|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 12:36 am Assunto: COMPREI NO SABADO TUIA STRICTA AJUDA! |
|
|
ESTE AQUI PARECE QUE COM JEITO VAI. AINDA NÃO MEXI NELE,ESTA NO SAQUINHO PRETO DO JEITO QUE VEIO. GOSTARIA DE IDÉIAS,SOBRE PASSA-LO PARA UM VASO DE BONSAI, ESTA COM 50 CM DE ALTURA,BOA FORMAÇÃO DO TRONCO.
NÃO TEM FOLHAS AMARELADAS.
QUAL PRIMEIRO PASSO DEVO TOMAR
Uploaded with ImageShack.us
ABRAÇOS
MARCELO
Editado pela última vez por marcelo bh em Qua Maio 05, 2010 8:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 7:49 am Assunto: |
|
|
Olá, Marcelo, prazer.
Bom, primeiro identifique qual espécie é e então leia bastante sobre ela, os cuidados gerais, como é aramação, adubação, rega, etc - pois quando vc começar a intervir na planta (com troca de substrato, aramação, adubação) ela irá sentir e então vc precisará, digamos, amenizar esses impactos na planta para não pderdê-la - ou seja, você não ratará dela com os mesmos cuidados que está tendo agora.
Por exemplo, se transplantá-la, provavelmente terá de colocá-la na sombra, mas vc tem de ver qual a melhor época e a se ela aceita pouca ou muita luminosidade, etc.
Pode ser que vc já saiba por hábito quais são os cuidados com sua planta, pois como vc disse, ela está saudável.
Tire mais algumas fotos com melhor qualidade.
Eu não tenho experiência com tuias, mas no geral, creio que o primeiro passo que vc deverá tomar será transpalntá-la para um vaso maior com substrato bem drenante - mas isso só na primavera (por volta de setembro/outubro). Depois de um tempo, você poderá aramar e selecionar galhos. Mas aguarde opiniões de mais experientes.
Abraços! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 11:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo.
Esta espécie de "tuia" que você adiquiriu apesar de uma espécie lindíssima, não é adequada para ser cultivada como bonsai.
Não sei se o vendedor lhe informou características desta planta mas ela é conhecida como cipreste-italiano, sendo a variedade mais conhecida a “C. sempervirens stricta”, em forma de coluna que atinge até 18 m.
Não sei que espécies você já cultiva, mas como iniciante te indico adiquirir um ficus ou ulmus. São plantas extremamente resistentes e de fácil cultivo.
Mas se você desejar cultivar sua planta como bonsai, sugiro que estude as características dela.
Eu mesmo fiz isto quando iniciei na arte bonsai e por falta de conhecimento, comprei uma tuia limão (ou tuia holandesa). Ainda a tenho até hoje (6 anos depois) mas não chegou nem perto do que esperava dela como bonsai. Sou teimosinho, hehehe.
E a título de conhecimento, os juníperos, que dentre eles estão as tuias e ciprestes também, devem ser transplantados preferencialmente no final do inverno e no máximo no início da primavera. Isto em localidades que tenham as estações bem definidas.
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

Registrado: 29/04/10 Idade: 53 Mensagens: 67 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 12:14 am Assunto: |
|
|
Pois é Marcelo...não entendo de juníperos, mas se o ricardo ta dizendo, deve ser ruim de cuidar dela mesmo.
Faça isso, compre um ficus que tem um crescimento rapido e aceita qualquer intervenção.
Seja perseverante.
Abraços _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 12:20 am Assunto: |
|
|
Não disse que ela é ruim de cultivar Eloir, falei que não é uma espécie adequada para ser cultivada como bonsai.
Pois provavelmente ela não vai atender como bonsai aos anseios do Marcelo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

Registrado: 29/04/10 Idade: 53 Mensagens: 67 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 11:17 am Assunto: |
|
|
Bom dia Ricardo...
Como me referi ao Marcelo, não conheço os Juniperos, se não conheço, logo não entendo sobre eles. Assim estou na mesma situação do Marcelo, a única diferença que ele comprou uma planta e eu não. Mas vamos supor que eu quisesse comprar uma e ao pesquisar lesse o seu comentário que diz que ela não é adequada para bonsai e que vc tem uma a 6 anos e nem chega perto do que pretendia. Minha conclusão é simples: a planta é ruim (para bonsai, mas não preciso me referir sobre bonsai pq esse fórum é de bonsai).
Esse é o meu resumo de compreensão de seu testo. Ainda mais vendo sua experiência e tempo de participação brilhante nesse fórum.
De maneira alguma quis mudar oq vc falou, apenas expressei minha interpretação.
Abraços _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 8:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bom quando a comprei não me disseram que ela éra uma planta inadequada,inclusive hoje durante o dia comprei uma tuia anã. Mas é como eu disse num outro tópico aqui do forum,talvez eu deva começar com uma espécie adequada,e talvez apanhar menos rss
De qualquer forma só tenho a agradecer a dedicação que estão empenhando comigo,devagarzinho eu vou pegando o jeito, em breve vou comprar mais plantas e ai vou postar mais fotos e com o passar do tempo vou pegando pratica.
Estou me dedicando ao maximo a obter conhecimento sobre cultivo de bonsai. é muita coisa,para aprender nossa estou espantado com o tanto de informação que é nescessária para cultivar um bonsai,é substratos,podas,raizes,espécies de plantas,climas ,temperatura,doençãs,e por ai vai . nunca imaginei que seria tanta coisa assim,mas tudo bem como eu disse devagar eu chego la.
abraços e mais uma vez estou muito grato pela atenção de todos
ai esta uma foto déla !
Uploaded with ImageShack.us
MARCELO
BELO HORIZONTE MG
Editado pela última vez por marcelo bh em Qui Maio 06, 2010 6:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 1:31 am Assunto: |
|
|
Bah Eloir, não sei onde foi parar minhas resposta a você, mas fique tranquilo que entendi perfeitamente sua colocação, apenas quis deixar claro para outros foristas iniciantes que não estão acompanhando o post desde o início.
Marcelo, esta "tuia" que você comprou é uma Chamaecyparis obtusa nana gracilis, popularmente conhecida como Nana, Cedro Nana ou Falso Cipreste. É uma espécie maravilhosa para bonsai, mas requer alguns cuidados. Ela tem crescimento lento e necessita de muito sol. Nunca deixe o substrato secar por completo.
Aqui link com uma ficha da espécie:
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Cipreste.htm
Tenho 3 exemplares, veja este de 22 anos:
E esta tem 5 anos de cultivo, mas era uma muda bem nova, de uns 5 anos:
Todo o desenvolvimento e trabalho executado pode ser visto no meu blog.
http://ricardopaiva.wordpress.com/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 8:52 am Assunto: tuia |
|
|
Parabens Ricardo pelos belos exemplares,e fico contente que pelo menos uma das minhas plantas servem para bonsai rss.Vou dar uma olhadinha no seu blog, e depois vou obter mais informações sobre a tuiazinha na net.
estas fotos dos seus bonsais, ja me ajudaram bastante,pois ja posso ter uma noção de como é o formato da planta, valeu mesmo pelas dicas e fotos
ASSIM QUE EU FIZER ALGUMA COISA COLOCO AS FOTOS OK!
ABRAÇOS
MARCELO |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 9:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo, seja bem vindo.
O bonsai é uma arte que exige bastante estudo e dedicação para que possamos obter belas plantas. Quanto mais natural e velha (ou com aparência de natural e velha), melhor será sua planta, esteticamente falando.
Na net encontramos muita informação, e às vezes podemos nos assustar e achar tudo muito difícil. Mas o tempo que nos dedicamos à arte será cada vez mais prazeroso. Procure ler bastante, estudar, participe deste forum, pergunte e aprenda. Em Bh temos boas empresas que oferecem cursos de bonsai, nos quais "aprendemos a fazer fazendo".
Caso se dedique, em breve você também será tomado pela paixão pela arte!!!
Até +!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 10:28 am Assunto: tuia |
|
|
Obrigado pelas boas vindas Rodrigo ,eu ja estou fazendo pesquisas,vendo bastante projetos,lendo matérias aqui do forum e tamnbém venho recebendo o apoio de vcs que ja são mais experientes acho que agora é só o tempo mesmo,e ir praticando com o material que ja to tendo.
em breve ja vou poder fazer a minha primeira aramagem,devo começar a aramar minha tuia,só não o fiz agora por que ela foi transplantada,ja vai ser mais um contato com a tecnica.
Obrigado pela ajuda
Marcelo
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|