 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rnpelarin

Registrado: 24/11/09 Idade: 46 Mensagens: 31 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 1:28 pm Assunto: Dêem opniões para formar este acer, buxinho e piteco |
|
|
Olá pessoal, estou iniciando aqui no forum e ja algum tempo o acompanho sei que o pessoal aqui é gente fina e conhece bem. Estou voltando estes meses a mexer com bonsais e tenho um buxinho que eu podei mês passado gostaria de saber a opnião de vocês de que estilo e que galhos eu podeira fazer pra ele ficar legal. A outra foto é um Acer palmatum que adquiri uma muda, gostaria de saber também que tecnicas e onde eu poderia tentar formar galhos para dar algum estilo nele futuramente, se devo cortar o apical ou não, etc... Tem também um piteco que esta comigo desde mudinha a uns 9 anos, gostaria de saber também a opnião de vocês doque poderia fazer pra estiliza-lo e fechar mais folhas em sua copa.
Desde já agradeço a todos e parabéns pelo forum !!!
Buxinho:
Acer palmatum:
Piteco:
valeu galera ! _________________ Rafael Pelarin
www.osclassificados.com/rnphp |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 1:35 pm Assunto: |
|
|
Ola , uma pequena dica : poste em topicos separados para evitar confusão entre as plantas ...
- O buxinho merece uma bacia grande para crescer livre e encorpar .. enquanto cresce vc vai conduzindo e trabalhando a copa ...
- O acer , bem , eu cortaria baixo , uns 10 cm .... e faria estacas doresto ...
- O piteco, bacia tb e eliminaria um dos galhos da copa ...
Boa sorte. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 8:00 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Bonsérgio. Acho que o seu piteco pela textura e alongamentos entre nós se trata na realidade de uma leucena. falow. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
Voltar ao topo |
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08 Mensagens: 1233 Localização: Buritis - MG
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 12:28 pm Assunto: |
|
|
Realmente é uma leucena...
As dicas do Sérgio são boas, só não sei se as estacas do acer vai pegar nesta época...
Boa sorte |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 5:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
rnpelarin, parabenizo o nobre colega pelas ótimas plantas, e saúdo sua vinda para o nosso forum, lugar de amigos e ótimo para se aprender a fazer bonsai.
Bem, vamos a suas plantas:
O buxinho eu sugiro cortar o galho da esquerda, considerando a segunda foto, bem como o galho da direita. Com isso, a planta obtem conicidade (a base é mais larga e segue afinando até o ápice), além de um bom movimento. Para acelerar o desenvolvimento, recuperação e emissão de novas brotações, com que trabalhar os galhos futuramente, sugiro ao nobre colega replantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Isso porque em se tratando dessa espécie, o crescimento e recuperação serão melhores que se plantada em escorredor.
O acer palmatum não é uma planta fácil de ser conduzida. Eu, particularmente, prefiro o acer kaede, ou tridente, ou burgerianum, como é mais conhecido. Mas, a planta é sua e o trabalho idem, então surgiro cortar o tronco uns dois dedos acima do primeiro galho comprido da direita, esperando ele engrossar e adquirir uma tonalidade mais escura (envelhecimento), ensejando com isso aramar e formar a partir dele a estruturação aerea dessa planta. Inclusive, a posição atual dele é que deverá ser mantida, e a planta será formada nesse sentido, inclusive. Como o buxinho, o acer tambem poderá ser replantado em uma bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante e organico, onde irá desenvolver muitas raízes com que melhorar sua estruturação.
No mesmo substrato poderá ser estaqueados os galhos cortados do acer, que certamente renderão outras plantas interessantes mais à frente.
Como bem disseram os demais colegas foristas, seu piteco é um leucena. A conduão mais adequada para ela (que tambem pede uma bacia plastica) pode ser realizada via aramação de tronco e galhos, buscando um movimento levemente sinuoso e mais interessante que o atual. O tronco, a meia altura, se bifurca, sendo interessante então cortar fora o segmento da esquerda, mantendo o outro. Os galhos, devidamente aramados, devem ser conduzidos a uma posição levemente horizontal, mas nunca para baixo, com a ponta ligeiramente voltada para cima. Enquanto isso, os galhinhos próximos do ápice deverão ser aramados e voltados ligeiramente para baixo, buscando com isso acentuar um apice redondo, caracteristico de plantas mais velhas.
Como salientaram os colegas, na próxima procure postar uma planta por vez, para facilitar as opiniões e sugestões dos demais, ao mesmo tempo que, com isso, se ganha em termos de estudo e analise, sem comprometimento de boas idéias perderem-se.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
rnpelarin

Registrado: 24/11/09 Idade: 46 Mensagens: 31 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 5:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu pessoal,
Obrigado pelas opniões, vou aproveitar um pouco de cada uma !
Desculpem pela postagem de varias plantas no mesmo topico, nas proximas irei separar .
Valeu, forte abraço a todos
 _________________ Rafael Pelarin
www.osclassificados.com/rnphp |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|