Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 1:54 pm Assunto: yamadori... fazer ou não? |
|
|
Encontrei esta planta e pensei em retira-la para trabalha-la... o que acham? O seu desenvolvimente é muito lento pois o solo é muito compactado no local. Tirei duas fotos pois estava com pressa. A propósito... que espécie é?
Abração a todos.
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 2:12 pm Assunto: |
|
|
a cor e textura da casca, os espinhos, a cor das folhas e o fato de ter crescimento lento lembram muito o Pau Brasil. Só os folíolos que parecem um pouco longos. Não dizer com precisão se trata de um Pau Brasil...
Vamos esperar a contribuição dos demais foristas...
Abraços |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 2:24 pm Assunto: |
|
|
EZEQUIEL JUNIOR escreveu: | a cor e textura da casca, os espinhos, a cor das folhas e o fato de ter crescimento lento lembram muito o Pau Brasil. Só os folíolos que parecem um pouco longos. Não dizer com precisão se trata de um Pau Brasil...
Vamos esperar a contribuição dos demais foristas...
Abraços |
Eu não sabia o o pau-brasil tinha espinhos! Não sei se tem mais de uma espécie também... mas se não tiver, acho que não é pau-brasil, pois as folhas são menores... embora não haja parâmetro para comparação. Vamos eperar as próximas postagens... e vou tentando aprender!
Obrigado, Ezequiel! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
parece mesmo pau brasil, mais eu não perderia tempo com ela, devido a terra extremamente seca suas raízes devem esta bastante profundas para que ocorra absorção de água, e isso deixaria a planta muito maior que o esperado. falow _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 8:12 am Assunto: |
|
|
Edu Miranda escreveu: | parece mesmo pau brasil, mais eu não perderia tempo com ela, devido a terra extremamente seca suas raízes devem esta bastante profundas para que ocorra absorção de água, e isso deixaria a planta muito maior que o esperado. falow |
Edu, o morro onde ela está já foi "cortado", e da para ver que em no máximo 2m de profundidade tem uma pedra. Talvez eu tente... talvez não, mas gostaria de ouvir mais. Agradeço sua opinião.. é de grande valia!
Abraço. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 1:05 pm Assunto: |
|
|
Cara, tu gostou da planta ou tu viu um belo projeto de bonsai nela.
Se gostou dela assim onde está e como está, eu deixaia lá mesmo.
Minha opinião, ok? _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 1:14 pm Assunto: |
|
|
também deixaria ai
obs.: acho que nao é pau-brasil, tem alguns aqui em casa e o tronco é diferente
e pau-brasil tem espinhos sim, dai o nome Caesalpinia echinata |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 1:19 pm Assunto: |
|
|
A planta onde está não vai durar muito, pois é um loteamento onde já se encontram várias construções.
Quanto ao pau-brasil... valeu a informação. Infelizmente não tive muita oportunidade de pesquizar sobre.
Abração a todos... e vou deixa-la por lá mesmo. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 8:45 pm Assunto: |
|
|
se for pra sava-la dai sim e replantar em algum lugar por ex um quintal ou na rua, nao sei :x (nao plante em areas de mata nativa) eu tiraria
mas pra bonsai acho que nao ia dar certo
dai é com você |
|
|
 |
Guilherme Casagrande

Registrado: 25/08/09 Idade: 38 Mensagens: 55 Localização: Formosa do Oeste-PR
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 9:38 pm Assunto: |
|
|
Amigo, como voce mesmo disse, ela morrera de qualquer jeito, vao construir algo em cima, entao nao custa nada voce tira-la e planta-la em um quintal como o amigo disse, cuidando bem dela plantada no chao, adubando, podando, talves quem sabe um futuro yamadori.
eu nao deixaria tratores arranca-la.
abraços e boa sorte |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 25, 2009 7:50 am Assunto: |
|
|
Infelizmente moro em APERtamento e não tenho onde planta-la... além disso tem centenas de plantas semelhantes a esta no loteamento... se arrumasse um local para relanta-las, até tentaria fazer um mutirão! Se eu tivesse onde plantar algumas, o faria. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Nov 25, 2009 10:36 am Assunto: bonsai |
|
|
Se fosse eu, faria a retirada da planta, independente do comprimento das raízes. Para replantar, usaria uma bacia plastica grande, perfurada na lateral e no fundo, que pode ser colocada em qualquer sacada de apertamento, inclusive. Lembrando de apoiar a bacia sobre tijolo ou lajota, para evitar excesso de umidade na parte inferior.
As raízes compridas podem ser enroladas e amarradas, de forma a compor um novelo. Após uns dois anos de cultivo, terá emitido muitas capilares, facilitando a retirada do excesso de raizes compridas. Essa planta tem um ótimo desenho de tronco. Bastaria eliminar toda a brotação excedente, cortando uns dois dedos acima do primeiro galho, que seria o melhor para dar continuidade ao cultivo dela, usando-o para formar uma nova estruturação. O fato de ter espinhos ou não em nada desqualifica, vez que temos cultivo com piracanta, acácia afriacana, romanzeira, dentre outras espinhentas.
Aproveita e retira algumas menores, para plantar em escorredor, e ver o que rende o desenvolvimento delas. É sempre interessante trabalhar com novas espécies e aprender com elas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Casagrande

Registrado: 25/08/09 Idade: 38 Mensagens: 55 Localização: Formosa do Oeste-PR
|
Enviada: Qua Nov 25, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Nicky, dito e feito amigo.
jcmorosky nao desanima cara, depois voce tera uma bela planta para trabalhar, como o amigo disse acima,abraços |
|
|
 |
|