FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Testemunho sobre o Ulmus.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 6:12 pm    Assunto: Testemunho sobre o Ulmus. Responder com citação

Obs. Moderadores: Coloquei esse tópico aqui para falar sobre a espécie e não sobre a minha planta em si Very Happy !

O ulmus é uma das minhas espécies preferidas. Muito resistente e com folhas que se adaptam perfeitamente à estilização como bonsai. O que mais me surpreende é a rapidez do crescimento!

Eu comprei uma muda no final do ano passado com a intenção de criar um bonsai desde o início. Quando fui plantá-la na bacia tive que fazer uma poda em uma raiz que estava em forma de "mola" e por acidente cortei cerca de 80 ou 90% das raízes. A planta perdeu algumas folhas, mas não muitas. Se recuperou e assim que as raízes cresceram de novo a planta começou a crescer e crescer!

Vejam a evolução em apenas 5 meses:
Foto de 26/05/09:

Foto de 18/10/09:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Também gosto muito do Ulmus, o seu rápido desenvolvimento nos proporciona ter um belo bonsai em pouco tempo. Eu geralmente corto 70% das raízes nos exemplares que não quero muito crescimento.
Bela evolução do seu exemplar.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!
Realmente o crescimento do ulmus nos impressiona sobremaneira.
Quando podamos as raizes, nunca devemos jogá-las fora, elas sempre rebrotam e fica muito mais fácil para modelarmos.
Já vi cada ulmus feito a partir de raiz lindíssimo.
Angela Fernandes
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 1:10 am    Assunto: Responder com citação

Junior e Angela, realmente é uma espécie maravilhosa! Esse testemunho que eu postei fica como dica para quem não conhece a espécie. Quem quer criar um bonsai desde muda pode e deve ter um Ulmus. É uma ótima planta para aprender, muito resistente, de crescimento rápido e com uma folhagem bonita e densa. Essas folhas maiores nos galhos mais compridos nasceram depois de várias adubações com torta de mamona, mas depois de pronto o bonsai e com as desfolhas as folhas ficam ainda menores... Só o que eu tenho a dizer é que todos os iniciantes deveriam ter um Ulmus.

Abraço!
Katashi

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 6:37 am    Assunto: Responder com citação

Embora o crescimento do ulmus seja bastante rápido, o engrossamento do tronco não acompanha o mesmo ritmo, e engrossa pouco, mesmo deixando-se os galhos alongarem. Vejam que é difícil vermos ulmus com troncos grossos, mesmo quando plantados no chão mantém a tendêndia de alongarem os galhos muito, mas o tronco continua com dificuldades para engrossar, infelismente.
Fernando Andrade

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:57 am    Assunto: ... Responder com citação

Técnicas como "galho de sacrifício" ou "escorredor/mamadeira" não corrigem essa deficiência(tronco fino) de forma satisfatória?

Gostei da informação da brotação a partir da raiz, existe tópico sobre isso já?

Abraço...

São José dos Campos - SP
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 4:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, o ulmus é de fato uma planta de que eu tambem gosto muito. Bem trabalhado, ele permite que executemos com ele praticamente todo os estilos clássicos japoneses, além de se prestar muitissimo bem para trabalhos de penjing, como podemos ver nos sites da net. Aliás, um dos maiores cultivadores e artistas chineses de penjing, Man Lung, tinha no ulmus sua principal matéria prima de trabalho. Very Happy

Versátil ao extremo, as raizes do ulmus se prestam a estaquia, brotando rapidamente e proporcionando, dessa forma, um resultado excelente, vez que reduz o tempo de formação de uma nova planta, além de agregar movimento original ao tronco, graças a evolução natural de suas raízes, quando sob o solo. Very Happy

Na Asia, o ulmus é cultivado e largamente empregado no paisagismo urbano, ornando calçadas, jardins e praças. Alguns exemplares chegam a atingir até 25 metros ou mais, fornecendo ainda madeira para trabalhos de marcenaria e movelaria em geral. Tábuas corridas, tacos, balcões, todos são fabricados com a bonita madeira extraída de ulmeiros. Very Happy

Katashi, o nobre colega vai me desculpar, mas discordo de sua colocação. O ulmus tem um crescimento super rápido quando plantado no solo. Recebendo rega e adubação frequentes, ele se desenvolve e seu tronco engrossa rapidamente. Recentemente, retirei do solo um exemplar com 70 cm de circunferencia na base, e é uma planta de apenas 7 anos de cultivo. Outra que estava "mamando" no chão, uma planta que formei no estilo Ishi tsuki (raiz sobre rocha), engrossou as raizes de tal maneira e seu tachiagari, que tive que refazer todo o trabalho, pois a pedra estava ameaçada de ser quebrada, pela força de suas grossas raizes. Ela estava em contato com o solo há apenas dois anos. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Também gosto de trabalhar com ulmus e concordo com o Nickyfury o crescimento é muito vigoroso e engrossa rapidamente, claro quando em mamadeira mas principalmente se for plantado no chão em terra boa (fertil), vou postar uma foto de um que ficou 2 anos no chão, retirei esse ano para poder trabalhar melhor, pois no chão fica muito difícil de acompanhar, se ficar com os arames um pouquinho pra mais já era. Uma coisa que, não sei se com os de vocês também acontece de dar crescimento investido? Principalmente devemos cuidar com as podas maiores, por causa da cicatriz, cria um calo. Se não afundar-mos o local da poda fica feio.

o da foto abaixo tem as medidas:
circunferência 25 cm e altura 35cm até onde sai o galho de sacrifício.

tenho outro que a circunferência é de 40 cm e a altura 25 cm retirei mês passado do chão.

marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nicky, 70 cm de circunferência Shocked . Pena que eu não tenho espaço para plantar no chão Crying or Very sad . Outra coisa que eu gosto muito nos Ulmus que tenho visto é o uso das raízes para aumentar a conicidade do tronco. As raízes são "enroladas" com algum barbante e com o crescimento da planta elas se fundem formando uma base de tronco ainda mais larga dando uma bela conicidade ao bonsai.

Afonso belo exemplar, com a minha planta eu pretendo chegar a algo parecido, mas não sei se nessa bacia terá espaço suficiente, ela tem entre 15 e 20 litros e deve ter cerca de 15 kl de substrato, não sei se vou conseguir atingir uma circunferência como a do seu.

Mas de qualquer maneira nesses 5 meses de crescimento o tronco engrossou de 80 a 100% em relação ao início, mas é claro que ainda é bem fininho, pois a 5 meses atrás era apenas uma mudinha de 15cm de altura.

Um abraço a todos!
ricardoangelo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

E ACONSELHAVEL IR PODANDO OS GALHINHOS OU DEIXA CRESCER LIVREVEMENTE ????
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

ricardo,
não tenho experiencia alguma com essa planta, mas em geral procedo dda seguinte forma.
Normalmente escolho alguns galhos pra deixar livres e controlo o desenvolvominto dos outros. Faço a conicidade nos galhos e no tronco dessa forma. Nesses galhos q deixo como galhos de scrificil costumo deixar ramificar o mais longe possivel do bonsai, para evitar que a sombra dos galhos de sacrificil atrapalhem o desenvolvimento do bonsai em baixo.
espero ter acrescentado em algo brother.

abraços
t+

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo e exatamente o que o Filipe disse! Só os galhos de sacrifício é que devem crescer livremente e, de preferência, longe do bonsai.
Eu só deixei desse jeito para que a planta se recuperasse da poda de raízes que eu fiz e porque ela é bem novinha. Mas a hora de cortar esses galhos todos e deixar só os galhos de sacrifício já está chegando!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 12:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O ulmus que retirei dificultou um pouco na hora de ser transplantado. Tive que confeccionar um caixote grande, com tabuas de 30 cm, ficando com medidas de 1,00mx1,00mx0,30cm no total:

A planta tem 1,20 de altura, mas deverá ser oportunamente reduzida, ter parte do tronco trabalhado em madeira morta, além de alguns jin, com vistas a reduzir um pouco o tamanho e o peso, além de adequá-la a caber em um vaso ceramico:

Bem, espero que consigam visualizar as fotos. Deu um trabalhão retirar essa plantinha do chão e colocá-la nesse caixote, mas acredito que irá valer a pena, num futuro próximo. Rolling Eyes

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, só para a gente saber:
Ela ficou 7 anos no chão, qual era o porte dela quando foi para o chão e como era feito o aporte de adubo na mesma. Se não for pedir muito, qual a composição do solo? Mais arenoso? Mais argiloso? Matéria orgânica?

ps. Que MARAVILHA essa tronco, LINDO

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 2:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

FrK_leal, eu resido em um chacara, onde temos uma area destinada ao plantio de hortaliças em geal. Destaquei uma parte desse local para o cultivo de algumas plantas, dentre as quas esse ulmus. Quando plantei no chão, ele era apenas um galhinho fino, menos que um lapis, por assim dizer. Very Happy

O solo é terroso: nem argila, nem areia. A adubação era feita trimestralmente, quando eu adicionava certa quantidade de TM+FO próximo da base das raízes, cavando um pouco para que o adubo fosse enterrado junto da planta. Faço isso em todas as plantas que tenho plantadas no chão, ok? A rega é feia diariamente, a tarde, para toda a horta (aspersores altos), de maneira que há uma sequencia direcionada para essa parte da horta onde estão algumas arvores minhas. Very Happy

Nos tres primeiros anos eu aramei tronco e galhos iniciais. Depois, porém, ficou por conta. O tronco tem um ligeiro movimento, e o nebari ficou bem distribuido, apesar da grossura de uma das raízes, que se destacou das demais. Very Happy

Além desse ulmus, tenho duas celtis com aproximadamente a mesma grossura de tronco, que pretendo retirar do solo ainda neste fim de ano. Arrancarei tambem diversas serissas, piracantas e carmonas, mantendo apenas ulmus no solo, para engrossarem (uns 25 aproximadamente). Recentemente tirei 7 pitangueiras, que estão em recuperação, sendo uma delas de tronco duplo. Very Happy

Nas hortaliças uso apenas adubo organico (esterco de gado bem curtido), e o solo terroso tem bastante pedrisco pequeno e materia ceramica adicionada, de forma que as raízes das plantas têm um bom aporte, além do que eu colocava nesse ulmus e nas demais plantas. Twisted Evil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: