FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Olea Europaea
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/04/05
Mensagens: 105
Localização: Setúbal - Portugal

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 1:25 pm    Assunto: Yamadori de Olea Europaea Responder com citação

Olá pessoal Very Happy.
Na semana passada eu e um amigo meu resolvemos fazer yamadori de oliveira, e encontrei uma que gostei muito. Cortei o minimo possivel para caber no automovel, mas consegui retira-la com muitas raizes. A raiz principal é que tive que cortar porque estava muito funda. De qualquer maneira acho que vai pegar bem Very Happy.
Apesar de estar a dar um tempo para que se recupere, gostaria que me dessem uma ajuda com o estilo a optar, ja que tenho muito pouca experiancia nesse assunto.
Deixo algumas fotos para poderem apreciar.


Vista da frente



Vista lateral



Vista traseira

Tem 35 cm de altura e no tronco principal tem 3,5 cm na parte mais estreita e junto ao composto 5 cm.
O ramo da direita tem 2 cm de espessura e acho que não dá para dobrar porque é muito grosso, para alem que a oliveira tem os ramos muito quebradiços.

Toda a ajuda será bem vinda Wink.

Abraços
_________________
Nuno Jesus
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nuno

É muito gostoso fazer yamadori, não é mesmo!!!???

como os galhos são quebradiços... eu eliminaria este mais grosso da direita, na altura dos primeiros galhinhos, e esperava as futuras brotações pra pensar melhor no que fazer!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nuvem_Branca
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/06/05
Mensagens: 266
Localização: Santarém - PORTUGAL

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 7:06 am    Assunto: Responder com citação

Belo exemplar!!!!!!!

Agora é deixar ele fortalecer as raizes nessa nova casa... Que estilo gostarias de adoptar!?!?!
_________________

http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Nuno,

Acho que uma boa opção é reduzir bastante a extensão do tronco e o galho da esquerda.

Concordo exatamente com o Alexandre:
Eu podaria o tronco principal na direção daquele primeiro galhinho que aparece à direita; e o galho da esquerda à uns 4cm, mais ou menos. Depois deixaria brotar e decidir o que fazer.

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Nuno. Tudo bem?
Primeiramente gostaria de dizer que me sinto muito pouco ‘a vontade para dar palpite no trabalho de outras pessoas, ainda mais por ser o menos experiente no assunto.

Bom, seguindo um conselho do Fábio Antakly publicado na Revista "Como Cultivar Bonsai" nº 01:

"Cultivar Bonsai será um passo para a frente e dois para trás. Quem não abrir mão de uma copa para transformar sua árvore em um simples toco, terá, ao final de um período de muitos anos, exemplares de pouca beleza."

Eu tenho seguido, em alguns casos, esse caminho. Mando abaixo uma sugestão sobre o meu ponto de vista, mas PELOAMORDEDEUS, espere outros conselhos e até críticas sobre meu comentário, antes de tomar decisões.

Obrigado e desculpe a ousadia.


Sugestão de poda.


Virtual.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Estou mandando também duas imagens de um trabalho do Mestre Ernie Kuo, que mostra um "Antes e Depois" de uma Oliveira.

As duas últimas imagens são de uma Aceroleira que eu optei por transformar em "toco". Não sei se dá pra ver as novas brotações (a foto foi feita com o celular). Não vão me faltar opções de galhos para trabalhar agora.

Abraço.


Antes.


Depois.


Aceroleira.


Outra imagem da aceroleira.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/04/05
Mensagens: 105
Localização: Setúbal - Portugal

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2005 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos! Very Happy
Devo dizer que achei muito interessante fazer yamadori. É quase como ir a uma loja para comprar um bonsai e no final não ter que pagar, hehehehe. Talves mais interessante do que adquirir numa loja! Wink

Ainda não tenho nenhum estilo em mente. Este é o meu primeiro yamadori e ainda trabalhei pouco nos 3 bonsai que tenho. Por isso tenho muito pouca experiencia. Mas logo logo vou ganhar coragem e vou-me aventurar em modelar alguns Wink.

Gostei de todas as opiniões!! Very Happy
Pelo que entendi todos são de opinião em deixar o tronco da direita mas cortando-o pela metade. Mas uma pergunta. O tronco não estará muito inclinado?? Será que fará um bonsai bonito por isso? Será que deixando o ramo da esquerda equilibrará mais a estetica do bonsai ou nem por isso?

Fernando Sousa gostei do seu trabalho no editor de imagem Very Happy. Sem duvida que é uma grande ajuda visualizar no editor antes de podar.
Achei fascinante a transformação que o Mestre Ernei Kuo consegui na Oliveira! Muito bonito o resultado final!

Apesar de ter colocado o topico acho que antes de Fevereiro não irei poda-la, ja que estamos quase entrando no Outono aqui em Portugal e a Oliveira não deve de brotar antes dessa data. Contudo vou estudando as vossas opiniões e conto com voces para transformar essa oliveira num lindo bonsai Wink

Obrigado pelas vossas opiniões Very Happy.

Abraços
_________________
Nuno Jesus
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Ola Nuno : Fazer yamadori é realmente muito bom ...temos é de ter atençao quando o fazemos em locais nos quais nao temos a devida autorização... a coima aplicada muitas vezes é superior ao valor do yamadori. [ em Portugal pode ir de 750 € a 7500€ se nao estou em erro ]


A oliveira demora um pouco a formar novas raizes e o yamadori nao foi, quanto a mim, realizado na melhor altura. Devia ter aguardado ate Outubro ou entao esperar pelo inicio da Primavera.

O que eu aconselha a fazer era deixar estar a oliveira sem se podada e sem pensar em modelar a oliveira. Deita-lhe vitaminas e / ou hormonas de enraizamento e resguarda-a do sol e vento forte.


Espera dois anos e deixa ela crescer á vontade... Depois coloque novas fotos Wink ... certamente este é o melhor caminho para essa oliveira ser mesmo um bonsai.

De outro modo, fazendo tudo agora, o mais certo é que a oliveira morra.


Cumprimentos,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/04/05
Mensagens: 105
Localização: Setúbal - Portugal

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mmeruje Very Happy
Não sabia qua a coima cá em Portugal fosse tão alta. Obrigado por avisares.
Diz-me só uma coisa, essa coima só pode ser aplicada em zonas identificadas como propriedades privadas ou outras que estejam identificadas? Ou não é preciso estar identificado ou vedado como propriedade privada, reserva natural, etc.?

Quando fiz o yamadori da oliveira não prestei muita atenção à epoca porque sei que as oliveiras enraizam muito facilmente. Mas depois, ao consultar um ficheiro do El Cid Campeador sobre oliveiras, reparei que ele considera a altura ideal para yamadori meados de Agosto. Como retirei a arvore no principio de Setembro achei que tinha sido uma optima altura. Agora como referiste que poderei ter retirado em má altura é uma questão de aguardar a resposta dela, porque sinceramente tambem não sei. Mas acho que vai responder bem porque deixei bastantes raizes.

Por ora não estava a pensar mexer tão cedo na oliveira, mas tudo vai depender da resposta da mesma Very Happy. Vamos aguardar Wink

Abraços
_________________
Nuno Jesus
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Propriedades privadas, parques naturais, baldios, reservas... Por lei é proibido arrancar o que quer que seja... O instituto de conservaçao da natureza, o ICN, poderá esclarecer-te melhor acerca disto.


Espero que tenhas colocado a oliveira num solo bem drenante e agora mantem a humidade.


Vai relatando a humidade.

Temos de ter em conta que muitas vezes os manuais que encontramos sao de autores que vivem em climas um pouco diferentes daqueles que encontramos em Portugal...

Boa Sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil