|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MPFERRO

Registrado: 30/04/10 Idade: 33 Mensagens: 7 Localização: Dois Irmãos-RS
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 1:40 am Assunto: A PARTIR DE QUANDO PODE USAR FERTILIZANTE? |
|
|
Oi esse é meu primeiro post hehe, entao ganhei uma pitangueira no dia 4 de abril... não sei exatamente quantos anos ela tem.. (axo que uns 2 no máximo) a questão é que vi na net no site bonzaikai (http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Pitanga.htm) uma tabelinha sobre quando se deve adubar , e la diz que em maio deve se usar a torta de mamona.
eu queria saber se não tem "idade" minima para adubar, e se eu ja posso adubar minha planta?
Foto algumas semanas depois que ganhei ela
Depois da primeira poda
 |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 10:03 am Assunto: |
|
|
MPFerro
Bem, todos os seres vivos comem não importa a idade...
Como estamos no Outono é uma boa época para adubar para que a planta acumule reservas para o inverno. Como você está no RS, só não adube no outono se estiver muito frio, pois aí a planta pode não utilizar o abudo colocado e com a diminuição das regas pode (eu disse "pode" e não "vai") queimar as raízes e prejudicar a planta
Uma boa opção de adubo é esta que está aqui no Fórum, é mais completa que a TM, pois também tem Cinza que fornece Fósforo que é muito bom para a vitalidade da planta em si. Segue o link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451
Abraços |
|
|
 |
MPFERRO

Registrado: 30/04/10 Idade: 33 Mensagens: 7 Localização: Dois Irmãos-RS
|
Enviada: Sáb Maio 08, 2010 8:31 pm Assunto: |
|
|
hm muito obrigado pela dica! vou fazer essa mistura mas tenho medo das larvas de moscas, eu nao quero deixar secar no sol porque demora muito ;/ entao eu tava penssando em usar potinhos de danone mesmo ou copinhos de café e mante a mistura ali dentro sem seca-la mesmo... mas não vão surgir larvas se eu fizer isso? |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
Eu não tive problemas com larvas, mas eu esperi secar bem antes de usar, pois ele aguenta melhor as regas, sem dissolver tão rápido.
Mas para evitar larvas dá para misturar um pouco de inseticida junto (tipo Dimy)...
Lembre de furar bem os potinhos/copinhos com ferro de solda para que a água possa levar o nutrientes para a terra... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 6:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ao preparar a mistura, acrescente formicida em pó (eu uso um da marca Pica=pau). Para cada litro de adubo, uma colher de chá. Misture bem, antes de acrescentar agua (ao invés de agua pura eu uso biofert plus, um adubo liquido, diluido na agua, acrescenta macro e micro nutrientes e minerais). Para ficar livre do mau cheiro, deixe a mistura fermentando em algum lugar, tipo uma chacara ou sitio de algum conhecido. Ou então, leve para a area rural, algum lugar ermo, que saiba não ser muito frequentado. é só deixar dentro de uma lata velha, escondida no mato. Com uma semana o mau cheiro terá ido embora, aí poderá usar à vontade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|