FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Goiabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acpera

MensagemEnviada: Ter Maio 21, 2013 11:09 pm    Assunto: Goiabeira Responder com citação

Ola, Amigos.

Estou precisando da ajuda, pois meu pai precisou arrancar uma goiabeira devido a uma reforma na casa. Resolvi coloca-la em um balde para ver se existe a possibilidade de fazer um bonsai. O que acham? A goiabeira é uma planta que posso usar para bonsai? E que estilo posso usar?

Seguem as fotos:

Aguardo opiniões. Abraço a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Pode sim usar para bonsai.
Respeitando a época certa para a poda, eu faria os cortes nas linhas vermelhas.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acpera

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo, obrigado pela ajuda, Essas podas posso fazer no início da primavera?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pode sim, ao final da primavera ela estara recuperada do extres e iniciara a emição de brotos, ai vc poda.
Na foto marquei os pontos mas esqueci de marcar o apce, você pode marcar uns 3 ou 4 dedos acima da bifurcação e cortar tbm.
Abraço
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

Esse broto ladrão corta fora também.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 26, 2013 7:29 pm    Assunto: Acompanhando Responder com citação

Eu seguiria a sugestão do djalmo
è com certeza a melhor esolha. Dará conicidade e movimento aou tronco. Muito provavelmente nascerão novos galhos abaixo dos galhos retirados o que ajudarão na cicatrização
Acompanhando
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 26, 2013 7:40 pm    Assunto: Re: Acompanhando Responder com citação

bom material.
parabens.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 27, 2013 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com a sugestão dos cortes do Djalmo, só acho muito em cima do tempo o fazê-lo nesta primavera já. Ela sofreu poda drástica, foi arrancada(trauma nas raízes), vai se recuperar e em pouco tempo terá novamente seu crescimento interrompido, exigindo dela uma força de recuperação já exigida em pouco tempo, ou seja, essa recuperação se dará com menos força, menos vigor de resposta ou até a morte. Sugiro começar uma adubação de maneira branda na primavera e ir intensificando aos poucos de acordo com a resposta da planta. No ano seguinte, plenamente recuperada das raízes, fazer o corte. Agosto é um bom mês aqui no sul pra fazer isso, ver sua região...
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 27, 2013 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, parabéns!!!!!!!!!!!!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 28, 2013 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Na minha humilde opinião , o MarcoPoa esta certo, afinal o outro nome que damos a arte é : Paciência.

É preciso saber se a goiabeira vai vingar e rebrotar, posto que é um material com calibre de tronco já não tão fino ( planta mais velha demora mais para se recuperar).

Esse broto ladrão não serve de paramêtro para a recuperação, pode acontecer de toda a planta secar e o broto progredir.

Minimo de 1 ano para qualquer intervenção, opção de fazer em 2 , mas 3 seria certeza de sucesso.

Quando fez a coleta poderia ter cortado bem mais baixo, forçando desta feita a emissão de brotos mais proximos ao nebari, favorecendo uma futura estilização seguindo a orientação de cortes feita pelo Djalma ( muito boa por sinal).

No mais, paciência, cuidados , sol e agua.

Boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 29, 2013 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Na minha humilde opinião , o MarcoPoa esta certo, afinal o outro nome que damos a arte é : Paciência.

É preciso saber se a goiabeira vai vingar e rebrotar, posto que é um material com calibre de tronco já não tão fino ( planta mais velha demora mais para se recuperar).

Esse broto ladrão não serve de paramêtro para a recuperação, pode acontecer de toda a planta secar e o broto progredir.

Minimo de 1 ano para qualquer intervenção, opção de fazer em 2 , mas 3 seria certeza de sucesso.

Quando fez a coleta poderia ter cortado bem mais baixo, forçando desta feita a emissão de brotos mais proximos ao nebari, favorecendo uma futura estilização seguindo a orientação de cortes feita pelo Djalma ( muito boa por sinal).

No mais, paciência, cuidados , sol e agua.

Boa sorte.

Sempre bom ter o aval de um bonsaista de verdade como o Bomsérgio, e realmente quando faço meus yamadoris ja tento vizualizar a poda o mais proximo possivem do definitivo para evitar intervenções por um longo periodo, tenho plantas que errei na altura da poda e atrazei bastante a evolução do material, então agradeço e concordo tbm em esperarm mais para fazer as podas.
Abraço.
acpera

MensagemEnviada: Dom Jun 09, 2013 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço aos comentários e ajuda de todos, com certeza vou deixar ela se recuperar pois mais tempo, foi uma intervenção grande. É bom contar com o auxilio dos amigos que estão a mais tempo trabalhando com essa arte que cada vez me cativa mais. Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: