FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Giaconi - Jabuticabeira 9
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 11:09 pm    Assunto: Giaconi - Jabuticabeira 9 Responder com citação

Outro exemplar...o q acham?

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:27 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Linda... São todas hibridas..? Pq eu tenho algumas nativas, das folhas bem pequenas , que não crescem nem com reza....

]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rudi_paulo

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Thiago!

Cara, todas suas Jabuticabas são muito bonitas, fico imaginando quando elas frutificarem a belezura que vai ficar não é.
Tenho algumas também mas ainda não chegam nem perto das suas.
Aproveitando, deixa eu lhe perguntar uma coisa, como vc procede na adubação das suas Jabuticabas?

Abraço!
Rudi Paulo.
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Linda... São todas hibridas..? Pq eu tenho algumas nativas, das folhas bem pequenas , que não crescem nem com reza....

]

Olá Bonsérgio,

Quase todas as minhas jabuticabas são da qualidade sabará (Folhas pequenas), só tenho um exemplar de jabuticabeira hibrida ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10668 )

Jabuticabeiras crescem bem devagar se plantadas em pequenos vasos... por isso eu planto em vasos bem grandes primeiro, depois planto na bacia e quando ja esta da maneira que quero, planto na cerâmica para bonsai

Quanquer dúvida é só perguntar

Abraço

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

rudi_paulo escreveu:
Olá Thiago!

Cara, todas suas Jabuticabas são muito bonitas, fico imaginando quando elas frutificarem a belezura que vai ficar não é.
Tenho algumas também mas ainda não chegam nem perto das suas.
Aproveitando, deixa eu lhe perguntar uma coisa, como vc procede na adubação das suas Jabuticabas?

Abraço!
Rudi Paulo.

Olá Rudi Paulo,

Muito Obrigado!!!

Ja tenho um exemplar frutificando ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10668 )

Eu uso adubo químico em todas as minhas plantas (NPK + micronutrientes) de 15 em 15 dias no verão e na primavera e 1 x por mês no outono e inverno.

Abraço

Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 1:22 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, linda sua planta. Eu tenho duas (uma cerejeira e uma jabuticabeira) com um formato bem parecido, acredito que tem como seguir o mesmo estilo. Porém elas são irregulares, eu diria "descabeladas", com galhos saindo da copa e esta bem escassa. O que posso fazer para deixar a copa bem densa e cheia como esta, sem deixar ganhar muita altura?

Desculpe por invadir seu tópico com minha dúvida rsrs..
muito obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 8:45 am    Assunto: Responder com citação

el1041 escreveu:
Amigo, linda sua planta. Eu tenho duas (uma cerejeira e uma jabuticabeira) com um formato bem parecido, acredito que tem como seguir o mesmo estilo. Porém elas são irregulares, eu diria "descabeladas", com galhos saindo da copa e esta bem escassa. O que posso fazer para deixar a copa bem densa e cheia como esta, sem deixar ganhar muita altura?

Desculpe por invadir seu tópico com minha dúvida rsrs..
muito obrigado

Ola el1041,

O segredo é a poda...voce deve podar constantemente para manter a forma, defina a altura e o formato da copa que vc vai querer, depois pode os galhos após o primeiro ou segundo par de folhar para que ramifique, ao chegar na altura ideal vá pinçando os novos brotos, para estimular novas brotações em areas mais abaixo...jabuticabeiras ficam marcadas muito rapidamentes quando se usa arames, mas se achar necessário vc pode usar...

Não sei se respondi sua pergunta...caso ainda tenha dúvida é só perguntar

Abraço

Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, muito obrigado pela atenção amigo, ajudou sim!
Agora acho que entendi... o que acontece aqui é que eu achava que deveria deixar os galhos crescerem livremente ate atingir a altura e encherem de folhas, para aí podá-los na forma desejada da copa.

Mas percebi que o que ocorre na verdade é que os galhos vão se esticando e a base dos mesmos vai se tornando mais escassa de folhas, enquanto as folhas vão crescendo na ponta do galho. A planta acaba ficando com galhos longos e com pouquíssimas folhas nas extremidades (galhos "parecidos", em comparação, com um coqueiro).
Por favor, me corrija se estiver errado, essas são apenas minhas observações...

A partir daí eu pergunto: Os galhos ja estão na altura certa da copa, mas possuem folhas apenas nas sua pontas. Então, seria necessario q crescesse folhas em todo o galho, para daí eu conduzir o enchimento da copa. Há como fazer isso, ou devo cortá-los e esperar nova brotação?

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Giaconi

Gostaria de pedir um favor. Que vc publicasse uma matéria sobre a jabuticabeira no cultivo do bonsai.

Tem algumas pessoas que estao me desesperando sobre a jabuticabeira e quero tirar as dúvidas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

el1041 escreveu:
A partir daí eu pergunto: Os galhos ja estão na altura certa da copa, mas possuem folhas apenas nas sua pontas. Então, seria necessario q crescesse folhas em todo o galho, para daí eu conduzir o enchimento da copa. Há como fazer isso, ou devo cortá-los e esperar nova brotação?

para adensar a copa voce pode fazer a desfolha completa da planta...o que vai estimular novas flotaçoes por todos os galhos...o ideal era eu ver a planta para te falar a melhor maneira de se proceder... se tiver como vc postar uma foto, terei o maior prazer em te ajudar...

Abraço

Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Joao Laudir escreveu:
Olá Giaconi

Gostaria de pedir um favor. Que vc publicasse uma matéria sobre a jabuticabeira no cultivo do bonsai.

Tem algumas pessoas que estao me desesperando sobre a jabuticabeira e quero tirar as dúvidas.

Olá João,

Vou tentar juntar diversas informaçoes sobre a espécie (sou apenas um iniciante na arte), a maior parte do que sei aprendi sozinho, mas farei o que for possível para compartilhar o que aprendi...

Abraço

Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

http://www.atelierdobonsai.com.br/jabuticaba.html
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: