|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:37 pm Assunto: Uso de "placa" para crescimento radial das raízes |
|
|
Amigos, já ouvi falar da técnica em que se coloca uma placa abaixo das raízes no momento do transplante para estimular o desenvolvimento de raízes radiais obrigando, assim, q todo o sistema radicular cresça para os lados.
Gostaria de saber mais detalhes sobre esse processo, que plantas o aceitam melhor, como proceder, etc. Se possível, a indicação de uma matéria sobre o assunto seria bem esclarecedora.
Abraço a todos! |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 11:10 pm Assunto: |
|
|
Rafael as matérias que o Ezequiel te indicou são perfeitas, só não servem para plantas que não aceitam que se mexa nas raízes, como a érica por exemplo. Nos casos de plantas assim acho que não tem jeito de corrigir um nebari ruim. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
No meu caso eu estou colocando aquelas tampas das latas de leite em pó (Nestogeno). Sao de plástico e podem ser reutilizadas em outras plantas posteriormente.
só tenho medo do ficus "estourar" o plastico, uma vez q ele é fera em fazer isso em calçadas, fossas, tubos de esgotos kkkk
em relação à esta técnica, postei um topico da minha duranta:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12691
abraços _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 11:03 am Assunto: |
|
|
Amigos, muito obrigado pelas respostas.
Os links realmente são muito bons. Agora ja vou começar a trabalhar isso em um ficus.
Só tenho mais uma dúvida:
Eu devo lavar as raízes para realizar esse procedimento, retirando toda a terra do torrão? Qual espécies não toleram essa lavagem das raízes?
abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|