Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 24, 2006 12:49 pm Assunto: problema com jabuticabeira |
|
|
olaaa pessoal, estou com um probleminha na minha jabuticabeira
eu nao sei se é fungo ou sol, alguem me de uma luz por favor
Obrigado
Rodrigo |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 10:24 am Assunto: Re: problema com jabuticabeira |
|
|
Ola gago. Amigo eu nao poderei juda-lo pois estou com o mesmo problema em minha jabuticabeira. Ate tirei fotos ontem para postar, mas como vc ja adiantou..rsrs...tiro minhas duvida por aqui mesmo!
Imagino q seja mto sol, pos ultimamente tem feito mtoooooo calor, mas vamos esperar pra ver o q os outros amigos dizem.
Tenho outro probleminha com ela, mas depois crio ouro topico.
Abracos a todos |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 12:14 pm Assunto: Também |
|
|
Percebi também o mesmo problema nas folhas de minha jabuticaba, mas somente em algumas folhas do primeiro galho que para minha surpresa é o mais protegido do sol, pois fica na sombra dos galhos mais altos. Rego ela duas vezes por dia, portando não é falta d´água, o que será? _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 1:06 pm Assunto: |
|
|
falta de agua aqui nao é, pois eu rego 2x por dia
e isso esta dando de um lado so em varias folhas perto
aguardamos uma ajuda
Grato
Rodrigo |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 5:56 pm Assunto: |
|
|
Claudio, Gago,
Em que horário vc's regam suas plantas??
Já houvi falar que a rega com o sol muito forte pode prejudicar a planta, mas não sei em que ponto.
Abraço, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 7:08 pm Assunto: |
|
|
rego de manhazinha e de noite |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 7:56 pm Assunto: |
|
|
Guga,
beleza meu amigo???
é o seguinte o ideal é voc~e aguar sua plantas de dia, pois no periodo da noite não é aconselhavel, por causa das raízes, pois ficarrão muito tempo umidas....eu molho minha plantas no meio do dia e nunca tive problemas...
minha avó diz que não é para molhar neste horário, mas um dia fiz essa pergunta para uma pessoa que entende do assunto e ela me disse que quando você está com calor, toma banho né...então isto serve também para as plantas......sempre molhei bem minhas plantas neste horário do meio dia e estou tendo resultados muito bons.... |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Jan 25, 2006 9:06 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, pode ser uma deficiência mineral, procure um produto com ferro, manganês, zinco e magnésio. Acredito que o BIOFERT tenha estes elementos. Experimente!
Poderá ser um caso de fungos. Neste caso: calda bordalesa _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 8:13 am Assunto: |
|
|
felipe escreveu: | Guga,
beleza meu amigo???
é o seguinte o ideal é voc~e aguar sua plantas de dia, pois no periodo da noite não é aconselhavel, por causa das raízes, pois ficarrão muito tempo umidas....eu molho minha plantas no meio do dia e nunca tive problemas...
minha avó diz que não é para molhar neste horário, mas um dia fiz essa pergunta para uma pessoa que entende do assunto e ela me disse que quando você está com calor, toma banho né...então isto serve também para as plantas......sempre molhei bem minhas plantas neste horário do meio dia e estou tendo resultados muito bons.... |
Felipe,
A de regar a noite eu sabia... quanto a do meio dia eu já escultei todo tipo de conversa, essa que você me falou tb... mas é isso ai, se temos calor o que será melhor do que um banho??
Abraços, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 8:33 am Assunto: |
|
|
aqui em niteroi ta parecendo o deserto do sahara de quente, ai tenho de molhar 2x por dia algumas plantas
a jabu ta adubada com osmocoti mas vou tentar esse biofert
Obrigado pela ajuda
Rodrigo |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 10:46 am Assunto: |
|
|
Querido Gago !!!!
Realmente este problema tem aparecido até em algumas azaléas no espaço do Ronaldo.
Acho que várias coisas podem estar acontecendo.
Temos que pensar em várias coisas e irmos descartando. Vamos lá....
a) falta dágua - já foi dito que não é.
b) falta de algum tipo de nutriente - temos que testar. Experimente o osmocote composto. Se desejar eu tenho um pouco e lhe dou.
c) ESTE EU ACHO QUE DEVE SER O CULPADO..... as folhas estão sendo molhadas quando estão estorricadas em função do calor infernal que estamos passando. Às vezes o sol já se foi mas, o calor continua nas folhas. Devemos nos preocupar em molhar as plantas bem depois do sol ir embora.
Claro que acho que você não molha a planta com sol pleno, porque se o faz, aí está o culpado.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 10:58 am Assunto: |
|
|
CARO GAGO
EU PROCEDIRIA DA SEGUINTE MANEIRA
PRIMEIRO RETIRARIA TODAS AS FOLHAS AFETADAS POR QUE SE FOR FUNGO PARA NÃO SE DESSIMAR,É IMPORTANTE QUEIMAR ESTAS FOLHAS
DEPOIS TRATARIA COM A CALDA BORDALEZA NUMA CONSENTRAÇÃO DE 0,3% (A PLANTA NÃO DEVERA ESTAR COM AS FOLHAS MOLHADAS)
USARIA O BIOFERT QUE O MARIO MENCIONOU E DEIXARIA SUA PLANTA A MEIA SOMBRA PARA VER OS RESULTADOS
VAMOS ESPERAR PARA VER . T+AMIGO |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 27, 2006 11:04 am Assunto: |
|
|
Angela, o osmocoti é o adubo universal aqui hehehe uso para todos
eu ja fiz o que o Andrade falou, fiz uma mini desfolha de todas as folhas que eu consegui ver que apresentavam esse problema, agora se continuar calda nelee
Obrigado pela ajuda
Rodrigo |
|
|
 |
|