Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GAVAN
Registrado: 20/03/07 Idade: 57 Mensagens: 74 Localização: Porto Uniao - SC
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 8:26 pm Assunto: |
|
|
Olá Gavan!
Eu podaria logo acima desse brotação.
Me diga uma coisa: São dois troncos ou duas plantas?
Gavan, é a primeira vez que vejo alguém de Porto União aqui no fórum. Isso me faz lembrar que me criei dos 7 aos 15 anos aí em União da Vitória, já que é só atravessar a linha de trem e estamos em Porto União.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
GAVAN
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 12:45 pm Assunto: |
|
|
Olá, Elio.
Desculpe a demora na resposta. Respondendo a sua pergunta: na verdade é uma só planta mas que teve uma estranha ramificação logo acima do nebari dando a impressão de serem duas. A planta é enorme - quase 70cm de altura e 12 cm de tronco. Vou considerar a tua opinião sobre a poda perto daquela brotação e é bom saber que conhece a região do planalto norte catarinense. Saudações! |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
Apenas postando as fotos para facilitar a visualização dos foristas
 |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 9:41 pm Assunto: |
|
|
Eu eliminaria todo o galho reto!
Deixaria apenas o mais torto, que por sorte é o que tem o broto!
Que vc acha? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 10:03 am Assunto: |
|
|
Gavan, é um prazer saber que tem mais um bonsaista por perto. Morei de 73 até 85 em Porto União, uma vez conversei com um bonsaista que morava perto do morro do Cristo, se não me engano ele trabalhava no Banco do Brasil, mas perdi contato com ele. Quem sabe podemos trocar umas idéias.
Se tiver msn me adicione: jrmotos@hotmail.com
Quanto a sua planta, eu retiraria o galho reto, ficaria com o sinuoso como ja foi sugerido acima, se não me engano esta espécie enraiza de estaca. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
GAVAN
|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 3:48 pm Assunto: |
|
|
Agradeço pelas opiniões, Marcos e Junior. Nesse final de semana vou dar uma atenção especial a essa planta e com certeza pensarei nas dicas dadas.
Vou te adicionar no msn, junior, assim podemos trocar idéias. Na verdade estamos bem perto. trabalho em uma empresa da tua cidade e essa pseudocydonia e mais 4 de bom porte foram coletadas aí em General Carneiro. Fiz algumas estacas que já estão brotando. Uma curiosidade é que coloquei uma estaca grossa de 22cmx4cm em um recipiente cheio de água e é a que está brotando e emitindo raízes com maior vigor...vou ver como ela se sai daqui para frente e aprender com essa nova experiência.
Abraços! |
|
|
 |
|