|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Alves

Registrado: 26/02/08 Idade: 43 Mensagens: 23 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 2:04 pm Assunto: Meu Tamarindo... |
|
|
Olá pessoal, tenho um tamarindo com mais ou menos um ano e meio de vida, que plantei da semente, e venho fazendo algumas modificações nele, mas como não tenho nenhuma experiência na área, não sei se to no caminho certo, e o que devo fazer para ir melhorando essa minha planta.
Segue abaixo a trajetória da planta até hoje:
08/03/08
01/08/08
07/01/09
10/06/09
10/08/09
13/10/09
[/img] _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 7:07 pm Assunto: |
|
|
Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes). |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 10:43 pm Assunto: |
|
|
marco_avelar escreveu: | Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes). |
Ola, Marco!
Muito obrigado pela atenção!
Bem como lhe falei, sou leigo no assunto, e nem tenho ideia de como fazer o ápice dessa planta, se puder me ajudar.
O mesmo com as raízes, estarei passando para o escorredor em breve.
Obrigado! _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 12:06 am Assunto: |
|
|
Fernando não precisa agradecer. Eu passo para frente o que eu aprendi e daqui a algum tempo você fará a mesma coisa, esse é o espírito do fórum .
Bem, o ápice: você está seguindo por um estilo moyogi, o que você precisa é de um galho para dar continuidade ao tronco, vou postar uma foto de um moyogi desfolhado para você ter uma idéia:
O importante no estilo moyogi é que o ápice fique na direção da base do tronco (como o da foto), para que a planta não fique com a aparência de que está desequilibrada. É claro que há exceções, mas normalmente é assim que é feito.
As raízes, ou nebari, quando você for transferir a planta, as "penteie", com muito cuidado, e as distribua de forma radial como os raios do sol em volta da base do tronco, se houver alguma raiz indo diretamente para baixo corte-a. Na hora de colocá-la no escorredor coloque em baixo dela algum objeto redondo e chato, parecido com uma pizza, pode ser uma madeira ou alguma outra coisa... eu uso tampinhas de chocolate em pó. O resultado disso é que com o tempo o nebari irá se desenvolver de maneira correta e ficará como o de uma árvore adulta como nesta outra foto:
No resto acho que você está indo bem!
Abraço! |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 11:46 am Assunto: |
|
|
Olá Marco, suas dicas são muito bem vindas!
Finalmente estou tendo uma direção que possa seguir com relação a minha planta.
Vou procurar seguir o modelo que você me enviou, tentando desenvolver o ápice, acho que para isso terei que, de alguma forma, colocar um dos três galhos, que são os mais grossos direcionados para cima(só ainda não sei qual, rsrs) e tambem melhorar a distribuição das raizes.
Espero que um dia tambem eu possa está contribuindo com os projetos de outras pessoas, para que assim essa corrente seja infinita...
Assim que for fazendo as mundanças na planta vou postando as fotos.
E qualquer dica a mais que tiver, será sempre bem vinda!
Grande Abraço! _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Olá Fernando Alves,
Bela evolução!!!
Concondo com a opinião dos colegas e com as dicas do marco_avelar...
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 11:59 am Assunto: |
|
|
Olá Thiago!
É muito satisfatorio toda a colaboração e insentivo que recebo de vocês.
O Marco Avelar tem sido muito atencioso e suas dicas tem me ajudado muito.
Abraço _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 1:47 pm Assunto: Seria mais ou menos isso? |
|
|
Boa Amigos, segue abaixo as fotos de como pretendo fazer as modificações:
1º Soltei das amarrações uns dos galhos, esse é o que prentendo formar o ápice:
De alguma forma pretendo torçer esse galho direcionando para cima, pois ele ainda esta muito inclinado para a lateral:
e aqui abaixo seria mais ou menos como penso que ficaria com essas modificações:
a montagem não ta muito boa mas é só pra ter uma idéia.
Valeu! _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 3:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando, boa tarde.
Me permite opinar sobre o estilo moyogi pelo qual pretende conduzir sua planta.
Veja esse desenho do artista Marcelo Duprat:
Observe que os galhos saem da parte de "fora" da curva, e que os galhos se fundo saem do meio entre uma curva e outra. Observe que não existem dois galhos saindo em direção oposta no mesmo ponto...
Na projeção que vc fez, o primeiro galho está "dentro" da curva do tronco, e isso não é legal...
Mais sobre os estilos você lê aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html
Mas não se preocupe com isso por enquanto, apenas continue cuidando bem de sua planta...
Abraços |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 3:42 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde, Ezequiel Jr.
Ok, entendi, vou primeiro tentar conduzir o ápice da planta para a forma ideal a partir dai vou começar a direcionar os demais galhos e extrair os que forem preciso... isso tudo da um certo medo de errar... rs... mas com a ajuda de vocês e muita paciencia vou chegar a um bom resultado.
Abraço _________________ Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 3:59 pm Assunto: |
|
|
Dá medo mesmo, é normal, mas com o tempo vai passando...
Procure ler bastante, tem muita coisa aqui no fórum.
Busque matérias na internet, procure conhecer alguém aí na sua cidade para troca de experiência...
Sempre estamos tentando ajudar no que for possível
Abraço |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 4:04 pm Assunto: Re: Seria mais ou menos isso? |
|
|
Fernando Alves escreveu: | Boa Amigos, segue abaixo as fotos de como pretendo fazer as modificações:
e aqui abaixo seria mais ou menos como penso que ficaria com essas modificações:
Valeu! |
Qual programa vc usa para editar/montar as fotos? |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 6:02 pm Assunto: |
|
|
Fernando, uma sugestão, ao invés de tentar tracionar o galho todo na nova posição, faça uma poda bem no ponto que você mostra com a seta vermelha! desta forma terá uma nova brotação que poderá conduzir para formar o novo ápice, e desta forma aumentará a conicidade do conjunto, já que o ápice será mais fino que o resto da planta... |
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 6:18 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Fernando, uma sugestão, ao invés de tentar tracionar o galho todo na nova posição, faça uma poda bem no ponto que você mostra com a seta vermelha! desta forma terá uma nova brotação que poderá conduzir para formar o novo ápice, e desta forma aumentará a conicidade do conjunto, já que o ápice será mais fino que o resto da planta... |
Vou fazer isso amigo, vou podar proximo a seta para que com a nova brotação irei conduzindo para que fique no formato ideal...
muito obrigado pela dica!
|
|
 |
Fernando Alves

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 6:19 pm Assunto: Re: Seria mais ou menos isso? |
|
|
Joao Laudir escreveu: | Fernando Alves escreveu: | Boa Amigos, segue abaixo as fotos de como pretendo fazer as modificações:
Valeu! |
Qual programa vc usa para editar/montar as fotos? |
Boa Jão Laudir!
Eu utilizo o Adobe Photoshop CS3
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|