FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Urgente, preciso de ajuda, urgenteeeee
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 3:27 pm    Assunto: Acer Urgente, preciso de ajuda, urgenteeeee Responder com citação

Pessoal preciso de ajuda urgente, essa é minha primeira árvore de bonsai, e devido a minha falta de experiência estou totalmente sem saber qual caminho tomar

No dia 23/10/2009 ela estava assim, como comprei

No dia 25/10/2009 fiz minha primeira poda estrutural e ela ficou assim

No dia 26 decidi fazer um alporque de tronco com ponte, usei esfagno umedecido com biofert raiz, e nos dias seguinte coloquei mais biofert através de uma mangueirinha

Uma semana depois verifiquei que o anel estava cicatrizando e após ler em vários fóruns que Acer cicatriza rápido e que todos que usavam ponte não conseguiam fazer alporque eu decidi tira a ponte.

Após uns 7 dias depois da ponte tirada ele já estava assim

No dia 11 quase todas as folhas já tinham murchado e então resolvi fazer uma desfolha geral deixando apenas os brotos novos que ao mesmo tempo que apareciam já murchavam e amarelavam tb.

No dia 15 resolvi colocar enrraizador em pó pois li que o biofert não presta para alporquia , que é adubo e que em grande quantidade pode virar pesticida.

Coloquei o pó e agora 15 dias após 30/11/2009 ele esta assim!!!!

Não sei se já o perdi, não sei se deixo por mais tempo assim ou se corto o tronco e tento aproveitar o nebari, ou será que já esta tudo condenado? Se o nebari estiver bom será que deixar assim por mais tempo irá matá-lo??

O que vcs sugerem????
Obs: a arvore esta na casa de um amigo a uma semana e só piora a cada dia, levei ela lá pq moro em apartamento e achei q o vento da sacada podia esta prejudicando muito ela.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Muita pressa!

Em tres dias fez a poda aérea e já o alporque em seguida.

1 eu mandaria ela para um vaso maior e aguardaria no minimo dois meses.
2 faria a poda aérea e aguardaria mais uns 2 meses
3 e por último (já na primavera mesmo) faria o alporque.

Aguarde opiniões para tentar salvar este exemplar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 1:00 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo a planta perder as folhas é absolutamente normal!

Só o que você pode fazer agora é continuar regando, e sem exageros, e esperar ela se recuperar. Não esqueça de regar a parte de baixo para não perder a base da planta! Mantenha-a em local sombreado, mas com boa luminosidade.
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 10:10 am    Assunto: Alporque Responder com citação

Pessoal, eu acho q o meu maior erro foi no anel, acredito que tirei muito fundo e hj não ta passando seiva nenhuma, se eu fosse desistir do alporque hj teria como tentar fazer "cicatrizar o anel de alporque e voltar a passar seiva??
Será que seria uma boa saída, os galhos de cima estão ficando pretos e secando, se essa for uma boa saída como devo proceder??? devo passar pasta cicatrizante ou a cicatrizar não deixará passar seiva??? o que vcs acham???
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Esqueça a idéia de cicatrizar o corte, agora já era... Aliás, esqueça de tomar qualquer outra atitude, você já deu um choque na planta com tantas intervenções, mantenha a rega diária, cuidando pra que o vaso tenha furos de drenagem a fim de não manter o substrato empapado. E espere! a falta de paciência que leva a maioria das plantas à morte.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo

É isto que os amigos já comentaram... Agora não faça mais nada!
Rega e luminosidade amena e em janeiro próximo nos relate como ela reagiu Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 1:51 pm    Assunto: poda drastica Responder com citação

Pessoal, um bonsaista amigo, que possue um viveiro com mais de 100 bonsai a venda, e da cursos etc me disse para salvar o nebari, cortar abaixo do alporque cuidar do nebari e tentar uma quase impossivel estaquia com a parte de cima, o que vcs acham???
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 2:39 pm    Assunto: Re: poda drastica Responder com citação

Gustavo,

Não faça mais intervenções, espere um tempo, você corre o risco de perder a base também caso a planta esteja realmente debilitada como aparenta, pois sofreu muito em muito pouco tempo.

Os amigos já disseram tudo que deveria ser dito a meu ver, gostaria que você lê-se o seguinte texto:

http://www.abelhaebonsai.com.br/bonsaibergson/

O Bonsai é calma, tranquilidade, paciência, sabedoria e muito mais, quando estamos começando é normal sempre querermos ver resultados o mais rápido possível e termos aquele nosso tão sonhado Bonsai.

Porém temos que pensar que somos artistas de uma arte viva, temos que respeitar a planta assim como respeitamos nossos semelhantes, pois é uma troca em "simbiose-abstrata", pois o Bonsai também nos transforma em obras de arte.

No Bonsai estão os valores como: amor, paz, harmonia.

Não deixe a pressa tomar conta de seu ser, guie o Bonsai e deixe-o guiar, respeitando o Bonsai, respeitando a planta.

Tenha calma, em breve estará cheio de Bonsai por todas as partes, nossa inquietação no início é algo maravilhoso, aproveite-a.

Aconselho você a comprar mais alguns Áceres, Ulmus, Ficus, e vá trabalhando sua técnica e estudos em mais algumas plantas, se condicionar-te a somente uma ficará um tanto quanto ansioso.

É isso ai amigo, estamos evoluindo em conjunto, é para isso que este Fórum está aqui.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: