|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:14 pm Assunto: Taxodium chokkan |
|
|
Bem amigos, este taxodium recebi da chácara belvedere em setembro ou outubro, n lembro bem, mas veio com galhos grossíssimos na parte superior, no qual foram todos retirados, e tinha bem mais altura.
Sua estrutura de galhos finos e brotos era farta, então decidi começá-la somente com os mesmos, vê-se que deixei bastante galhos com o intuito de retirar, ou não, algo no futuro, mas que seja algo farto para ter escolha e não precisar de técnicas afins para ter galhos em lugares necessários.
Hoje, está com uns 85cm de altura e uns 50cm de largura de base de copa, seu nebari fica com uns 16cm, afunilando o tronco em seu ápice para uns 6cm.
Tento fazer um Chokkan tradicional, claro q não tenho a ambição de atingir a métrica perfeita, até porque não tenho o conhecimento necessário e isto tbm n me interessa atualmente.
Um mês depois q recebi a planta, comecei o trabalho retirando galhos e limpando o tronco, depois de uma semana aramei, depois de 20 dias, retirei os arames, que já a estavam marcando, daí tracionei os galhos mais teimosos, até hoje.
Neste espaço de tempo perdi a conta de qtas desfolhas parciais já fiz, com intuito de compactação de folhagem dos galhos, sempre cortando as folhinhas para maior bifurcação, e tenho tido resultado satisfatório.
A parte superior da copa, os últimos 4/6 onde será totalmente fechado, e ainda n está, esconderá as cicatrizes das grandes filiais cortadas, se prestarem atenção ainda as verão.
Recorro aos amigos para saber o que tenho que fazer agora em questão à estrutura, vaso, etc. Críticas, sugestões, tudo que venha à acrescentar...
Me perdoem por n ter fotos anteriores, mas vcs imaginam uma árvore destas da belvedere qdo chega crua , não???
Vista frontal:
Vista Lateral direita:
Vista traseira:
Vista Lateral esquerda:
Vista superior:
Obrigado, abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:28 pm Assunto: Re: Taxodium chokkan |
|
|
Olá Fabiano,
Tenho que lhe dar os parabens, pois com certeza está caminhando para seu objetivo. A planta está muito boa, a estruturação está ficando ótima, a formação das laterais e das costas está muito boa tambem, a conicidade está melhorando e o tronco está simplesmente belo.
Eu te aconselharia um vaso retangular de aspecto rustico no ato. Porem se meu não colocaria em vaso ainda, apesar que o desenvolvimento dele está bem satisfatório.
Amigo te adicionei no msn o meu é: tadewi_i@hotmail.com
Tenho um Taxodium que venho trabalhando de semente, ele já está bem grandinho, mas gostaria de algumas informações e dicas, me deixaria muito feliz se pudesse me ajudar nisso. No mais fica novamente meus parabens pela sua bela árvore. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
sua taxodium está fantástico. Boa estrutura de galhos e bom tronco. O nebari quando mais antigo no toxodium dá umas entrâncias muito interessantes. Poderia fazer com que saíssem colocando ele em um vaso raso, a conta das raízes ficarem quase encostando no fundo, mas bem largo, com muito espaço lateral. Elas crescem mais para lateral e acaba saindo um pouco. Os galhos mais baixos precisam ser mais grossos que os de cima. Deixe-os crescer um pouco sem podar as pontas.
Não se preocupe tanto com as cicatrizes, o taxodium tem uma recuperação excelente, fazendo um uro muito bonito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Ilex meu amigo, obrigado pelo seu incentivo e por me add no seu msn, farei o mesmo.
Sobre o taxodium sei o q aprendi com esta planta, vigoroso ao extremo, gosta de água e sol, muito dos dois, para compactação de folhagem deve-se pinçar sempre q este sai da sua formação, este é um trabalho árduo porém prazeroso.
No que puder ajudar em relação à qquer ponto estarei à disposição, embora n tenha tanto conhecimento para isso.
Sobre o vaso, estou sondando qual tipo seria o ideal, mas tenho em mente que será retangular e escuro, tipo japonês, para o caracterizar bem, minha maior dúvida é qto à borda, pés, detalhes deste tipo...
Obrigado camarada, abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:38 pm Assunto: |
|
|
Dark, vc tem razão, com pouco tempo e já está cicatrizando bem, fazendo uma borda de cicatrização rapidamente, porém acho que vou escondê-la com a folhagem, para o ápice ficar todo cheio, o q vc acha?
Abração,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:42 pm Assunto: |
|
|
Fabiano , parabens ta lindo .Me tira uma duvida . como eles te mandaram esta arvore e manda por MP , se puderes , quanto tu pagaste por ela e seu tamanho inicial
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:56 pm Assunto: |
|
|
Joel, eu tenho uma floricultura aqui em Floripa, que tbm vendo bonsai da belvedere, com isso fica mais fácil pedir algum pré, que o Carlos escolhe pra mim, na pressão!
Ela tinha em torno de uns 1,40m de altura, mas o pior dela eram 4 galhos no ápice de uns 4cm de grossura, em todas as direções, por causa disso, formou-se um calo, onde deu o bicho para amenizar...O preço tem no site da belvedere.
Grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
|
|
 |

|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano
Linda árvore e excelente trabalho. Parabéns pelo belo chokkan! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|
Ferreira amigão, obrigado, porém sabemos q ainda há um caminho interessante pela frente para se tornar um bonsai estilo chokkan, o início foi feito, mas tenho q conseguir algumas coisas , como galhos mais grossos, principalmente o primeiro, e tem tbm um galho q está me faltando, mas já brotou e estou de olho nele, se olhar bem atentamente, na foto frontal, tem um certo vazio do lado direito da planta, mas já está em construção, esse cara brota muito e fizemos um acordo, aonde eu quero! hahahahaha tenho sorte com ele, mas eu deixei muitas brotações qdo o podei, já por este problema...
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:55 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
Trabalho de horticultura já foi feito, agora é o seu senso artístico que transformará esta bela planta em bonsai de qualidade. Vendo pelo início, o futuro será promissor! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 12:51 am Assunto: |
|
|
Olá Fabiano,
Gostei da dica do Darkaso. Se puder confira ai:
http://www.jorgeribas.com/
Acredito que o Jorge possua alguns vasos que podem chegar a ser parecidos, nada como um Tokoname claro, porém o trabalho do Ribas fala por si só, acredito que já conheça então não entrarei em detalhes. É uma ideia, outros amigos devem dar mais algumas. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Pois é Illex, no último evento da Nippon bonsai, estive conversando com o Jorge e ele me pediu para enviar a foto deste taxodium para ele escolher o vaso, mas a princípio, como ainda n enviei,... ...acho que n poderá ficar muito longe deste, n é?
RT006
Características
Vaso retangular com moldura
1200°C - pés recortados
Com borda
Acabamento
Natural - sombreado
Dimensões
Largura
400mm
Profundidade
280mm
Altura
120mm
Quem sabe algum santo nos faz uma projeção, daí fica mais fácil...
Abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|