|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Allan M Visitante
|
Enviada: Qui Out 22, 2009 7:44 pm Assunto: Yamadori de Buxinhos |
|
|
Olá,
Sou um semi-princinpiante na arte, pois venho lendo sobre Bonsai desde 2007, ano em que comecei meu curso de Técnico em Meio Ambiente (o que me fez aprender mais sobre fertilizantes, pragas, solo, etc).
Esperei e li muito para só agora começar na arte, pois percebi desde o começo que não adiantaria começar a cultivar Bonsai para deixá-los morrer.
E quero começar bem: trabalho como jardineiro numa instituição (em São Paulo, capital) que existe há mais de cem anos e onde trabalhou uma simpática senhora, Rosalia, como diretora desde 1968 - ela é uma senhora de descendência japonesa que adora cultivar plantas; em especial orquídeas. Pois bem, na entrada há uma cerca-viva de buxinhos, que estava desalinhada e torta, pois os buxinhos foram podados de forma ''errada'' durante muito tempo.
Perguntei à Rosalia se poderia retirá-los para replantar outra cerca-viva no local - ela disse que eu poderia fazer o que quisesse com o jardim, mas que cuidasse dos buxinhos pois eles tinham mais de trinta anos, uma vez que eles estavam lá antes mesmo de ela chegar (em 1968).
Então eu sugeri replantá-los em outro local e retirar alguns para cultivar como Bonsai em minha casa - ela permitiu.
Não sei se isso se encaixa em Yamadori, mas vamos lá: eu estava retirando-os aos poucos, porém, estes dias a nova diretora pediu que eu refizesse a cerca-viva uma vez que haverá uma confraternização na insituição e a entrada precisa estar preparada e bonita. Então retirei todos eles e os replantei junto aos outros buxinhos que estão ao fundo do jardim, escondidos.
Trouxe dois exemplares dos buxinhos para casa, mas tenho algumas dúvidas sobre cultivo e sobre o que devo fazer com grande parte deles, uma vez que aqui em casa não há espaço para todos.
Estava também pensando em fazer Penjing, mas acho cedo demais para isso, uma vez que são Pré-bonsai e precisam ser modelados adequadamente. Gostaria de saber se há algum lugar onde eu possa trocá-los por outras espécies (em especial árvores floríferas, as que mais gosto, assim como Acer Palmatum [que não é florífera, mas que acho bela] e Flamboyant).
PS: Gostaria de postar algumas fotos que tirei dos dois exemplares, mas queria saber qual é a melhor forma para visualizar (e não infringir qualquer regra que eu não saiba).
Abraços!
Citação: | "Por que você se assusta? O que acontece para a árvore, acontece também para o homem. Quanto mais deseja elevar-se para as alturas e para a luz, mais vigorosamente enterra suas raízes para baixo, para o horrendo e profundo: para o mal." - F. W. Nietzsche |
|
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 22, 2009 7:51 pm Assunto: |
|
|
ola, o melhor a fazer agora é esperar a recuperação da planta, não fazer podas drásticas nem desfolha (poi o buxinho não aceita).
para vc fazer um penjing vc deve preparar a árvore antes de planta-la.
vamos torcer pela recuperação;
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 8:34 am Assunto: Fotos dos buxinhos |
|
|
Bom...
Rodrigo, é exatamente o que estou fazendo: esperando a recuperação dos buxinhos - os replantei em vasos maiores do que estes das fotos (onde os coloquei apenas para transportá-los do serviço até em casa).
Não percebi nenhuma mudança drástica na folhagem ou qualquer coisa do tipo, mas tenho dúvidas quanto à luminosidade e especialmente substrato.
Outra dúvida: as folhas devem ser borrifadas? Li sobre isso em algum lugar, que as folhas devem ser borrifadas e que ele deve ficar em área iluminada mas sem sol direto por pelo menos 30 dias.
Ele está numa área que recebe luz indireta (área sombreada) apenas da parte da manhã.
Bom, aqui vão as fotos:
O primeiro tem por volta de 44 cm e o segundo tem por volta de 52 cm (da base até a copa).
A cincunferência do ''tronco'' do primeiro está na média de 6 cm e do segundo em média de 8 cm.
E este é o segundo (coloquei um musgo ali só para dar um aspecto profissional hehehe):
E aqui as fotos da cerca-viva onde estão (alguns não estavam aí nesta cerca-viva, estavam na entrada, mas a diretora pediu que eu os retirasse logo para que a entrada ficasse pronta até o final do mês que vem - então os retirei e os replantei aí ao lado dos outros):
E estes dois foram replantados neste vaso para que eu os trouxesse para casa, mas não deu...
É isso...
Agradeço ao João Paulo Batista Lyrio, por ter me dado dicas de postagem de fotos. |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 8:43 pm Assunto: Mais um Buxinho |
|
|
Olá, pessoal
Trouxe nessa última sexta mais um buxinho - creio que será o último, pois não há mais muito espaço por aqui...
Talvez num futuro eu traga mais alguns - mas não se preocupem: estão em um bom lugar, afastados de qualquer mal e de qualquer lixão.
Uma correção: estes Buxinhos têm uma idade aproximada de mais de 30 anos, e não de 40 como eu havia dito. Eu havia escrito que a Irmã Rosalia havia chegado em 1968, quando na verdade foi em 1978.
As fotos (gostei da sinuosidade do tronco):
[/img] |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 11:18 am Assunto: |
|
|
ola, estas plantas não tem galhos baixos e o buxinho não aceita poda drástica, acredito que o melhor estilo para vc rabalha-las sera o literati.
se vc plantalas em areia fina de rio elas se recuperam bem mais rápido.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 11:13 am Assunto: Literati...? |
|
|
Não acho que elas tenham os galhos tão alto assim - quero exatamente não fazer um literati, mas não quero usar as técnicas mais tradicionais.
Quero fazer árvores o mais natural possível.
Não acredito que exista somente a possibilidade de se fazer literati - há muitas possibilidades, porém todas elas, acredito, vão contra as técnicas tradicionais...
Agradeço os conselhos, mas literati, acho que não, por enquanto... |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 28 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 11:46 am Assunto: |
|
|
Já li por ai que stress hidrico faz o buxinho brotar por tudo que é canto
dai você pode começar quase do 0 para fazer oque vc quiser
boa sorte |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 12:05 pm Assunto: Vi isso nesse tópico: |
|
|
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12659&sid=bd4b0bef21ce5432473c243416f9ee31
Gosto de copas baixas, mas não gosto de shito e mame - gosto de bonsai grandes, com muitos detalhes, porém não gosto de galhos em direção vertical - por isso acho que vou tentar achar um equilíbrio entre essas qualidades, ou seja, manter os galhos altos, mas com um aspecto envelhecido, com os galhos mais para baixo, porém, no alto.
Pode ser que eu esteja quebrando uma regra ou várias regras básicas da arte, mas é isso que vou fazer... |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 1:51 pm Assunto: |
|
|
Acho que o mais importante é ter a planta que te faz sentir bem, se ta dentro das regras do bonsai ou não, acho que nao tem tanta importancia a menos que esteja em um concurso, as regras são uma base para tornar mais facil fazer uma planta harmoniosa, mas nao seguir elas cegamente, prefiro chamar de dicas (dicas muito uteis)
cada planta tem o toque de seu dono, é sempre bom inovar
fassa a planta transmitir o pensamento que você estava na hora
acho que é isso
se eu disse algo de errado me desculpem mais é oque eu penso
obs.: adoro mame, shito nao gosto, é dificil de ver um bom porque é muito pequeno dificil de trabalhar, quase nunca fica parecendo uma árvore antiga |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 3:42 pm Assunto: |
|
|
Sim, não estou rechaçando qualquer dica - acho-as muito úteis, até demais, pois sem a dica do nosso colega, que sugeriu o leterati, eu nem mesmo teria tido a noção do que fazer.
Ele sugeriu o literati, que é uma ótima técnica e que, acredito, esteja dentro das possibilidades dessa planta - porém o gosto pessoal interfere mais
Agradeço muito as dicas do pessoal, mas gostaria de saber o que acharam de minhas idéias.
abraços! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 6:14 pm Assunto: |
|
|
ola, realmente se vc fosse seguir padrões a solução iria ser o literati,
mas se vc prefere algo mais natural nada te empede de fazer isto, não é?
e assim é como nossas jabuticabas, estamos sempre buscando o que mais parece natural...
Agora já que se trata de buxinhos vc pode abusar no jim e no shari.
Os buxinhos são muito resistentes com a poda radiocular, quase sempre nem sentem.
t+. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 6:18 pm Assunto: |
|
|
ola Matheus 31, vc pode explicar melhor sobre o stress hidrico  |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
ola, obrigado Matheus 31 eu realmente vejo em floriculturas buxos de grande porte brotarem na base.
t+. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Nov 21, 2009 2:00 am Assunto: |
|
|
Olá Ouroboros, apenas esclarecendo que LITERATI é um estilo e não uma técnica como clocado.
Na minha opinião estas com um material com bastante idade mas com uma estrutura que limita muito as opções de formar bonsai em função da espécie.
Suas idéias são interessantes mas para executar primeiro precisará de brotações mais baixas e depois, que elas engrosse e ramifiquem. Isto levará um bom tempo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|