|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 4:21 pm Assunto: AMOREIRA - YAMADORI |
|
|
Olá Amigos,
Estava para coletar essa planta neste final de semana, mas depois de desgalhar ela, antes de partir pro ataque, notei que ela tinha alguns problemas (ou não): parte do tronco podre; conicidade invertida no primeiro terço; altura demasiada para minha experiência (1,6 m) - nunca trabalhei um material desse porte.
Gostaria de saber se valhe a pena coletar (gosto muito de amoreira), e se possível uma orientação para que eu já faça os cortes necessários para o futuro estilo antes da coleta, por que depois que desenvolver as raízes vai ser difícil de cortar pois os galhos são muito grossos e acabará quebrando raíz.
Se alguém puder ajudar fico agradecido, não estou seguro de tomar essa decisão sozinho...
Aguardo
Abraços |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 8:57 pm Assunto: |
|
|
É uma planta com bom potencial, eu cortaria o tronco central logo após o galho da direita, pra reduzir o tamanho total dela, mas é uma ótima peça, eu coletaria... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Certo, mas o galho da direita tomando qual imagem como frente(interrogação)
Estava pensando em cortar logo acima desse galho da esquerda da última foto, a número 05...
ps. teclado com problema... |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 7:17 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Arzivenko, e acredito ser a foto 5...
É um material e tanto! _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 6:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ramon,
Vou cortar o galho central logo acima da primeira ramificação à direita (foto 05) e deixar brotar pra ver no que dá...
Mais uma vez obrigado.
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 6:56 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Arzivenko. Corte o tronco central e, mais tarde, dependendo da brotação vc pode optar pelo tronco da direita ou pelo da esquerda, ou seja, faça em etapas.
Ah, vale a pena ressaltar........belíssimo material e, a amoreira dá um belissimo bonsai.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 02, 2009 8:46 am Assunto: |
|
|
Olá Elio, obrigado pela força, vou prosseguir com o yamadori.
Vai ser um GRANDE exercício de minha paciência. Separei várias estacas e fiz mudas para os futuros enxertos... essa será meu primeiro grande projeto...
Mais uam vez obrigado meu amigo.
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 02, 2009 11:06 am Assunto: |
|
|
Good Luck, my friend!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|