Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:14 pm Assunto: Taxodium chokkan |
|
|
Bem amigos, este taxodium recebi da chácara belvedere em setembro ou outubro, n lembro bem, mas veio com galhos grossíssimos na parte superior, no qual foram todos retirados, e tinha bem mais altura.
Sua estrutura de galhos finos e brotos era farta, então decidi começá-la somente com os mesmos, vê-se que deixei bastante galhos com o intuito de retirar, ou não, algo no futuro, mas que seja algo farto para ter escolha e não precisar de técnicas afins para ter galhos em lugares necessários.
Hoje, está com uns 85cm de altura e uns 50cm de largura de base de copa, seu nebari fica com uns 16cm, afunilando o tronco em seu ápice para uns 6cm.
Tento fazer um Chokkan tradicional, claro q não tenho a ambição de atingir a métrica perfeita, até porque não tenho o conhecimento necessário e isto tbm n me interessa atualmente.
Um mês depois q recebi a planta, comecei o trabalho retirando galhos e limpando o tronco, depois de uma semana aramei, depois de 20 dias, retirei os arames, que já a estavam marcando, daí tracionei os galhos mais teimosos, até hoje.
Neste espaço de tempo perdi a conta de qtas desfolhas parciais já fiz, com intuito de compactação de folhagem dos galhos, sempre cortando as folhinhas para maior bifurcação, e tenho tido resultado satisfatório.
A parte superior da copa, os últimos 4/6 onde será totalmente fechado, e ainda n está, esconderá as cicatrizes das grandes filiais cortadas, se prestarem atenção ainda as verão.
Recorro aos amigos para saber o que tenho que fazer agora em questão à estrutura, vaso, etc. Críticas, sugestões, tudo que venha à acrescentar...
Me perdoem por n ter fotos anteriores, mas vcs imaginam uma árvore destas da belvedere qdo chega crua , não???
Vista frontal:
Vista Lateral direita:
Vista traseira:
Vista Lateral esquerda:
Vista superior:
Obrigado, abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:28 pm Assunto: Re: Taxodium chokkan |
|
|
Olá Fabiano,
Tenho que lhe dar os parabens, pois com certeza está caminhando para seu objetivo. A planta está muito boa, a estruturação está ficando ótima, a formação das laterais e das costas está muito boa tambem, a conicidade está melhorando e o tronco está simplesmente belo.
Eu te aconselharia um vaso retangular de aspecto rustico no ato. Porem se meu não colocaria em vaso ainda, apesar que o desenvolvimento dele está bem satisfatório.
Amigo te adicionei no msn o meu é: tadewi_i@hotmail.com
Tenho um Taxodium que venho trabalhando de semente, ele já está bem grandinho, mas gostaria de algumas informações e dicas, me deixaria muito feliz se pudesse me ajudar nisso. No mais fica novamente meus parabens pela sua bela árvore. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
sua taxodium está fantástico. Boa estrutura de galhos e bom tronco. O nebari quando mais antigo no toxodium dá umas entrâncias muito interessantes. Poderia fazer com que saíssem colocando ele em um vaso raso, a conta das raízes ficarem quase encostando no fundo, mas bem largo, com muito espaço lateral. Elas crescem mais para lateral e acaba saindo um pouco. Os galhos mais baixos precisam ser mais grossos que os de cima. Deixe-os crescer um pouco sem podar as pontas.
Não se preocupe tanto com as cicatrizes, o taxodium tem uma recuperação excelente, fazendo um uro muito bonito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Ilex meu amigo, obrigado pelo seu incentivo e por me add no seu msn, farei o mesmo.
Sobre o taxodium sei o q aprendi com esta planta, vigoroso ao extremo, gosta de água e sol, muito dos dois, para compactação de folhagem deve-se pinçar sempre q este sai da sua formação, este é um trabalho árduo porém prazeroso.
No que puder ajudar em relação à qquer ponto estarei à disposição, embora n tenha tanto conhecimento para isso.
Sobre o vaso, estou sondando qual tipo seria o ideal, mas tenho em mente que será retangular e escuro, tipo japonês, para o caracterizar bem, minha maior dúvida é qto à borda, pés, detalhes deste tipo...
Obrigado camarada, abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:38 pm Assunto: |
|
|
Dark, vc tem razão, com pouco tempo e já está cicatrizando bem, fazendo uma borda de cicatrização rapidamente, porém acho que vou escondê-la com a folhagem, para o ápice ficar todo cheio, o q vc acha?
Abração,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:42 pm Assunto: |
|
|
Fabiano , parabens ta lindo .Me tira uma duvida . como eles te mandaram esta arvore e manda por MP , se puderes , quanto tu pagaste por ela e seu tamanho inicial
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 5:56 pm Assunto: |
|
|
Joel, eu tenho uma floricultura aqui em Floripa, que tbm vendo bonsai da belvedere, com isso fica mais fácil pedir algum pré, que o Carlos escolhe pra mim, na pressão!
Ela tinha em torno de uns 1,40m de altura, mas o pior dela eram 4 galhos no ápice de uns 4cm de grossura, em todas as direções, por causa disso, formou-se um calo, onde deu o bicho para amenizar...O preço tem no site da belvedere.
Grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
|
|
 |

|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano
Linda árvore e excelente trabalho. Parabéns pelo belo chokkan! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|
Ferreira amigão, obrigado, porém sabemos q ainda há um caminho interessante pela frente para se tornar um bonsai estilo chokkan, o início foi feito, mas tenho q conseguir algumas coisas , como galhos mais grossos, principalmente o primeiro, e tem tbm um galho q está me faltando, mas já brotou e estou de olho nele, se olhar bem atentamente, na foto frontal, tem um certo vazio do lado direito da planta, mas já está em construção, esse cara brota muito e fizemos um acordo, aonde eu quero! hahahahaha tenho sorte com ele, mas eu deixei muitas brotações qdo o podei, já por este problema...
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 7:55 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
Trabalho de horticultura já foi feito, agora é o seu senso artístico que transformará esta bela planta em bonsai de qualidade. Vendo pelo início, o futuro será promissor! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 12:51 am Assunto: |
|
|
Olá Fabiano,
Gostei da dica do Darkaso. Se puder confira ai:
http://www.jorgeribas.com/
Acredito que o Jorge possua alguns vasos que podem chegar a ser parecidos, nada como um Tokoname claro, porém o trabalho do Ribas fala por si só, acredito que já conheça então não entrarei em detalhes. É uma ideia, outros amigos devem dar mais algumas. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Pois é Illex, no último evento da Nippon bonsai, estive conversando com o Jorge e ele me pediu para enviar a foto deste taxodium para ele escolher o vaso, mas a princípio, como ainda n enviei,... ...acho que n poderá ficar muito longe deste, n é?
RT006
Características
Vaso retangular com moldura
1200°C - pés recortados
Com borda
Acabamento
Natural - sombreado
Dimensões
Largura
400mm
Profundidade
280mm
Altura
120mm
Quem sabe algum santo nos faz uma projeção, daí fica mais fácil...
Abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|