|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
otneto
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 7:00 pm Assunto: Queria a opinião de vocês em meus trabalhos nestas árvores |
|
|
Caros foristas, tudo bem?
Faz tempo que não apareço por aqui porque nada de novo aconteceu. Agora, gostaria da opinião de vocês para ver se estou no caminho correto. Vou colocando algumas árvores que estou trabalhando e aguardo críticas.
Ulmus - Este tem aproximadamente 4 anos.
Visão de cima:
Visão por cima:
|
|
 |
LORDCRAST
Registrado: 01/11/09 Idade: 37 Mensagens: 51 Localização: Sete Lagoas-MG
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 7:19 pm Assunto: |
|
|
Olá, não tenho experiência com nenhuma dessas especies, porem nota-se que o Ulmus(queria ter um) está meio "sufocado" num vaso tão pequeno e o buxinho tb...
a não ser que vc os queira manter nesse tamanho, caso contrario acho que deveria plantar em um vaso maior ou escorredor...
da uma apertadinha ai nos espaços das janelas/sacada/varanda que deve caber 2 escorredores aí sim
agora o acer(meu sonho) tem um bom tamanho já...creio que já da pra ser trabalhado mas prefiro que vc aguarde a sugestão dos mestres pois sou principiante
boa sorte abraço.. |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
LordCrast, o buxinho e o ulmus gostariam que ficassem pequenos, mesmo. Como tenho problema com espaço, costumo achar as árvores menores mais legais.
Valeu pela dica!
Neto |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 8:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Neto!
Se vc colocou as plantas neste fórum é porque vc deseja opiniões, certo? Muito embora, às vezes, elas possam não ser aceitas.
Eu, particularmente, prefiro receber opiniões duras e corretas do que apenas elogios. Prefiro aprender!
Nesse sentido, me sinto à vontade para dar algumas sinceras opiniões ( não necessariamente as certas)
1. Ulmus. Ele está próximo do estilo Hokidachi mas, para tal seriam necessárias algumas correções, tais como: abaixar os primeiros galhos para tirar o efeito bolinha. Contudo o Ulmus não é uma boa espécie para esse estilo. Vejo aí uma boa opção para um Moyogi, bastanto escolher os primeiros galhos e inclinando um pouco a planta para a esquerda.
2. Buxus. Já esse tronco reto acaba direcionando para um hokidachi, até porque, pela madeira dura, vc não conseguiria curvar esse tronco. É cuidar da copa para caracterizar o estilo vassoura.
3. Ácer. Esse Palmatum está pedindo um Chokkan. Tronco reto. Precisa escolher os ramos certos para fazer os patamares. Na parte final do tronco, escolher um novo ramo como ápice para dar continuidade ao retilíneo, já que vejo sinuosidade no ápice, que deve ser tirada. No outono, quando cairem todas as folhas, fazer uma poda severa em todos os ramos, deixando apenas as 2 ou 3 primeira gemas para incentivar brotação secundária..
Bom, neto, acho que é isso aí.
um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 10:09 pm Assunto: |
|
|
Elio, muito obrigado pelas dicas. É por aí, busco, justamente, opiniões. Como sou leigo no assunto, peço ajuda aos "universitários". Muito Obrigado.
Eu gostei muito da dica para o Ulmus, porque ele parece mais topiaria do que outra coisa.
Já tentei baixar os primeiros galhos, mas desisti porque fraturei um deles que se regenrou, depois disso fiquei com medo de quebrar de novo, e desisti.
Ao escolher os primeiros galhos, devo podar todos os secundários? Outono ou inverno devo fazer isso?
Agradeço muito a atenção e saiba que as críticas são importantes para aprender. Foi o que vc disse, mesmo.
Abs
Neto |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|