FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus boni
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 10:41 pm    Assunto: Ficus boni Responder com citação

Caros amigos foristas, dando continuação a série "leite de pedra" (onde tenho a oportunidade de melhorar meu desenho de planta e visão), segue algumas fotos de um Ficus boni, antiguinho, que estilizei hoje.

Algumas explicações:

1 - O vaso é de cimento, uns dos primeiros que fiz utilizando pó xadrez para colorir.
2 - Em destaue na cor rosa, esta as pastilhas de adubo orgânico (coloquei 8 pastilhas após a poda e desfolha).
3 - Em azul estas algumas cicatrizes de podas anteriores que a planta sofreu.
4 - Em vermelho, foi um procedimento que realizei par eliminar um conicidade invertida.
5 - Proximo passo pretendo retirar esta raiz central, pois esta muito fora do contexto.

Pretendo conseguir uma planta em estilo vassoura ( copa bem adensada), não defini ainda a dimensão desta copa, mas achei a (aparentemente a segunda opção mais atraente).

Peço a colaboração dos amigos foristas para observar pontos que podem e serão melhorados.
Queo discutir todos os pontos sugeridos, para assim aprofundarmos nossos conhecimentos.

Abraço fraterno a todos.

P.S. Desculpas pela qualidade da projeção, em breve melhorarei a a qualidade.
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Amigão que desafio lindo vc tem pela frente, maravilhoso esse ficus seu!!! Essa projeção que vc fez deve ficar muito boa na prática, esperamos a atualização, gostaria muito de ver sua evolução!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Edmilson, ficus não são meus preferidos por causa do frio, mas tem um belo desafio pela frente.
Espero que a adubação tenha o efeito esperado de muita brotação para formar a copa.
Sucesso.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, só uma questão de imediato:
Pastilha de adubação logo após a poda?????? seria importante a planta se recuperar bem antes da adubação; aproximadamente 45 dias após...

Mas tem futuro.

Parabéns.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá Edmilson, td bem?

Seu ficus já é Chakan, inclinado, e acho que vc fez isso pela falha de nebari do lado direito, acho que fez certo, tbm poderia usar uma pedra, caso quizesse fazê-lo ficar mais vertical, mas acho que assim é melhor mesmo.

A raíz central que sai mais vertical vc pode tentar uma tração para baixo, caso ela quebre, fazer o q? Já ia tirar mesmo...

Vc ainda pode tentar um han-kengai, usando esta mesma inclinação que está usando agora, mas acho que se for fazer o q está projetando, uma pq inclinação à esq. ficaria melhor, pelo menos melhoraria a posição de nebari do lado esq. e a manteria ainda Chakan, caso fosse seu desejo.

Aquele guru-guru no ápice não me agrada, quem sabe vc faz outras fotos, de novos ângulos e mais longe um pouco, seria melhor para opinar, de um lado só é muito limitado e dificulta uma projeção qdo ela está muito perto e ainda cortada, entende?

Outra coisa, fazendo esta aramagem, os galhos finos são bem maleáveis? Existe a chance desta sua planta não ser o boni, estou vendo muita curva por aramagem e ela permitindo! Shocked Na verdade isto não importa... Smile

O ficus é muito fácil de se fazer quase que somente com podas, dou mais uma frizada no que sempre digo, a conicidade do tronco é muito importante, porém qdo começa uma estrutura de galhos, temos que cuidar tbm da conicidade dos mesmos, qto mais na ponta, mais fino... isso é importante e poucos dão atenção...

Abração e vamos ficar de olho nessa figueirinha! Wink
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Grande Edmilson, vamos por partes:

1- Tira desse vaso e coloca em uma bacia grande, SEM ADUBO, e sem mexer na raiz.

2- Parece que vc usou calda nos cortes, no caso do ficus após a seiva secar eu prefiro usar a pasta cicatrizante.

3- Eu tiraria aquele galho que esta com a plaquinha

4- Diminuiria e desaramava o outro galhos para acelerara brotação

5- O mais importante agora é aumentar a brotação, daqui a 15 dias pode caprichar a adubação com torta de mamona e farinha de osso

6- Essa projeção é uma alternativa mais rapida,

7- Nesse caso aqui é um caminho mais longo, vc tera que esperar um galho sai do apice e direcionar ele

Fica tranquilho que daqui a pouco aparece o Alexandre e o Ricardo Paiva e resolvem a qualidade das projeções.

Ve se posta foto de outros angulos

Editado pela última vez por Rodrigo_Dias_RJ em Ter Out 20, 2009 10:43 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 10:02 am    Assunto: Retornando Responder com citação

Caro amigo Tarciso, obrigado por participar deste tópico. Realmente um desafio de tremer a base, mas como disse é tirar leite de pedra mesmo, da um suador danado e um prazer indescritível ao vermos a evolução da planta.

Quanto a planta, o Fícus boni é danadinho, suas raízes o tornam bonito e exótico.

Creio se conseguir realizar esta projeção ficará algo muito interessante. Não ao pé da letra rsrsrs minha projeção esta um fiasco kkkkkkkk

Fique tranqüilo, estou adorando dividir meus “desafios” com os companheiros do fórum, postarei a atualização dela assim que tiver um evolução. Como fícus tem um desenvolvimento muito rápido dentro de pouco tempo estará diferente.

Abraço frateno, e novamente muito obrigado pela participação.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 10:06 am    Assunto: Retornando Responder com citação

Caro amigo Junior, realmente os fícus não são aconselhados para regiões de clima frio.

Realmente o desafio é grande, mas paciência é a regra número 1

Vamos aguardar a reação da planta à adubação.

Abraço fraterno e muito obrigado pela participação.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 10:11 am    Assunto: Retornando Responder com citação

Caro amigo Ramon, esta nova etapa de postagem no fórum esta sendo de grande aprendizado para mim.

Não pensei na questão da adubação, pois a poda foi apenas de copa e a adubação orgânica (de efeito lento). Poderia, para efeito didático explicar os motivos da não adubação??

Abraço fraterno e muitíssimo obrigado pela participação
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 10:38 am    Assunto: Retornando Responder com citação

Olá Fabiano, comigo tudo ótimo.

Quanto ao estilo desta planta bateu uma dúvida qual prevaleceria. Realmente a falta de raízes de um lado da planta não deixou muita opção. Por já ter outro fícus na pedra resolvi diversificar.

A raiz do fícus boni é bom nem olhar pra ela. Basta um olhar meio torto para ouvir aquele barulhinho ingrato. Irei tentar mas pela bitola da planta e principalmente pelo fato de ser boni é quase que impossível tracionar, mas vamos tentar.

Já a sugestão de han-kengai, eu cogitei, porém com o tronco reto para o alto (mesmo estando inclinado esta reto), penso que ficaria pouco natural ter este tronco reto e os galhos caindo, mas iria analisar novamente.

A intenção é ter uma copa bem adensada, logo tamparia o guru-guru. Postarei novas fotos a tarde, mas outros ângulos mostram defeitos graves, mas como sempre digo minha visão é péssima, tenho de melhorar, quem sabe você ou algum outro amigo do fórum possa observar algo legal para se trabalhar.

Após uma certa altura a planta retoma algumas de suas características e isto permite se se faça alguns malabarismos com o boni. Aquele toquinho é só mostrar o alicate pra ele que o coitado pula. Por ter um desenvolvimento acelerado pretendo moldar a copa quase que somente através de podas. Manterei a atenção com a conicidade da planta.

Abraço fraterno e muitíssimo obrigado pelas dicas e sugestões. Analisarei todas com cuidado e em breve postarei a atualização da planta.
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Olá Edmilson,

Eu não entendo muito de ficus, mas vejo que sua projeção esta muito boa...

Vejo que outros foristas ja deram boas dicas...

Forte Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde a todos ... Vou meter minha colher tb nesse angu { com todo respeito amigo Edmilson ... Very Happy } Acredito que o que falta neste projeto é tempo .. Geralmente vemos ficus tão cheios de brotos e galhos que fica dificil avistar o tronco e escolher qual galhos manter, neste caso o problema é inverso ... O tronco é otimo , mas estes galhos ... Que tal eliminar o da direita { plaquinha} e erguer o da esquerda , erguendo tb o tronco, ajudaria com as raizes e seria um novo projeto . Bacia e cuidados e novos brotos surgirão abrindo um leque de opções para vc... parabens e boa sorte .. Very Happy
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Edmilson, tudo bem?

Minhas ausências prolongadas não estão me permitindo acompanhar os trabalhos postados como eu gostaria... Embarassed Laughing
Seu ficus, tal e qual seu projeto, me parece bastante promissor... Rolling Eyes
Lendo as opniões dos colegas, entendo as razões de cada um mas acho que seria legal voce dar sequência à sua idéias e, mesmo que no futuro voce decida por aplicar algumas das sugestões, sempre haverá tempo prá isso... Rolling Eyes
Eu venho trabalhando com 4 ficus boni e as brotações deles após trabalhos radicais são tão intensas que, muito rapidamente voce terá condições de analisar novas opções, ou mesmo, aplicar ideias dos colegas...
Também com relação ao trabalho que voce fez no tronco, podas e acertos de conicidade, é grande a chance de haver cicatrização total em prazos bem razoáveis...

Nâo creio que adubar agora seja problema, uma vez que voce não mexeu nas raizes... Rolling Eyes

Concordo com a poda da raiz central, muito elevada. Quanto as demais raízes, caso voce faça apenas um pequeno retorno da inclinação do tronco, estas raízes talvez fiquem um pouco integradas na linha nebari/subtrato.... (imagino só... sem certeza!... Rolling Eyes )

Plantar em escorredor pode acelerar este processo, mas ele não ficará muito prejudicado caso voce mantenha a planta no vaso, pois o boni, ao contrário de emitir muitas raizes capilares, apenas prolonga a extensão da raizes já existentes..., ou seja, os canais de alimentação teriam pouco acréscimo em relação aos atuais... Rolling Eyes

Por fim, eu gosto do estilo do seu vaso mas eu plantaria seu ficus na direção contrária em que ele está hoje. O lado mais alto do vaso é que deve "projetar" a planta no sentido oposto.... e não sobre ele... Wink

Abraço e boa sorte,
Charles
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 2:04 pm    Assunto: Retornando Responder com citação

Caro amigo Thiago, o grande objetivo do fórum é questionar e duvidar de nossas certezas.

Apesar de gostar muito de plantas, somente agora estou tomando coragem para fazer alguns procedimentos que deveriam ser realizado a muito tempo atrás.

Apesar de ficar completamente tosca, vejo uma árvore com um bom potencial; obrigado pelo elogio à projeção.

Todas as sugestões estão sendo devidamente guardadas para comparação futura e ser utilizadas em outros projetos.

Abraço fraterno e muito grato pela participação.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 2:05 pm    Assunto: Retornando Responder com citação

Caro amigo Rodrigo, realmente fiz um passei calda sulfocáustica nos cortes (estava sem nenhum produto para selar e os cortes são muito grandes). Servirá de experiência para ver como a planta se comporta.

Quanto ao galho com a identificação, já esta programado para retirar, deixei porque apesar de ser fícus cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém, ficaria muito sem folhas.

Quero analisar como será o retorno da brotação neste galho maior. Quanto a adubação já providenciei (não foi realizado nenhum procedimento nas raízes) e o adubo é orgânico (pastilhas e de absorção bem lenta.

Obrigado pelas projeções, seguirei, parcialmente, a primeira, além de mais rápida (coisa que não é o mais importante), ela ficou mais harmônica e natural.

Estarei colocando fotos de outros ângulos.

Abraço fraterno e muito obrigado por todas as dicas e sugestões, que ficaram arquivadas para futura verificação da planta.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: