FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dêem opniões para formar este acer, buxinho e piteco
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rnpelarin

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 1:28 pm    Assunto: Dêem opniões para formar este acer, buxinho e piteco Responder com citação

Olá pessoal, estou iniciando aqui no forum e ja algum tempo o acompanho sei que o pessoal aqui é gente fina e conhece bem. Estou voltando estes meses a mexer com bonsais e tenho um buxinho que eu podei mês passado gostaria de saber a opnião de vocês de que estilo e que galhos eu podeira fazer pra ele ficar legal. A outra foto é um Acer palmatum que adquiri uma muda, gostaria de saber também que tecnicas e onde eu poderia tentar formar galhos para dar algum estilo nele futuramente, se devo cortar o apical ou não, etc... Tem também um piteco que esta comigo desde mudinha a uns 9 anos, gostaria de saber também a opnião de vocês doque poderia fazer pra estiliza-lo e fechar mais folhas em sua copa.

Desde já agradeço a todos e parabéns pelo forum !!! Very Happy

Buxinho:

Acer palmatum:

Piteco:

valeu galera !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Ola , uma pequena dica : poste em topicos separados para evitar confusão entre as plantas ...
- O buxinho merece uma bacia grande para crescer livre e encorpar .. enquanto cresce vc vai conduzindo e trabalhando a copa ...
- O acer , bem , eu cortaria baixo , uns 10 cm .... e faria estacas doresto ...
- O piteco, bacia tb e eliminaria um dos galhos da copa ...
Boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Bonsérgio. Acho que o seu piteco pela textura e alongamentos entre nós se trata na realidade de uma leucena. falow.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente é uma leucena...
As dicas do Sérgio são boas, só não sei se as estacas do acer vai pegar nesta época...

Boa sorte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 5:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

rnpelarin, parabenizo o nobre colega pelas ótimas plantas, e saúdo sua vinda para o nosso forum, lugar de amigos e ótimo para se aprender a fazer bonsai. Very Happy

Bem, vamos a suas plantas:

O buxinho eu sugiro cortar o galho da esquerda, considerando a segunda foto, bem como o galho da direita. Com isso, a planta obtem conicidade (a base é mais larga e segue afinando até o ápice), além de um bom movimento. Para acelerar o desenvolvimento, recuperação e emissão de novas brotações, com que trabalhar os galhos futuramente, sugiro ao nobre colega replantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Isso porque em se tratando dessa espécie, o crescimento e recuperação serão melhores que se plantada em escorredor. Very Happy

O acer palmatum não é uma planta fácil de ser conduzida. Eu, particularmente, prefiro o acer kaede, ou tridente, ou burgerianum, como é mais conhecido. Mas, a planta é sua e o trabalho idem, então surgiro cortar o tronco uns dois dedos acima do primeiro galho comprido da direita, esperando ele engrossar e adquirir uma tonalidade mais escura (envelhecimento), ensejando com isso aramar e formar a partir dele a estruturação aerea dessa planta. Inclusive, a posição atual dele é que deverá ser mantida, e a planta será formada nesse sentido, inclusive. Como o buxinho, o acer tambem poderá ser replantado em uma bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante e organico, onde irá desenvolver muitas raízes com que melhorar sua estruturação. Very Happy

No mesmo substrato poderá ser estaqueados os galhos cortados do acer, que certamente renderão outras plantas interessantes mais à frente. Wink

Como bem disseram os demais colegas foristas, seu piteco é um leucena. A conduão mais adequada para ela (que tambem pede uma bacia plastica) pode ser realizada via aramação de tronco e galhos, buscando um movimento levemente sinuoso e mais interessante que o atual. O tronco, a meia altura, se bifurca, sendo interessante então cortar fora o segmento da esquerda, mantendo o outro. Os galhos, devidamente aramados, devem ser conduzidos a uma posição levemente horizontal, mas nunca para baixo, com a ponta ligeiramente voltada para cima. Enquanto isso, os galhinhos próximos do ápice deverão ser aramados e voltados ligeiramente para baixo, buscando com isso acentuar um apice redondo, caracteristico de plantas mais velhas. Very Happy

Como salientaram os colegas, na próxima procure postar uma planta por vez, para facilitar as opiniões e sugestões dos demais, ao mesmo tempo que, com isso, se ganha em termos de estudo e analise, sem comprometimento de boas idéias perderem-se. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rnpelarin

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal,

Obrigado pelas opniões, vou aproveitar um pouco de cada uma !

Desculpem pela postagem de varias plantas no mesmo topico, nas proximas irei separar .

Valeu, forte abraço a todos
Surprised
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: