|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 8:13 am Assunto: Apelo por um bonsai melhor |
|
|
Amigos, em nenhum momento esse topico é para falar que sou melhor do que ninguem. É apenas aproveitando o gancho do outro topico.
O UNICO INTUITO AQUI É: COMO MELHORAR NOSSAS PLANTAS
Acho que poderiamos fazer um topico: ''Por um bonsai melhor''. Com o intuito de conversar sore a evolução dos bonsais (desculpem sobre o plural na palavra bonsai mas acho horrivel falar 3 bonsai) e como deixar nossas plantas melhor. Eu tenho alguns trabalhos que nao me agradam e muitas vezes nem ser porque. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 8:35 am Assunto: |
|
|
Isso começa pela idéia de que qualquer planta pode se tornar bonsai, ou a verdadeira tentativa de tirar "leite de pedra"...
O fato é que algumas plantas, que atualmente não possuam potencial, provavelmente levarão diversos anos até ficarem aceitáveis. Outras, porém, que hoje possuem potencial, em um ou dois anos podem se tornar uma bela peça.
Ao meu ver, começa pela escolha do material a ser trabalhado, sementes e mudinhas podem ser recompensadas a longo prazo, mas o processo é longo.
Só uma opinião pra aquecer o tópico, até porque não sou melhor que ninguém daqui. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 11:18 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Muito oportuno esse tópico!
Como melhorar nossas plantas?
Começa pelo fato de que não somos donos da verdade, então, por que não abarrotarmos o fórum "minha árvore e a sua opinião" com nossas plantas, seja aquela que vc acha "perfeita"; seja aquela que vc tem vergonha de mostrar.
Algumas plantas que achava que não tinha mais nada a mudar, fui surpreendido com visões diferentes da minha e que vieram melhorar muito minhas plantas, apenas colocando no fórum e aceitando, humildemente, opiniões, dicas, etc.
Ainda hoje, tenho vergonha de mostrar algumas plantas, por erros cometidos no passado, mas, que se ao obter novas opiniões, pode ser que haja conserto...........rsrsrsrs! (prometo começar colocar minhas coisas feias!!)
Isso seria apenas "uma" das muitas formas que temos para melhorar nossas plantas!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 11:58 pm Assunto: |
|
|
Muito bom este tópico.
Por vezes vejo plantas no "Minha árvore e sua opinião" com comentários bem superficiais.
Acredito que nossos bonsai (desculpe Rodrigo, mas não consigo falar no plural ) podem ser melhorados a partir das dicas e visões dos amigos do forum. Mas está faltando, por parte da maioria, de fazer comentários mais consistente. Por exemplo, vejo pouquíssimos colegas publicando projeções. E aqui não falo das bonitas feitas no Photoshop e sim das funcionais para ilustrar uma idéia.
Também penso que por vezes alguns argumentos carecem de embasamento teórico e prático.
Ainda acontece também de serem postadas muitas plantas em que seus donos não dizem o que desejam ou pensam sobre elas, e desta forma posso estar dando dicas para um shakkan e o autor está querendo um moyogi.
E por fim, os foristas que recebem dicas dizem "obrigado, vou aplicar e depois posto o resultado" e este retorno é muito baixo. Isto é gratificante pra quem recebeu as dicas, pra quem contribuiu e como aprendizado para os demais.
Vou fazer como o Elio e postar meus "bonsaihorríveis", por enquanto, pois tenho certeza que com a ajuda de vocês, vão ficar bem melhores! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 8:40 am Assunto: |
|
|
Ótimo tópico pessoal.
Como disseram, para melhorarmos nossas plantas acredito que o fundamental é essa pesquisa de opiniões. E aceitá-las ou pelo menos mudarmos um pouco a antiga visão que tínhamos sobre elas é ainda mais importante.
Claro que não precisamos postar todos os nossos erros aqui, pois acredito que o aprendizado de uma planta poderá ser aplicado em várias. Isso é questão de visão prática.
Falo por experiência, pois já mudei muitas plantas baseado em tópicos aqui dos colegas, e o resultado melhorou muito.
Sem dúvida esse contato que temos aqui no fórum é essencial para esse nosso crescimento.
Obrigado a todos que colaborarem. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 07, 2009 9:30 am Assunto: |
|
|
Olá amigos, bom dia
Primeiramente parabéns ao Rodrigo pela iniciativa de criar o tópico, muito oportuno.
Minha opinião é bem parecida com a do Ricardo Paiva. Quanto eu comecei a participar do fórum ele era mais "rico" em termos de interesse do pessoal em postar argumentos e orientações de qualidade...
Estava converssando com outro forista esses dias justamente sobre isso, a perda da qualidade do fórum. Não sei se é impressão minha... tomara que seja...
Como penso que estou crescendo em meus estudos, e assim como eu deve existir vários aqui no fórum, carecemos de informações cada vez mais específicos.
Tem muita postagem do tipo: "bela planta, parabéns!". Confesso que eu mesmo já postei muito disso, só pra postar mesmo... mas com o tempo fui percebendo que é necessário mais do que isso...
Na minha opinião, quem posta no fórum "minhas plantas e sua opinião" não quer apenas um elogio, senão ele postaria no "centro de exposições para o forista"... às vezes vejo uma corrida pra ver quem elogia mais uma planta, só por que é de um amigo, uma figura mais popular, mais experiente... sei lá...
Já postei planta minha que demorou 20 dias pra alguém dar um pitaco... pra dizer que estava "Linda!"... mas a planta era horrível, uma das piores, e eu postei pra colher opiniões por que eu estava cansado e olhar pra ela e não enxergar nada... por isso eu tenho muita dificuldade de colocar minhas plantas no fórum, mas aos poucos cou quebrando esse paradigma... e penso que é exatamente por aí...
DEVEMOS QUEBRAR, EXTRAÇALHAR, MOER, DETONAR... (sei lá qual a melhor palavra) NOSSOS PARADIGMAS!!!
À partir do momento que reconhecermos que somos os piores, os que sabemos menos, os que temos as piores plantas, que devemos recomeçar do zero... aí sim, aí começaremos a crescer no bonsai...
Devemos aceitar que não sabemos nada... muito pouco... temos muita dificuldade em aceitar argumentação técnica, que, aparentemente, foge daquilo que o mestre falou. Mas é claro, nunca duvidando da experiência de um mestre, por que mestre é mestre... mas as ciências evoluem, e o bonsai faz parte disso... o bonsai não miniaturiza apenas uma planta... ele miniaturiza uma parte da natureza... quanda vida não há em um bonsai... quantas diferentes espécies de microorganismos... de diferentes reinos, filos, classes, ordens...
DEVEMOS ROMPER NOSSOS PARADIGMAS!
Por esses dias estou muito feliz, por que tenho uma amoreira, a primeira planta que eu fiz quando comecei a estudar bonsai... pequei uma estaca e enfiei na areia... essa planta foi crescendo, e eu usando ela pra treinar minhas aramações, podas, adubos, desfolhas... no primeiro ano eu desfolhei ela umas 20 vezes... que ansiedade... depois de um tempo, que pensava eu, a plantar estar com uma boa famificação, eu postei ela no fórum... e veio um amigo e deu a dica: "deixa ela crescer livremente por cinco anos e depois faça uma poda drástica"... isso pra mim foi quase um golpe... rss
Mas depois de algumas semanas observando a planta e refletindo... tomei a decisão... hoje ela tá em um recipiente de uns 40 litros, com um bom substrato e têm galhos de mais de 2 metros de comprimento... seu tronco quintuplicou, as folhas estão imensas... a planta está se desenvolvendo... e daqui uns anos vou fazer a poda drástica... por que se eu quiser ter uma plante decente, é assim que devo fazer... ouvir os mais experientes...
Então amigos, penso que é isso, para que nossas plantas evoluem, penso que devemos evoluir primeiro... e não se evolui se não aceitarmos que não sabemos nada, que não somos donos da verdade, que não é por que tem faculdade é o dono da razão...
Funcionou comigo, e espero que funcione com todos, mas inicialmente é necessário o principal:
DEVEMOS QUEBRAR, EXTRAÇALHAR, MOER, DETONAR... (sei lá qual a melhor palavra) NOSSOS PARADIGMAS!!!
Desculpe se fui extensivo, retórico e chato nas minhas palavras.
Espero que sirva para alguém...
Abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 11:47 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
acho oportuna essa discussão a respeito da qualidade das postagens e por consequência a qualidade das nossas plantas. Acho que o Ricardo e o Ezequiel foram muito felizes em suas colocações e não deixaram muita coisa a acrescentar sobre o assunto; mas vou tentar dar a minha contribuição...
Também tenho percebido (neste e em outros fóruns) uma queda na quantidade de postagens e o que é pior, a diminuição de boas opiniões sobre as plantas postadas, como apontado pelo amigo Ezequiel:
Citação: | Minha opinião é bem parecida com a do Ricardo Paiva. Quanto eu comecei a participar do fórum ele era mais "rico" em termos de interesse do pessoal em postar argumentos e orientações de qualidade...
Estava conversando com outro forista esses dias justamente sobre isso, a perda da qualidade do fórum. Não sei se é impressão minha... tomara que seja...
Tem muita postagem do tipo: "bela planta, parabéns!". Confesso que eu mesmo já postei muito disso, só pra postar mesmo... mas com o tempo fui percebendo que é necessário mais do que isso...
Na minha opinião, quem posta no fórum "minhas plantas e sua opinião" não quer apenas um elogio, senão ele postaria no "centro de exposições para o forista". |
Só para ressaltar as considerações do Ricardo Paiva:
Citação: | Por vezes vejo plantas no "Minha árvore e sua opinião" com comentários bem superficiais.
Acredito que nossos bonsai (desculpe Rodrigo, mas não consigo falar no plural Rolling Eyes ) podem ser melhorados a partir das dicas e visões dos amigos do forum. Mas está faltando, por parte da maioria, de fazer comentários mais consistente. Por exemplo, vejo pouquíssimos colegas publicando projeções. E aqui não falo das bonitas feitas no Photoshop e sim das funcionais para ilustrar uma idéia. |
Citação: | Também penso que por vezes alguns argumentos carecem de embasamento teórico e prático. |
Citação: | Ainda acontece também de serem postadas muitas plantas em que seus donos não dizem o que desejam ou pensam sobre elas |
Citação: | E por fim, os foristas que recebem dicas dizem "obrigado, vou aplicar e depois posto o resultado" e este retorno é muito baixo |
As razões para o desinteresse podem ser muitas mas vou me ater a apenas duas:
A própria queda na qualidade como um círculo vicioso: a falta de qualidade é agravante para a perda de qualidade
O fórum é muito usado apenas para busca de informações como se fosse simplesmente um self-service de orientações sobre bonsai. O nosso fórum tem mais de 3000 inscritos. Salvo aí a falta de conhecimento e timidez de muitos colegas, não vemos mais que 50, no máximo 100 foristas que participam EFETIVAMENTE opinando e não apenas postando mensagens de "muito linda" apenas para chegar a 1000 mensagens e ganhar medalhinhas... É óbvio que um elogio é merecido e necessário mas o fórum precisa ser mais que isso!!
Muitos que solicitam ajuda sequer colocam uma foto da planta, ou quando o fazem é apenas uma foto de frente que não mostra a estrutura
Não é tão raro ver um ou outro colega que quer ajuda para um procedimento de poda ou modelagem mas se limita a apenas fazer uma descrição superficial da situação em que se encontra a muda. Ora se nem mesmo o dono, maior interessado tem tempo de fotografar, editar e postar algumas fotos, o que se poderia esperar dos outros foristas? Que eles tivessem mais interesse?
Para dar conta da importância deste Fórum no meu aprendizado, vou pedir licença aos amigos para lembrar uma das minhas plantas que eu, modesta e humildemente considero uma das minhas mais bem encaminhadas com a ajuda dos amigos:
Para finalizar, a qualidade do nosso espaço só depende de nós mesmos...
Uma corrente é tão forte como o mais fraco dos seus elos...
Abraço a todos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Salve, salve, salve......
Como é bom ler certas coisa neste forum. Muito bom, acho que depois de um longo e tenebroso inverno estamos acordando. Parabéns Rodrigo pelo tópico.
Arzivenko, acho que você tocou no ponto cruscial. Não se tira leite de pedra. A escolha da matéria prima, a correta preparação da muda é o alicerce para um bonsai de qualidade, certos detalhes não podem ser suprimidos. Todo mundo propaga que é preciso paciência, mas poucos de fato conseguem agir com paciência.
Ezequiel, acho que sei quem jogou um balde de água fria em sua muda de amora, hahahahaha. Espere a segunda brotação e você ficará ainda mais contente com sua muda e com seu trabalho.
Wilson |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 07, 2009 2:12 pm Assunto: |
|
|
Então Wilson, eu não ia citar nomes...hehe
Mas saiba que são dois períodos distintos, o antes e o depois de suas dicas... me fez abrir os olhos para uma coisa que sempre esteve alí... na minha frente... me fez ter mais coragem de cortar na base e começar do zero...
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 5:49 pm Assunto: |
|
|
Beleeeeeeeeeeeeeeeeeza!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 11:51 am Assunto: |
|
|
Será que as nuvens negras estão se afastando e o apelo pela qualidade de informação e de arte está chegando nesta sala?
Estou sentindo mudanças, mas para isso é preciso dedicação dos mais experientes, estes farão o balisamento da qualidade se por cima ou por baixo, e da mesma forma a paciência de quem pergunta ou expõe, seja iniciante ou não, temos que avaliar que nem sempre são experts num fórum aberto que opinarão sobre nossas plantas, então exsite o bom senso e o respeito por cada indivíduo.
Então sugiro que seja elogiado o que realmente deve ser, deve ser dado força para o que se deve melhorar, assim como o Wilson se referiu à planta de Ezequiel há tempos atrás, não devemos passar a mão na cabeça para nos passarmos por bonzinhos, mas dar o que realmente se pede, informação de qualidade, com muito respeito, é claro.
Se alguns dos membros nos quais observam e não postam começassem a voltar ao recinto seria de enorme valia, o povo depois de um tempo perde um pouco da vontade de postar por vários motivos e isto já foi falado muitas vezes por aqui, eu mesmo sou um que estou muito devagar pelo fato tvz desta tal qualidade estar caindo a cada dia, quem sabe agora não fazemos um reta para cima neste gráfico? Quem sabe até os moderadores voltem a postar tbm?
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 3:38 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Moderadores ? Ah... é aquele pessoal que faz contagem regressiva para os eventos, logo, logo eles aparecerem. Postar pra ajudar os colegas e o desenvolvimento da arte é apenas "nosotros". |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 4:46 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito do tema abordado neste tópico, por isso resolvi dar o meu pitaco.
O que vou escrever é minha opinião, caso eu esteja errado por favor me corrijam.
Embora seja registrado no fórum há pouco mais de um ano, eu já sou acompanhante assíduo há mais tempo. Ultimamente tenho tido a impressão de que alguns dos foristas mais experientes estão um pouco afastados, pelo menos não estão postando muita coisa. Por consequência a qualidade de muitas opiniões esta reduzida apenas aos "falsos elogios", prejudicando deste modo a qualidade do fórum em si.
Eu confesso que não opino em algumas plantas principalmente por não saber o que fazer, pois ainda não tenho experiência quanto à estruturas e estilos, ainda não consigo enxergar um futuro em algumas plantas. Todavia tem muita gente boa nisso aqui no fórum, mas pouco se vê elas dando opiniões e dicas nas plantas alheias.
Acredito que se o pessoal mais experiente opinasse mais, sem medo de ofender o dono da planta, o qual teria que aprender a ouvir, o fórum se tornaria muito melhor, pois todos que tiverem a oportunidade de ler aprenderiam alguma coisa.
Att,
Salo. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:52 pm Assunto: |
|
|
Pois é Wilson, o que mais eu posso acrescentar?
Salo meu camarada, vc acertou em cheio e fez um resumo da real visão da maioria, tvz por isso apenas alguns elogios de iniciantes à muitas plantas, tvz muitos tenham cansado de falar para pôr no jardim pq não presta pra bonsai, ou coloca num vaso grande, ...
O vazio quem sabe é por isso, falta de material bom para opinar, pois qdo aparece algo melhor muita gente sacode a poeira e dá pitacos, ficam até emocionados, se posso falar assim.
O nível do fórum só melhorará se a balisa estiver lá em cima, pelo menos no meio, digo isso tbm respeitando o nível de nosso bonsai, é claro que não podemos nivelar pelo bonsai italiano, japonês, espanhol, tailandês,... somos muito novos, mas se não acrescentarmos qualidade, ficaremos para trás um bom tempo.
Se houver uma proposta neste sentido eu tô dentro, se juntar uma turma com esta preocupação e quem sabe até fazer um fórum específico para opinar mudinhas, tbm acho que se deva considerar, ou dividir o "minha planta e sua opinião" em Bonsai e pré-bonsai, com moderadores ativos sabendo separar um do outro.
Enquanto isso, continuo no aguardo...
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 10:48 pm Assunto: |
|
|
Acho que para melhorar o nível do Fórum devemos ser mais críticos, não adianta ficar passando a mão na cabeça dos iniciantes e dizendo pra plantar no escorredor e pôr na mamadeira, certas plantas nunca se tornarão um Bonsai!
Acredito que para melhorar a qualidade da discussão no fórum devemos tratar o assunto com mais seriedade, falando a realidade para os iniciantes, essa história de desestimular não existe, vejam como os Foruns estrangeiros tratam seus membros. Eles ensinam as técnicas e não ficam repetindo sempre a mesma ladainha, mamadeira e escorredor, como se isso fosse fazer milagre...
Não gostaria de parecer agressivo, mas devemos encarar as críticas de maneira positiva, aprendi muito mais com as críticas feitas às minhas plantas do que com aquele tipo de comentário: "Vejo que estás no caminho!", "Muito bom", "Vai se tornar um ótimo Bonsai no futuro" e etc. Esse tipo de comentário não faz ir a lugar nenhum, não faz crescer... Olhem o minha árvore e sua opinião, 90% são comentários desse tipo!
Um abraço para os amigos! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|