FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Goiabeira - ajuda
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 12:17 pm    Assunto: Goiabeira - ajuda Responder com citação

Então, já tinha citado no topico do nosso amigo hraphi, mas a concelho do colega EZEQUIEL JUNIOR, estou fazendo um novo topico...

Então queria saber sobre os cuidados basicos de uma goiabeira...
tenho aqui em casa des de mudas até tocos em pré formação...

Vamos as perguntas:

1 - Quais fertilizantes usar?
2 - doenças e pragas mais comuns?
3- Substrato para colocar no vaso de bonsai?
4- Epocas para podar?

Sei q estou sendo chato, mais já perdi um inga e isto me deixou super triste, nao quero q aconteça isso novamente...

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Vou dar minha contribuição:

1-O uso de fertilizante pedenderá do estágio de desenvolvimento de sua planta. Para uma planta com bom sistema radicular já desenvolvido (na mamadeira) seria interessante a utilização de adubos orgânicos (torta de mamona/farinha de osso) alternados com adubos químicos (de liberação lenta/líquidos - recomendáveis/foliares).
2-Mais comuns são as cochonilhas, pulgões e ácaros. Dependendo da localização e dos cuidados, existem alguns besouros que comem os brotos jovens, mas isso não é muito comum. Com relação às doenças, não há muito o que se preocupar, desde que a planta esteja bem nutrida. Caso apareça alguma praga/doença, tire fotos e coloque no fórum destinado a isso que a gente tenta ajudar.
3-é interessante que o substrato contenha um pouco de matéria orgânica. Os outros componentes fica a seu critério. A utilização em grande quantidade de solo argiloso não é recomendado pela possibilidade de compactação. Com o tempo e a prática você chegará a uma composição que atenda as necessidades de suas plantas em sua localidade. Como regra geral, um bom substrato deve reter água suficiente para manter as raízes úmidas, não deve ser compacto e nem acumular água, nem mesmo secar com facilidade.
4-isso dependerá da finalidade da poda. Podas visando o aumento da ramificação/brotação deverão ser realizadas no início da primavera ou durante ela. Essa também é a melhor época de se proceder com a poda drástica.

Não se atenha a um modelo de cultivo de plantas, tente desenvolver suas habilidades em jardinagem e com o tempo vc vai se habituando aos procedimentos.

É recomendável uma leitura constante sobre o bonsai e suas variações e implicações. Ler nunca é demais.
Aqui no fórum, se der uma olhada, encontratá muitos textos, discussões e demonstrações que poderão lhe ajudar no cultivo de suas plantas. De início, atente-se em mantê-las vivas por alguns anos...

Vamos aguardar a opinião dos mais experientes também, não é?

Abraços
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, obrigado amigo....

ler eu sei qnunca é o bastante, e por causa disso já li muita coisa aqui no forum e em outros sites, revistas.

"Não se atenha a um modelo de cultivo de plantas, tente desenvolver suas habilidades em jardinagem e com o tempo vc vai se habituando aos procedimentos. "

Concordo, mas primeiro é bom saber o q da certo pra depois fazer testes com base em algo que sabes q pode dar certo

obrigado pela ajuda
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

é isso aí.... pau no samba...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: