|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 1:02 pm Assunto: Primeiro Yamadori (frustrado) |
|
|
Pessoal
No domingo fiz meu primeiro Yamadori.
Em um terreno ao lado da casa de meu sogro no ano passado largaram varios caminhões de terra... Em um destes montes nasceram algumas arvores. Como o pessoal começou uma obra iria tudo fora. Fui lá e retirei uma...
Não sei o nome, vou trazer fotos, mas é uma planta que tem as folhas bem pequenas e que "fecham" quando você toca nelas...
Bom, eu tirei a planta da terra, como ela tinha mais ou menos 1,5m de altura cortei deixando com uns 0,40. A raiz principal também era bem profunda, quase 1 mt... Cortei e deixei apenas 20 cm e preservei todas as outras raizes. Chegando em casa plantei em um vaso grande, de plastico, com uns 40 cm de profundidade. Utilizei um bom substrato. Acomodei bem as raizes... Reguei, coloquei na sombra. Segunda viajei a trabalho, e ontem quando voltei para minha surpresa as folhas que deixei no "toco" estavam todas secas e o "toco" com aparencia de morto. Será que ainda é cedo? Vai brotar? Ou esta morto mesmo???
Abraços... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Rogerio Shiratori 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 24, 2009 1:20 pm Assunto: Re: Primeiro Yamadori (frustrado) |
|
|
Marcio Vargas escreveu: | Pessoal
No domingo fiz meu primeiro Yamadori.
Em um terreno ao lado da casa de meu sogro no ano passado largaram varios caminhões de terra... Em um destes montes nasceram algumas arvores. Como o pessoal começou uma obra iria tudo fora. Fui lá e retirei uma...
Não sei o nome, vou trazer fotos, mas é uma planta que tem as folhas bem pequenas e que "fecham" quando você toca nelas...
Bom, eu tirei a planta da terra, como ela tinha mais ou menos 1,5m de altura cortei deixando com uns 0,40. A raiz principal também era bem profunda, quase 1 mt... Cortei e deixei apenas 20 cm e preservei todas as outras raizes. Chegando em casa plantei em um vaso grande, de plastico, com uns 40 cm de profundidade. Utilizei um bom substrato. Acomodei bem as raizes... Reguei, coloquei na sombra. Segunda viajei a trabalho, e ontem quando voltei para minha surpresa as folhas que deixei no "toco" estavam todas secas e o "toco" com aparencia de morto. Será que ainda é cedo? Vai brotar? Ou esta morto mesmo???
Abraços... |
olá Marcio....
então, com as fotos irá ficar muito mais fácil de lhe darem dicas sobre sua planta e também dizer realmente qual planta se refere.
Eu creio que se trate de uma Mimosa Pudica L., mais conhecida no Brasil como Dormideira, sensitiva, dorme jão, dorme maria...
De qualquer forma, lhe adianto que o fato das folhas cairem é normal, pois a planta sofre com a poda drástico e o replantio, porém, creio que ela irá brotar novamente em breve, mas mantenha sempre ela bem regada e não coloque ela diretamente no sol...tente manter a meia sombra e evitar o sol das 10:00 as 15:00 que provavelmente em breve ela apresentará novas brotações.
Poste as fotos da planta para que possam lhe ajudar melhor e aguarde mais comentários dos amigos sobre a mesma. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 24, 2009 3:42 pm Assunto: |
|
|
Rogerio
Tens razão, é que a vontade de "saber" é tanta que acabei atropelando a ordem dos fatores... Amanha cedo coloco aqui as fotos...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 8:22 am Assunto: |
|
|
Lá vão as fotos pessoal...
Como na planta que tenho folhas morreram, ontem a noite fui ate a casa do meu sogro e peguei outra no terreno para os amigos poderem identificar.
Aproveito para comentar que esta nova planta que peguei ontem deixei na agua com o enraizador... Vocês acham que vale a pena plantar? Assim mesmo ou com algum ajuste?
Abs
Bom Pessoal, era isso... Aguardo orientações _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Nadask

Registrado: 15/09/09 Idade: 35 Mensagens: 31 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Sei que não é sobre o assunto mais adorei a camisa do garoto de POKEMON sou louco por pokémons XD mais enfim eu creio que a planta não se deu bem coma podação... não tenho a certeza . |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 1:31 pm Assunto: |
|
|
ola, provavelmente vc deve ter puxado a muda do solo isto faz com que ela venha com poucas raizes finas responsaveis pela nutrição da planata.
Oque vc deve fazer agora é deixa-la a sombra, regar todos os dias, ultilizar hormoneo enrraizador e retirar estas poucas folhas.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 3:40 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo...
Isso mesmo, puxei ela do solo... Agora que você mencionou percebo que aconteceu isso mesmo, ela quase não tem raiz fina...
Você acha que a planta que eu podei tem volta? E a outra, posso cortar o troco e deixar bem "curto"?
Abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 6:09 pm Assunto: |
|
|
ola, geralmente após o yamadory se faz uma desfolha por imediato e se planta numa areia fina de rio, se vai viver ou não eu não sei só rezando hehe.
te aconselho retirar as folhas e esperar.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 28, 2009 8:10 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Retirei as folhas da planta que já esta no vaso e vou aguardar mais um pouco para ver se reage.
Quanto a planta que retirei da terra depois, a mais comprida que esta na mão do meu filho... Esta ainda esta na agua aguardando uma decisão sobre o que fazer....
Pensei em colocar na areia para enrraizar assim como ela esta, apenas fazer uma desfolha... Pensei também em já colocar algum arame para aproveitar esta altura dela e ir dando algum estilo...
Preciso da ajuda de vocês...
Abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 6:07 pm Assunto: RSRSRSRSRS |
|
|
CHAPA,,,TODA VZ QUE FIZERES YAMDORI,,,DESFOLHE A PLANTA TODA E COLOQU APENAS EM AREIA,,,AREI DE CONSTRUÇÕ,,,SE POSSÍVEL GROSSA E LAVADA...SÓ COMECE A DUBAR UNS 20 DIAS DEPOIS OU QUADO SAIR AS PRIMEIRAS BROTAÇÕES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 7:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio, sempre é louvável salvar plantas.
É interessante que você descubra de que espécie se trata e veja suas características para não aplicar nenhum procedimento que poderá comprometer a planta.
A dica do Rogério é boa desde que a espécie suporte desfolha.
Adubar? Eu só adubo bem depois dela brotar, e bem de leve.
Quanto a aramação, não faça nada pois a planta está passando por um momento de stress e qualquer coisa só aumenta o risco dela morrer.
Feito o que já foi feito, deixe ela na sombra e mantenha a umidade. Um boa dica é colocar um saco plástico sobre a planta fechado na boca do pode. Servirá como uma mini estufa, mantendo a umidade do ar e temperatura controlada.
Normalmente meus yamadoris ficam sem ser mexidos por no mínimo 1 ano, tempo para a planta se estabilizar totalmente.
Como a sua parece bem jovem, deixe ela crescer livre por muito temo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 12:33 pm Assunto: |
|
|
Ricardo...
É justamente esta uma das questões... Não sei que planta é esta... Sei apenas que é uma arvore de porte muito grande.
Ontem a noite coloquei esta segunda planta que coletei em um vaso com areia para enrraizar, já que retirei da terra de maneira inadequada o que fez com que as raizes fossem arrancadas, fiz a desfolha de aproximadamente 70% da planta. Aproveitei para colocar um arame no tronco para dar uma leve curvatura enquanto esta enrraizando. Vou deixar na areia um bom tempo ate ter certeza que tem raizes suficientes (não sei como vou ver isso) e depois vai para o escorredor para desenvolver... Por enquanto vou apenas manter bem molhada a areia, semana que vem começo alternar as regas com hormonio e NPK diluido...
Se vocês repararem nas fotos da planta que esta na mão do meu filho, que esta que foi para a areia, vão reparar que a raiz principal é bem longa. Quando for a hora de passar para o escorredor posso corta-la para ficar mais curta e no futuro não atrapalhar no vaso de ceramica?
No meu apartamento tem uma floreira bem grande em uma das janelas laterais, frente oeste que pega sol somente a partir das 15 horas. Não vou utilizar mamadeira. Vou preparar a terra nesta floreira com bastante adubo e colocar varios escorredores ali mesmo...
Quando a fotografica voltar do concerto coloco fotos deste trabalho de ontem.
Abraços a todos e muito obrigado pelas dicas, todas estão sendo muito aproveitadas. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:35 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
O engenheiro ambiental aqui da empresa disse que é quase certo que é uma tipuana...
Bom, só a titulo de informação mesmo, pq as duas morreram...
Abraços a todos _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Complementando a infomação sobre essa espécie, ainda que o nobre colega tenha perdido suas plantas:
Muito requestada para plantio em parques e jardins, por causa da beleza e exuberancia de sua floração, evita-se seu plantio em calçadas e próximo a edificações, pois suas raízes são extremamente invasivas e destrutivas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 4:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo nickyfury!!!
Otima contribuição. Um detalhe interessante desta planta é que durante a noite as folhas "fecham".
É justamente devido a floração que eu não vou desistir de fazer um bonsai desta planta. Estas duas que eu tinha por descuido e ignorancia fiz a extração de maneira errada, eu puxei ela e desta forma as raizes capilares foram arrancadas. Lá no terreno de onde tirei estas ainda sobraram duas, porem um pouco menores que em breve vão ser arrancadas para dar lugar a um predio. Estou programando para este sabado ir lá e coletar uma delas, porem desta vez de forma correta. Vou coletar retirando o torrão inteiro.
Na segunda coloco fotos por aqui.
Abraços a todos _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|