Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qua Out 13, 2004 1:49 pm Assunto: Mini Buxinho japonês |
|
|
Olá pessoal,
Comprei uma planta e o vendedor me afirmou que o nome e Mini buxinho japonês , será que é isso
Alguem conhece o nome científico?
Favor opnarem sobre o estilo estou na dúvida: Kabudashi(sankan), Hokidashi?????
Amanhã coloco o detalhe das folhas e flores minúsculas. _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 14, 2004 12:42 am Assunto: |
|
|
Olá Rildo,
Apesar da imagem não estar muito nítida, parece ser realmente um "Buxinho" (Buxus sempervirens).
Acho que seria interessante reduzir a 1/3 a altura dos galhos e deixar o tronco engrossar um pouco antes de definir o estilo. Para isto, um vaso maior e mais fundo deve ser utilizado.
Normalmente, na ansiedade de termos logo um bonsai pronto, colocamos a planta num vaso de bonsai antes mesmo dela estar definida. Acho que ocorre ou ocorreu com todos que iniciam na arte bonsai.
Como sabemos, a regra geral é paciência, então, com muita calma, deixe a sua planta se desenvolver e, aos poucos, ela mesma te mostrará qual o estilo que ela deseja ser trabalhada.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 14, 2004 7:56 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, pesquisando na net achei como "Buxus Harlandii" e pelas especificações eu acho que está certo.
Então é assim......toda a muda que eu comprar devo colocar em vaso de engorda para depois de algum tempo (1 ou 2 anos ) poder planta-la em vaso de bonsai?  _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 14, 2004 9:39 am Assunto: |
|
|
Olá Rildo
É como o Sergivaldo falou, a planta vai te dizer o que fazer, a paciëncia e observação é a melhor ferramenta. Existem ocasiões em que quando compramos uma muda ela já vai estar pronta para o vaso bonsai, e outras que teremos que dar tempo ao tempo.
Espero ter ajudado
Abraços!!!
[/quote] _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 2:44 am Assunto: |
|
|
Olá Rildo, estou com o pessoal...
Se fosse você, colocaria ela na engorda por mais uns anos... tem todo o jeito de que vai ficar uma beleza... essa espécie tem o crescimento super lento.
Tenho 3 aqui, um pouco maiores e ainda assim não pude tirar da engorda.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 19, 2004 7:19 am Assunto: |
|
|
Felipe,
Alexandre,
Sergivaldo,
É pessoal, segui os conselhos e coloquei-a no escorredor de macarrão e podei alguns galhos, só que está murchando as folhas . O substrato está com 50% Terra, 30% argila e 20% de areia, estava no sombrite 50% e agora coloquei na sombra. Será que foi o stresse de dois replantios
Obrigado a todos _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 19, 2004 7:35 am Assunto: |
|
|
Rildo escreveu: | Felipe,
Alexandre,
Sergivaldo,
É pessoal, segui os conselhos e coloquei-a no escorredor de macarrão e podei alguns galhos, só que está murchando as folhas . O substrato está com 50% Terra, 30% argila e 20% de areia, estava no sombrite 50% e agora coloquei na sombra. Será que foi o stresse de dois replantios
Obrigado a todos |
Cara é normal as folhas murcharem após um transplante, relaxa...
Se todas as folhas cairem tb não se desespere faz parte. Após o transplante uma semana na sombra ou espere surgir novos brotos pra colocar ela ao sol.
Tecno _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 19, 2004 8:05 am Assunto: |
|
|
se foram podadas raizes eu aconcelharia 2 semanas de sombra total recebendo so a luminosidade e mais duas de sombra parcial recebendo apenas o sol da manha ateumas 9h |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 8:35 pm Assunto: |
|
|
Rildo, não entendi, como assim 2 transplantes?
Não esquenta muito não... tem espécie que sente esse transplante e pode até perder todas as folhas mesmo, como por exemplo as primaveras.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 20, 2004 7:08 am Assunto: |
|
|
Felipe,
É que na euforia de iniciante eu comprei a planta e coloquei no vaso da foto, depois dos conselhos dos amigos replantei no escorredor. _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 20, 2004 1:04 pm Assunto: |
|
|
OK Rildo, não conheço ninguém que já não tenha feito isso alguma vez...
Todos nós fazemos... mas com certeza esse procedimento duplo é um tanto sofrido para a planta.
Mesmo que você venha à perder essa planta, não fique chateado. Não será a última, e só deve servir para acrescentar experiência.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 09, 2004 10:49 am Assunto: Re: Mini Buxinho japonês |
|
|
[quote="Rildo"]Olá pessoal,
Comprei uma planta e o vendedor me afirmou que o nome e Mini buxinho japonês , será que é isso
Alguem conhece o nome científico?
Favor opnarem sobre o estilo estou na dúvida: Kabudashi(sankan), Hokidashi?????
Amanhã coloco o detalhe das folhas e flores minúsculas.[/quote
Oi Rildo, este tambem é um mini buxinho, o que você acha, estou tentando dar um formato para ele, vou deixar ele crescer um pouco mais para ver o que fazer, gostaria de opiniões e sugestões dos Mestres.
Quanto ao seu, a melhor coisa e deixar mesmo no escorredor, e paciência.
sfilipi |
|
|
 |
|