|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jul 14, 2010 8:11 pm Assunto: Arz061 - Piracanta conservadora |
|
|
Esta é uma das plantas que o Afonso me trouxe para trabalhar. Lembro de ter lido em algum lugar que não se deve fazer desfolha em piracanta. A princípio pensei que a planta poderia ficar fragilizada, como é o caso do buxinho, mas última piracanta que trabalhei, durante o encontro de bonsai, foi desfolhada e voltou muito vigorosa. Pois bem, hoje cheguei a outra conclusão, que não é aconselhado fazer a desfolha em piracantas porque ficamos com as mãos completamente furadas, êta bichinha cheia de espinhos !!!!
Vamos lá, minha primeira idéia seria fazer uma alporquia, já que o tronco é deveras longo, com pouco movimento.
Analisei a planta um pouco mais, cheguei a uma conclusão menos radical, iria utilizar o material disponível para um desenho mais conservador, longe da minha escola preferida (naturalistic), mas é isto, a distribuição dos galhos não é perfeita mas eu me lancei ao desafio.
A noite caiu, lá fora a temperatura caía também, chegando aos 6 graus resolvi levar a planta para a cozinha, a fim de acabar a aramagem...
Chega de conversa, aqui está o resultado e amanhã vou tirar fotos melhores, por hora é o que tenho para mostrar:

Editado pela última vez por Arzivenko em Qui Jul 15, 2010 7:55 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 14, 2010 8:21 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Arzivenko ,show de bola...  |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jul 14, 2010 8:21 pm Assunto: |
|
|
cara
eu naum me canso de falar bem e babar em suas plantas
e espero ver estas fotos e principalmente ela daki uns 2 anos
=)
abraços |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 14, 2010 8:27 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth, pior que essa não é minha, é do Afonso, mas a gente tem um acordo camarada, ele entra com os prés, e eu com o trabalho! Depois a gente divide o resultado. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 12:31 pm Assunto: |
|
|
ótima estilização.
Vc é um dos que eu considero gurus do bonsai aqui no fórum _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
Arz, achei muito bom o resultado, vamos aguardar as novas fotos.
Agora, desfolhar piracantas é doloroso, inclusive, aqui na minha região a chamam de espinho de fogo, devido a sensação de queima quando a gente é picado pelo espinho. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 4:59 pm Assunto: |
|
|
Arzi, eu gosto de árvores caneludas, copas altas.
Esta piracanta ficou muito interessante, diferente!
Ela tem o seu charme e foge dos desenhos que conhecemos.
Vamos acompanhar a evolução. Depois que brotar, ela vai ficar muito bonita!
Eu tenho algumas piracantas mas nunca procedi uma dica que aprendi no evento em Novo hamburgo, em maio passado. Antes de trabalhar nas espinhosas, os espinhos podem ser todos podados. Novos nascerão, com certeza!
Parabéns pelo material e trabalho!
Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 5:41 pm Assunto: |
|
|
Show de bola, bom você tem carta branca. Eu sei em quem confiar. Meus parabéns e lamento os espinhos que são muito doloridos. A princípio também achei que deveria ser feita alporquia, mas ficou bom. Outra coisa a ser resolvida são aqueles dois galhos os primeiro, qual fica e qual sai ou podem ficar os dois?
um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 6:16 pm Assunto: |
|
|
Arzi, mandou bem na aramagem! nao vejo a hora de ver ela com folhas
Gostaria de ter uma, infelizmente está difícil de achar um bom material aqui por perto.
Boa sorte.
Aguardo atualização ;D |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 6:23 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko as minhas sugestões seriam as seguintes:
Seguir o estilo literati:
1-Inclinar a planta para a direita;
2-Retirar os dois galhos da direita;
3- Todos os galhos restantes do lado direito seriam rebaixados;
4- O galho da esquerda seria o galho principal descendo próximo ao tronco, de forma bem tortuosa, mas sem curvas muito acentuadas e com os galhos secundários formar patamares no galho, mas sem galhos muito compridos.
5- fazer um trabalho de madeira morta no tronco para quebrar a monotonia do tronco muito longo e sem movimento.
Lembrei de duas plantas do Valdir Hobus, que é mestre no estilo mais tradicional, que servem de exemplo, uma piracanta para a forma e a outra como exemplo de trabalho em madeira morta.
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 6:38 pm Assunto: |
|
|
Laudir, puro exagero...
Junior, estou com os dedos cheios de espinhos, ainda não tive tempo de pegar a agulha para tirá-los.
Renato, espero ansioso para que ela rebrote, acho que vai ficar bem legal... veremos.
Afonso, Obrigado pela confiança, e pela planta... a conversa sobre os galhos vai longe.. mas acho que por enquanto é cedo, vamos dar tempo ao tempo.
Gustavo, tenta arrumar alguma muda, ou mesmo sementes, em pouco tempo terá mudinhas, plantando no chão elas desenvolvem bem rápido.
Marco, Legal tua visão, vou deixar pra pensar depois que ela estiver recuperada, por hora não da mais pra alterar o projeto, valeu.
Vou tirar foto de outros ângulos, os dois galhos da direita parecem mesmo paralelos, mas não são, estão em planos diferentes, o segundo é galhos de fundo.
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 20, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
acho vc teve uma boa ideia qto a mudança que fez ate agora tbem concordo contigo deixa ela rebrotar .
pra ver como vai ficar e se tiver de fazer alguma mudança novamente que seja pra um futuro .
abraço. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jul 20, 2010 2:31 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho com os galhos! Como sempre! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 21, 2010 12:32 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm Assunto: |
|
|
está ficando esbelta! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|