FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira - Inciante
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diziano

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 9:34 pm    Assunto: Pitangueira - Inciante Responder com citação

Olá a todos,
venho acompanhando o fórum e estou gostando muito. Conheci a arte do bonsai a pouco e estou diante de minha primeira esperiência. Quero muito um bonsai feito por mim mesmo desde o princípio. Tenho uma muda de pitangueira muito nova que retirei do quintal de uma amiga (estava próxima a uma pitangueira adulta). Ela está muito fina e gotaria de saber quais os passos para eu transformá-a em um bonsai. Ela está plantada em um pote provisório fazem 3 dias e gostaria de saber o que fazer agora. Ela está com um arame para ficar mais reta. Mas não está aramada. Posso prever que mandarão eu colocá-la em um escorredor. Se for assim terei que deixar por quantos anos? Qual deve ser a composição da terra para este tipo de planta? Deve podar alguma coisa já? Dar a forma ou deixar crescer livre por um tempo? Regar com que frequência? Expor ao sol com que frequência? Sou muito principiante, já li um monte mas a minha dúvida deve ser maior por que na maioria dos posts as mudas já são mais grossas e a minha está muito fina.
Segue as fotos:

Quero ter um bonsái semelhante a este no futuro:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3852&postdays=0&postorder=asc&start=0
Ou talvez alguém tenha uma sujestão melhor de formato para está muda.
Alguém saberia dizer qual é a espécie certa dessa pitangueira?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Diziano, bem vindo ao fórum.
Com esta planta, como você já percebeu, precisará inicialmente utilizar um atécnica para engrossar o tronco. Sugiro mesmo a mamadeira ou se puder plantar no chão é até mais rápido o crescimento, porém a mamadeira tem a vantagem de poder deslocar para onde quiser e também tem mais facilidade na hora de transplantar a planta.
Então este engrossamento acredito que precisaria de pelo menos 2 anos.
A transferência para o escorredor eu recomendo lá pelo mês de Agosto, pois acabou de colocar neste vaso. Ficar trocando de vaso muito rápido sempre prejudica a planta, pode até morrer em alguns casos.
Por hora, o tronco está fino e maleável. Não faria podas, mas já iniciaria aramação para dar movimento sinuoso para o futuro tronco. A partir de agora, quanto mais folhas nascerem, mais o tronco engrossa e mais raízes se desenvolvem. Acredito que este bonsai que postou foto é absolutamente atingível, requer paciência e aprendizado de algumas técnicas.
Aconselho deixar a meia sombra por mais uns 30 dias e depois colocar em sol pleno, regas diárias e iniciar a adubação (controlada e sem exageros).
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:03 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Ola amigo Diziano as dicas de nosso amigo nikkei 100 sao preciosas e é o caminho certo a seguir.Tambem sou inicinate nesta arte o imprecindivel para trabalharmos com bonsai é PACIENCIA e adquira outros exemplares para ir trabalhando pois se ficares apenas com uma da uma aflição e uma agonia de principiante que eu mesmo ja passei por isso.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Diziano

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 10:13 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas. Postarei novas fotos assim que ela estiver maior.
Obrigado mesmo...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Diziano ...

Entenda que cultivar bonsai é antes de tudo a arte do não fazer ...
e, para quem começa, este "não fazer nada" é frustante e desanimador, mas é preciso aprender que o tempo cronologico das plantas é diferente do nosso, enquanto pensamos em dias ou semanas , talvez alguns meses, as plantas precisão de anos , as vezes decadas para atingirem a maturidade.

A quem diga que o ideal é termos 365 plantas para cuidar/cultivar. Uma planta que foi envasada, podada , transplantada hoje só voltará ao centro das atenções novamente em um ano , tempo minimo para que ela manifeste sua evolução ... Isto , claro , se vc não falhar um dia sequer ... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

No mais existem a 5 regras basicas que devem ser seguidas por qualquer um que queira se aprofundar nos conhecimentos desta nobre arte bonsai.

1-PACIENCIA.
2-PACIENCIA E DEDICAÇÃO .
3-PACIENCIA, DEDICAÇÃO E OBSERVAÇÃO.
4-PACIENCIA, DEDICAÇÃO , OBSERVAÇÃO E ESTUDO.
5-PACIENCIA, PACIENCIA, PACIENCIA E MUITA PACIENCIA ...
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: