FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticaba - Possibilidades
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 9:34 am    Assunto: Jaboticaba - Possibilidades Responder com citação

Pessoal,

após muita procura por uma planta que me agradasse, a próxima etapa é a de qual estilo escolher, e se é possível trabalhar a planta para tal.

Gostaria de opniões sobre o que posso fazer.

Obrigado

Renato Laureano

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Tens um belo material para "looooongo prazo".

dica: MUITA REGA E UM SUBSTRATO COM BOA DRENAGEM VAI AUXILIÁ-LO EM MUITO
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Ótima planta para se trabalhar no estilo natural...

faça uma poda deixando 1/3 da planta.. fotografa denovo, de vários ângulos, e coloca aqui pra nós.

Se for trocar de pote, trocar substrato, ou coisa do gênero, deixe as intervenções para a próxima primavera.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 10:00 am    Assunto: Responder com citação

sim prezados,

eu penso nessa planta para longo prazo mesmo, pois quero deixa-la primeiramente bem vigorosa. E gostaria de saber de voces, qual o vaso que coloco a planta, porque ca pra nos lata de tinta é deprimente.

Más eu queria já acostuma-la num vaso mais baixo, para quando eu for efetivamente trabalha-la, as raizes estarem já preparadas para tal.
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 10:14 am    Assunto: Responder com citação

Você pode comprar bacias de plástico bem grandes.

A jabuticaba possui uma raiz pivotante (chama de pião), que é a mais vigorosa e cresce pra baixo. Esta é a primeira raíz que deve ser eliminada para que a planta se adapte a um pote mais raso.

Se for fazer o reenvase agora, tente não desmontar todo o torrão, mantenha alguma terra junto com as raízes finas. Corte a raíz pivotante, ponha na bacia, e complete com substrato. No caso da jabuticaba é preciso muita água, regue diariamente. Você pode fazer uma poda ou uma desfolha parcial, para que ela não perca tanta água (mas esta questão é bastante controversa).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

acho que estou tendo uma aula e tanto. Más aproveitando um pouco mais, qual seria o substrato ideal para a jaboticaba?

e outra pergunta, é sobre uma mudinha que está ao lado do tronco principal. É possivel que eu consiga extrai-la e planta-la com possibilidade de sobreviver?

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 7:22 pm    Assunto: b onsai Responder com citação

O melhor a fazer nessa jabuticabeira é cortar toda a parte aerea a partir de determinado ponto, forçando novas brotações, visando densificar a estruturação aerea (aumentar a massa verde, mais folhas). Com isso, sua planta irá ganhar um apelo visual mais interessante, inclusive. Very Happy

Em seguida, replante ela em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, o que irá ajudar bastante na recuperação, pois irá fornecer mais espaço para o desenvolvimento de novas raízes capilares (raízes que alimentam a planta). Quanto mais raízes houver, mais brotação de galhos e folhas irá ocorrer, melhorando todo o conjunto. Lembre-se de cortar fora qualquer raiz grossa que houver, inclusive as que crescerem para baixo. Pode manter alguma raiz grossa mais proxima da base do tronco, desde que isso não estrague o visual do nebari. Very Happy

O substrato ideal é caco de telha, terra granulada, carvão vegetal, casca de pinheiro ou de qualquer outra arvore, desde que bem seca, pedrisco. Adubação só 45 dias depois do reenvase. Rega sem encharcar, mantendo a planta em local semi sombreado, evitando exposição solar intensa. O período agora é recomendável para esse tipo de trabalho, vez que ainda estamos na primavera. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: