FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A VONTADE DO INICIANTE
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 1:42 pm    Assunto: A VONTADE DO INICIANTE Responder com citação

continuando a serei de tópicos polêmicos...

Um dos fatores que em todo grupo de bonsai esta sempre em alta é a vontade do iniciante.
Os novatos são uma categoria em qual eu me encaixarei por muito tempo ja que não tenho nem 0,5% do tempo de experiência dos bonsaistas em que eu me espelho.
Em muitos casos os novatos tem um grande diferencial: a sede de aprender. Isso deveria ser considerado como positivo se não fosse um contra-ponto: os ditos ''experientes'' (vou chamar assim os bonsaistas com mais tempo, sem citar A ou B).

Nesse fim de semana em um encontro de bonsai escutei um ''experiente'' falar que um novato estava se achando muita coisa, isso me agrediu por dois motivos:
Primeiro: o ''experiente'' nunca ajudou e nem colaborou com nada e ninguem depois de 15 anos de bonsai!
Segundo: o ''novato'' tem mais tempo de bonsai que eu e é um cara que acho que tem um belo futuro!

Perguntei ao ''experiente'' porque ele criticava esse cara (lembrei na hora que a mais ou menos dois ano tive uma atitude de defender um cara em outra situação parecida e o cara que eu defendi me crucificou depois) ?

-Ele disse que o cara era ruim porque trabalhou uma planta e deixou um galho em paralelo.
-Eu disse que as palavras eram pesadas para um assunto tão simples, lembrei que o cara era novato.
-Ele retrucou dizendo que o cara nunca seria um bonsaista bom.
Consegui finalizar o assunto quando falei: Ele tem apenas 4 anos de bonsai, se vc ao inves de criticar ele tive-se ensinado sobre o galho em paralelo esse novato poderia ser equiparado a um bonsaista de 15 anos.

Em muitos casos vemos bonsaistas ''experiente'' mais preocupados em aparecer do que em ensinar. Em muitos casos vemos bonsaistas que defendem regras severas e fazem as suas plantas diferentes, vemos bonsaistas que defendem uma identidade nacional mas continuam fazendo nativas com caras de pinheiros.

Acho que por outro lado os novatos devem ler mais, pesquisar mais e treinar mais. O treino é a coisa mais dificil, ja que poucos tem acesso a plantas e ate propriamente a espaço para deixar suas plantas.

PEÇO APENAS AOS AMIGOS MAIS HUMILDADE E MENOS OLHO GRANDE.
SE FULANO OU SICRANO SERA MESTRE OU NÃO SERA, DEVE DEPENDER APENAS DELE E NÃO DO EGO DE NINGUEM!

Gostaria do comentario dos colegas e principalmente de saber qual a sua maior dificuldade quando começou.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Tens toda razão Rodrigo!
Considero o aprendizado do bonsai (assim como todo o aprendizado) como uma escada.
Quem está no chão precisa dar o primeiro passo ao primeiro degrau.
Se tiver a ajuda de alguém fica mais fácil.
Quem está no primeiro degrau já pode estender a mão e ajudar a subir ao que está ainda está no chão. E assim os degraus sucessivamente.
E não, por achar que está alguns degraus acima, sentir-se no direito de empurrar os outros degrau abaixo. Estes não ajudam em nada.
Também quem está no cume da escada, fica distante para estender a mão a quem não começou a subir. Senti isso quando bem no início fui a um congresso com bons mestres e não entendi praticamente nada. Depois de uns 3 anos, fui a outro congresso com alguns destes mesmos mestres e já consegui assimilar algumas coisas mais (poucas até hoje rsrsrsrsrs).
Acho que não tem uma dificuldade básica maior do que as outras, é todo um conjunto, um aprendizado que tem que ser parelho em todos os sentidos.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 11:03 pm    Assunto: Responder com citação

concordo plenamente com o fato de ajudar
eu graças a deus consegui um otimo professor. Eu compro a planta com ele e trabalhamos ela junto com ele sempre me mostrando detalhes importantissimos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 20, 2009 11:42 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo e amigos, isso é muito comum de acontecer. Eu procuro manter distância deste tipo de pessoa.
Quem é mestre não só de bonsai mas principlmente de coração, sempre ajuda os outros, iniciantes ou não.
Sempre que posso procuro ajudar e se não posso, indico onde procurar conteúdo, pessoas experientes.
Minha maior dificuldade, no início, foi que minhas referências era de uma pessoa que tinha foco comercial, ai ela "não abri todas as alternativas e conhecimentos". Entendo perfeitamente a posição dela e a considero um grande amigo no bonsai.
Ai já dá pr imaginar que eu li na net e ia tentar fazer. Matei várias plantas por falta de conhecimento e nãoter uma pessoa mais experiente para trocar informações. Acredito que ter um espaço, participar de um grupo, é fundamental.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2009 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, este será sempre um problema presente, infelizmente. Há muitos anos atrás, pensando exatamente sobre isto, escrevi o conto "O Primeiro Estilo".
Acredito que estamos melhorando muito no geral. Estamos eviluindo. Mas, "estrepes" como estes sempre encontraremos. Melhor contorná-los!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 22, 2009 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!
Pode parecer meio na contra mão mas, o fato é que, quando comecei, tive uma ótima recepção no espaço BONSAI BRASIL. Obviamente, no início eu só observava. Depois, perdendo um pouco a vergonha, comecei a perguntar e sempre o pessoal foi prestativo em me ensinar, inclusive o Carlos Tramujas. Hoje, trocamos idéias, entre todos, desde os mais novatos até os mais antigos, com liberdade de expressão, simpatia, interesse. Graças a Deus não temos as ditas "figurinhas difíceis" no nosso espaço.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: