FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duranta Yamadori caseiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
juberson

MensagemEnviada: Sáb Set 26, 2009 11:30 pm    Assunto: Duranta Yamadori caseiro Responder com citação

Essa Duranta eu retirei do quintal aqui de casa e gostaria da opínião dos amigos sobre que caminho seguir com ela, as medidas dela são 55 cm de altura e base de 6 cm.

vista superior

Base

Albert Einsten
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 3:03 am    Assunto: Responder com citação

não sei se é o certo, mas depois que ela se recuperar, eu faria uma alporquia em cima do galho mais baixo, pegaria a parte tortuosa para fazer outro bonsai, com o de baixo faria um hokidachi, depois de engrossar um pouco mais esse tronco
não sei se a duranta brota bem em baixo, se eu soubesse que sim, se fosse minha reduziria ainda mais a altura da base
achei bonita a base, e a parte de cima também, mas elas tem que ser separadas, porque a parte de baixo nao tem movimento e a de cima tem bastante movimento

espere a opiniao de gente mais sabia do que eu rsrs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Nó concordo com o Matheus, e acrescento que de uma planta talvez você possa retirar mais 4 Shocked Shocked ...

Tirando a sexta foto como frente faria ali um primeiro alporque acima daquele galinho tendo ele como novo apice (a ser trabalho), visidando um hoquidashi ( vassoura) ou ainda talvez um chokan ( ereto formal ).

Cortaria os galhos existentes e faria estacas com eles Cool , pois pelo que me parece tracioná - lo ou ainda fazer a arramação seria um pouco dificil, parece estar bem liguinificado Rolling Eyes .

E pensaria ainda na possibilidade de se fazer um novo alporque na segunda curva a direita, com isso você teria um novo apice a ser trabalhado e ainda um possivel mame.

Bom estas são minhas opiniões
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Pelas fotos, acho que ela tem problema de conocidade invertida ali na parte das curvas, você poderia usa-los como referencia para obter plantas com conocidade normal com alporques
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 8:38 am    Assunto: Responder com citação

Bom dando uma olhada como mais calma proponho as seguintes alterações...

Depois

[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_16412_18.jpg
[/img]

Acho que da pra entender bem oque pensei.

Agora esta raíz grossa no nebari me incomoda, talvez no futuro pensaria em alguma tecnica para deixá - lo mais radial.
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Eu já deixaria ela crescer a vontade por uns 2 anos, depois disso decidiria se cortesse pra baixar a copa ou não!
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Bela planta, bom nebari. Mas, o tashiagari é reto e longo, o que torna a planta menos atrativa. A sugestão do alporque é boa, uma vez que permite a corrção do tashiagari, gerando uma planta mais compacta.
Vale notar que a planta tem uma inversão de conicidade logo após os primeiros galhos.
Aqui durantas são comuns, não sei aí. Mas se forem, não compensa um alporque, pois o material resultante não tem tanto potencial assim (devido o problema de conicidade). Vale mais pensar em cuidar bem da parte de baixo.
E tendo a base 6cm, ela teria que ter no máximo de 18 a 25cm de altura, para ficar proporcional. Lembrando que a medida ideal é 1 para 3 ou 4 dependendo os casos.
Tarcisio, qual a razão de esperar 2 anos? poderia explicar para nós qual a tua idéia? Sempre é bom explicar o que temos em mente, qual nossa proposta, o que fariamos. Isso ajuda a outra pessoa decidir.
Não basta dizer como a gente faria, tem que falar pq a gente faria assim. Isso é muito mais construtivo.
juberson

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas opiniões

Matheus realmente sua opinião foi bem colocada, minha intenção era de manter ela inteira mas analisando melhor vi a conicicidade invertida acima dos primeiros galhos e acho que dariam dua plantas legais.

cesar_alr sua opinão é interessante, li alguma coisa que é dificil aramar ou até mesmo tracionar durantas depois de lignificadas e eu fui tentar entortar um galho e constatei que realmente é muito duro acho que se forçar ele pode acabar quebrando, mas vou analisar melhor sua opinião obrigado.

TARCISIO DIAS obrigado pela sua opinião vou analisar as opinões melhor e ver o que fazer.

vhobus obrigado pela sua opinião, quando você fala em base da planta você esta dizendo sobre o nebari ou a porção acima do nebari, pois a medida que eu passei é acima do nebari.

Bom pelo que eu vi é quase unanime de se fazer um alporque acima dos primeiros galhos e achei uma ótima idéia, agradeço a todos pelas opiniões.

Albert Einsten
juberson

MensagemEnviada: Qua Out 07, 2009 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos alguem mais tem uma opinião para minha arvore ou até alguma projeção!!!!!

Grato

Albert Einsten
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 07, 2009 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o vhobus, fazer alporquia de pingo douro é perda de tempo, faz a poda radical e joga o resto fora.

A duranta é uma espécie muito resistente, aceita poda radical numa boa, rebrota com muita facilidade.

Se quiser seguir as regrinhas, meça o diâmetro da base do caule, use o dobro desta medida para saber a altura da poda radical, fazendo ela em ângulo inclinado para estimular brotações em diferentes alturas...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 08, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Juberson!
Vejo aí 2 possibilidades:
1. Deixar só a copa, tirando todos os galhos abaixo. Será um bom literati pois o tronco esguio e alto assim sugere.
2. Podar bem baixo, jogando o resto fora como o pessoal sugeriu, para, a medida que galhos surjam, buscando ápices, se consiga uma conicidade de tronco , que hoje ela não tem.
3. Podar mais baixo ainda para um mame.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: