Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 12:29 am Assunto: Ficus Mame |
|
|
Este ficus microcarpa foi retirado de uma rachadura em um muro. Não tem o registro da data correta, mas acho que foi no início de 2008.
Bem, como já apresentava uma boa conicidade no tronco, fiz algumas podas nos galhos nos galhos, inclusive zerando a planta para formar uma estrutura mais adequada.
Foi transplantada para este pequeno vaso de treinamento. Ainda tenho dúvida sobre a frente e um dos galhos posicionados a frente da planta, se o deixo ou elimino.
Reposicionando a posição da planta – será?
Gostaria d aopinião dos amigos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 12:57 am Assunto: |
|
|
Ricardo que belo achado!
Eu acho que seria bom retirar o galho da frente.
Quanto a posição eu prefiro a da primeira foto, deixa a planta mais imponente, mais sólida, como aquelas que têm ganho concursos de shohin ultimamente.
Abraço! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 7:47 am Assunto: |
|
|
Que achado em Ricardo. aqui em laguna tem muitos ficos que nascem nos muros , nas paredes , nos telhado.
Parabens _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 7:50 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
também acho que o galho deve ser retirado. Me parece que é apenas uma ligeira mudança de posição quanto às duas fotos para a frente, por isso a minha pergunta é: em qual delas o nebari fica melhor posicionado? Também acho a primeira foto melhor, mas talvez deva levar isso em consideração...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 9:48 am Assunto: |
|
|
Nossa que maravilha!!!
Ricardo, vou vasculhar uns muros aqui da região, será que acho algo como isso??? , ho vontade... vamos deixar com voce...
O que o edson disse é importante creio eu, a posição do nebari pra determinar o corte do galho que está pra frente...
Após o trabalho e desenvolvimento, volte a postar essa pequena beleza!!!
Abraços, tudo de bom
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 10:25 am Assunto: |
|
|
Ricardo, vai ficar um mame de Ficus retusa Show!
Eu tiraria esse galho que atravessa. Muitos outros nascerão em toda volta e aí é só escolher.
Eu tenho um menorzinho. Pelei toda a volta e rebrotou intensamente. Agora já está com os galhinhos aramados e baixados para manter a altura.
Ah, eu ficaria com a posição, inclinação e frente da primeira foto.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 6:55 am Assunto: |
|
|
Decidido então: vou retirar aquele galho. Depois posto nova foto.
Marco - a maioria também prefere a 1ª foto, valeu.
Joel - estas plantas em rachaduras esconde verdadeiros tesouros e retirando-as, além de ter um excelente material, estas ajudando além da árvore, o dono do imóvel pois elas detonam o local. Se ai tem muitas, vá atrás!!!!
Edson, o nebari ainda está em formação pois todas as raízes são novas. Ele é radial e parece bem promissor.
Ricardo - como disse ao Edson, o nebari ainda está se desenvolvendo. Quanto a planta, procure em sua cidade e voc~e vai se surpreender com o que vai achar.
Elio - valeu. Depois posto nova foto. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 8:54 am Assunto: bonsai |
|
|
O vaso ideal, a meu ver, deverá ser redondo e em cor ocre ou cor de terra, para realçar ainda mais o excelente trabalho que ficará. Parabens pelo trabalho até agora realizado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 11:45 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, conforme a opinião dos amigos, retirei o galho "dúvida">
Vejam como ficou:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:56 am Assunto: |
|
|
ta muito bonita, otima conicidade, acredito eu que basta formar uma copa com uma boa ramificação dos galhos e ta prontoo!
Parabens _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Muito Bom Ricardo...
Vamos esperar um desenvolvimento sadio, irá ficar show!!!
Abraços _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
|