FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus -3 anos de desenvolvimento
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 06, 2013 6:50 pm    Assunto: Ficus -3 anos de desenvolvimento Responder com citação

Como todo bonsaista sempre que fazemos uma poda acabamos fincando um galho, uma ponteira da árvore, pensando "vamos ver no que dá,se não servir para bonsai,pode servir para testar algumas técnicas".Este ó caso desta planta que na verdade é uma ponteira de um outro bonsai de Ficus que finquei em canteiro que tenho em casa junto com uma Primavera, na verdade atrás da Primavera. Com o passar dos anos acabei retirando e plantando em um vaso e não é que rendeu algo de bom, não é nada tão especial,mas é muito gratificante saber que um pouco de esforço, dedicação e imaginação podem render algo de bom.

Em 2010 ainda no canteiro após eu ter relizado uma poda na parte superior como pode ser observado na foto.Não fiz o corte total, acabei cortando uns 75% e puxando o restante com a mão com a intenção de criar um shari.

Final de março/2013 após recuperação,já plantada no vaso e antes de novo trabalho.

Após cortados os galhos que considerei não caber no desenho final da árvore e corte de todos os galhos deixando somente alguns pares de folhas para favorecer nova brotação e futuro desenvolvimento da estrutura.

Após reposicionamento do galho que formará a copa e galho na parte traseira que formará a estrutura da parte esquerda da arvore.

Ainda há muito por fazer e melhorar alguns defeitos como o engrossamento do tronco na parte superior,formar o nebari já que tive que plantar mais fundo porque ao retirar do solo só tinha raizes muito grossas e decidi cortar praticamente rente ao tronco já que esta espécie de Ficus responde muito bem a podas, mas é uma arvore que está me agradando. Vou postar algumas projeções do que estou pensando para o futuro da planta, mas por enquanto descanso total para o recruta que sonha em chegar a capitão,quem sabe??...... Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil