Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 2:22 pm Assunto: Pitanga bonsai frutifica com quantos anos?+ foto da árvore. |
|
|
Amigos bonsaístas, adquiri um bonsai de pitanga com 12 anos, e gostaria de saber de vcs com quantos anos em média ele frutifica?
Saudações Henrisson Raphi.
O bonsai é esse da foto.

Editado pela última vez por hraphi em Qua Out 21, 2009 2:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 5:26 pm Assunto: |
|
|
Ola Henrisson,
Eu tenho exemplares com 7 anos que eu mesmo semeei e ja frutificam
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Claudio Richter Filho
Registrado: 14/12/08 Idade: 28 Mensagens: 45 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 5:58 pm Assunto: |
|
|
e jabuticabeira hibrida
com anos frutifica
Abraços... |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 6:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Dinho,
Meu exemplar de jabuticabeira hibrida tem cerca de 12 anos e já carrega de jabuticaba
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 6:52 pm Assunto: |
|
|
Ateliê Bonsai Giaconi escreveu: | Ola Henrisson,
Eu tenho exemplares com 7 anos que eu mesmo semeei e ja frutificam
Abraço |
Olá Thiago,
Mas eles foram enxertados certo?
No site onde adquiri, o responsável me disse que tanto o de pitanga com 12 anos, quanto o de Jabuticaba híbrida com 14, nunca frutificaram ainda, e que ele achava que faltava pouco, achei super estranho, como saber se as plantas tem essa idade mesmo?
Abraço. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Porque fui eu mesmo que semeei....comi a fruta e tudo....rsss
não foram enxertadas não...
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 02, 2009 1:11 pm Assunto: |
|
|
ola, a pitanga frutifica de trêa a quatro anos, algumas plantas demoram mais.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 02, 2009 2:12 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, a pitanga frutifica de trêa a quatro anos, algumas plantas demoram mais.
boa sorte...
t+. |
Só isso Rodrigo? três a quatro anos? A que adquiri já tem 12 anos e ainda não frutificou, achei estranho, será que devo fazer uma enxertia? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 04, 2009 10:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Se quiser garantias de uma frutificação, enxertar galhos de plantas que estão produzindo é sempre um ótimo recurso.
A questão da idade da planta, no entanto, nem sempre é a resposta para a produção de frutos. Lembrando que arvores, cultivadas como bonsai, estão sempre recebendo nutrientes e agua da rega, mas por outro lado, quando buscamos uma estruturação mais interessante, condicionando o crescimento da planta a um estilo qualquer, nós frustamos sua capacidade de frutificação.
Assim, para obter uma frutificação, muitas vezes é necessário deixar a planta crescer à vontade, sem interferir com podas e pinçagens. Ao atingir essa meta, contudo, poderemos voltar a praticar essa manutenção, sem prejuízo, vez que a planta estará condicionada a isso, independente de qualquer trabalho que façamos nela.
Replantar em um vaso mais profundo, adubar com regularidade (a cada 45 dias) e manter uma rega constante, sem encharcar, propicia condições adequadas a uma frutificação. Acelerar esse processo, porém, requer condições mais específicas. Repassar a planta para o solo, ou para uma bacia plástica grande, onde possa se desenvolver melhor, ajuda sobremaneira nesse objetivo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 05, 2009 1:44 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Se quiser garantias de uma frutificação, enxertar galhos de plantas que estão produzindo é sempre um ótimo recurso.
A questão da idade da planta, no entanto, nem sempre é a resposta para a produção de frutos. Lembrando que arvores, cultivadas como bonsai, estão sempre recebendo nutrientes e agua da rega, mas por outro lado, quando buscamos uma estruturação mais interessante, condicionando o crescimento da planta a um estilo qualquer, nós frustamos sua capacidade de frutificação.
Assim, para obter uma frutificação, muitas vezes é necessário deixar a planta crescer à vontade, sem interferir com podas e pinçagens. Ao atingir essa meta, contudo, poderemos voltar a praticar essa manutenção, sem prejuízo, vez que a planta estará condicionada a isso, independente de qualquer trabalho que façamos nela.
Replantar em um vaso mais profundo, adubar com regularidade (a cada 45 dias) e manter uma rega constante, sem encharcar, propicia condições adequadas a uma frutificação. Acelerar esse processo, porém, requer condições mais específicas. Repassar a planta para o solo, ou para uma bacia plástica grande, onde possa se desenvolver melhor, ajuda sobremaneira nesse objetivo.  |
Obrigado pelas dicas NickyFury ... |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 18, 2009 8:42 am Assunto: |
|
|
ola, podas e desfolhas frecuente podem inibir a frutificação.
acredito que um encherto nas ponteiras podem solucionar este problema.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Out 19, 2009 8:49 am Assunto: |
|
|
Com 12 anos acerdito que só falta um melhor cuidado na adubação. Tenho uma com 7 anos e a 4 floresce e frutifica. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 1:49 pm Assunto: |
|
|
junior/pr escreveu: | Com 12 anos acerdito que só falta um melhor cuidado na adubação. Tenho uma com 7 anos e a 4 floresce e frutifica. |
Agora que ela está comigo vou trabalhar na adubação, e deixar ela a sol pleno para favorecer a frutificação. Posso adubar com adubo químico de 15 em 15 dias, como faço com os meus ? ou para frutificação existe alguma técnica específica na adubação? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 3:53 pm Assunto: |
|
|
Olha, a adubação com adubos químicos requer os devidos cuidados, sempre achei de 15 em 15 dias muito, mas tem muita gente que usa.
Prefiro mais torta de mamona e farinha de ossos, podendo se acrescentar um biofert junto. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 22, 2009 10:49 am Assunto: . |
|
|
Com certeza, qualquer vacilo pode ser muito perigoso, mas a quantidade que coloco é muito pequena, um copinho de cafezinho do adubo químico líquido já diluído em água, alem do NPK, ele ainda tem 8 micronutrientes, vamos ver se agora ela frutifica... |
|
|
 |
|