:17 am Assunto: |
|
|
Salo escreveu: | Caro glimoni,
Att,
Salo. |
EXATAMENTE!
paciência é o melhor remédio pra ela. |
|
|
 |
glimoni
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:43 am Assunto: |
|
|
Vamos ver se eu entendi:
Como a coleta é recente, o ideal por enquanto é deixar crescer mesmo, sem muita intervenção?
Como ainda não floriu, tenho medo de ficar transplantando muito, mesmo pro escorredor. O vaso não é tão raso assim, tem seus 40cm de profundidade. Acho que dá pra crescer ali mais uns 2 anos sem medo.
Meu principal "problema" agora é esperar ela maturar e florir. Mas, se tiver algo que eu possa fazer nesse meio tempo que não atrapalhe o florescimento, não vejo problemas.
Limoni |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:46 am Assunto: |
|
|
Amigo:
Floração é algo que costumamos deixar acontecer quando o bonsai está formado. Plantas em formação gastam muita energia, e por isso evitamos que ela desperdice energia com flores.
Lembre-se que bonsai precisa estrutura, estilo. por isso tua preocupação deveria ser com isso. Floração é consequencia quando ela estiver formada.
Agora é deixar crescer, trabalhar e estudar adubação, conhecer os estilos e técnicas a serem aplicadas no futuro. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 1:56 pm Assunto: |
|
|
...e se vc conseguir flores em 5 anos e frutos maduros em menos de 8 me ensine ... que tenho algumas pitangueiras com 4 .. 5 anos de condução que ainda são jovenzinhas...
 |
|
|
 |
|