FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

meu primeiro kengai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 8:59 am    Assunto: meu primeiro kengai Responder com citação

Esta é minha primeira experiência com cascata, é uma piracanta, agora está cheia de frutos.
O que pode ser melhorado, estou tentando o adensamento, sei que o estilo não é tão fácil e estou indo meio na raça com o aprendizado, leio muito no fórum.

obrigado

o tempo... depois de passado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Posta mais fotos de outros angulos (superior inclusive)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Ta ficando bonita!

Da tempo pra ela que tudo vai dar certo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 7:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Está faltando aramar os galhos e força-los a uma posição mais horizontal, com vistas a formar estruturação (patamares). Primeiro, desfolhe toda a planta, podando em seguida os galhos, visando buscar conicidade neles desde o tronco principal. Depois, arame e reposicione, estabelecendo a sequencia mais adequada a estruturação, lembrando que cada galho aramado deverá ter sua ponta voltada um pouco para cima. Very Happy

O tronco tem um ótimo movimento inicial, mas o galho da direita deverá ser cortado fora, e o outro, mais grosso, na esquerda, deverá ser aramado e conduzido de forma a acompanhar o movimento do tronco principal. Aliás, na ultima parte, na brotação apical final, o tronco segue uma linha muito reta, que deverá ser reconduzida tambem, recebendo um leve movimento sinuoso, voltada sua ponta para a direita, na foto.

Ao reposicionar os galhos devidamente aramados, em situação mais horizontal, criando patamares, deverão eles ser conduzidos em leves movimentos sinuosos, semelhantes ao tronco principal igualmente, mas sem forçar, para evitar perda de material. As pontas ficam levemente curvadas para cima, sem excesso. Com isso, aumentará a area de densificação, ocorrendo maior brotação. Lembrando que ao final do trabalho, a planta deverá repousar em local levemente sombreado, evitando-se exposição solar intensa, até que recupere-se plenamente, quando então poderá ser agregado adubação organica, inclusive. Very Happy

Nesse trabalho, além da retirada total das folhas, os frutos, se houver, deverão ser retirados tambem. Use uma tesoura fina para cortar as folhas nos talinhos, fazendo o mesmo com os cachinhos de frutos, quando houver. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, tuas recomendações estão perfeitas. Seisdedos, siga fielmente as orientações.
Faço apenas uma correção, até por conta da aula que tivemos recentemente com Uma doutora em botânica.
Quando o bonsai está com patamares formados e que não precisam adensar ( que não é teu caso), a ponta deve ser virada para cima porque a natureza assim procede.
Mas, como teus patamares estão ralos, para adensar, a ponta deve ser virada para baixo. Isso incentivará mais brotações internas, por conta do redirecionamento das auxinas. Ou então deverá ser feita a pinçagem nos brotos apicais.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2009 7:23 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Elio: destacando essa nova informação, (ao menos para mim é nova), certamente a planta do colega terá um recurso a mais para atingir uma plenitude maior, ganhando força e beleza excepcionais. É sempre gratificante aprender novas modalidades de cultivo e formação de estruturação. Grato pela dica e um grande abraço, garoto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Velho amigo Nicky!
E eu também não sabia! A orientação junto com as explicações sobre o metabolismo da planta foi novidade para mim.
Vivendo e aprendendo..........................até morrer.........rsrsrsrs!
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 22, 2009 9:33 am    Assunto: agradecimentos Responder com citação

Meu grande obrigado aos amigos Nick e
Elio,

Vou providenciar as mudanças, só fiquei com pena de tirar os frutos, é a primeira vez que ela frutifica, mas tudo bem, para o bem do estilo vamos ao trabalho, depois posto uma foto para os amigos conferirem.
Acho que vou colocar em um vaso maior de treinamento para estimular mais brotações.

Valeu
o tempo... depois de passado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: