|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Igor Oliveira

Registrado: 29/11/09 Idade: 42 Mensagens: 4 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Dom Nov 29, 2009 8:24 pm Assunto: Jabuticaba - Iniciando |
|
|
Olá Pessoal,
Esse é meu primeiro post no fórum e gostaria da ajuda os mais experientes.
Como escrevi em minha apresentação, minha mãe ganhou este Bonsai de uma jabuticabeira e ele está totalmente descuidado, como se encontra nas fotos.
Gostaria da ajuda dos mais experientes sobre quais seriam os passos mais indicados para eu começar com esta planta.
Sei que as fotos estão muito ruins, mas é que estou sem a minha câmera e assim que pegar ela tiro fotos melhores.
Inicialmente pensei em colocar ele em um escorredor para dar uma engrossada no tronco e também uma pequena poda para já começar a definir o que ele "será" *rs*
Aceito projeções, imagens .. qualquer coisa .. INICIANTES, vocês devem saber como é DIFICILLLL
Desde já agradeço a atenção de todos e caso o post esteja na área inapropriada peço que movam.
Att,
Igor |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Falou tudo: escorredor
Uma poda aérea (uns dois meses após o transplante) para espalhar melhor a copa vai bem.
Por via das dúvidas, aguarde mais opiniões _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 10:44 am Assunto: |
|
|
ola, quando alguém esta iniciando eu aconselho não fazer nada de especial como aplicar tecnicas de pota e etc.. Isto porque geralmente as pessoas perdem as plantas e não é isto quer queremos não é verdade?
Antes de colocar a planta em escorredor para um maior dezenvolvimento da mesma tente saber os cuidados e os principios basicos para se chegar a um bonsai, tais como a jabuticaba gosta de solo sempre umido, é uma planta resistente, nela aplicase muito bem a desfolha, ela aceita poda drástica, supora bem adubos... aprenda como cuidar de um bonsai me entende?
Provavelmente esta planta esta assim pela falta de cuidado de quem a cuidou antes como falta de sol etc...
a primeira coisa q te digo é para não adubar pois não se aduba pllantas fracas, apenas deixe o solo sempre húmido e não encharcado e de sol a ela até as 10 horas e das 16 horas em diante isto para que não queime as folhas da planta. Geralmente estes ''bonsai'' de supermercado vem com pedrinhas no subsatrto e elas devem ser retiradas porque estas pedrinhas não deichão o sol dem o ar entrar na terra o que é essencial.
Procure ler sobre bonsai, aqui no forum tem muuuita informação.
t+. |
|
|
 |
Igor Oliveira

Registrado: 29/11/09 Idade: 42 Mensagens: 4 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Seg Nov 30, 2009 6:23 pm Assunto: |
|
|
Laudir escreveu: | Falou tudo: escorredor
Uma poda aérea (uns dois meses após o transplante) para espalhar melhor a copa vai bem.
Por via das dúvidas, aguarde mais opiniões |
Obrigado Laudir !!
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, quando alguém esta iniciando eu aconselho não fazer nada de especial como aplicar tecnicas de pota e etc.. Isto porque geralmente as pessoas perdem as plantas e não é isto quer queremos não é verdade?
Antes de colocar a planta em escorredor para um maior dezenvolvimento da mesma tente saber os cuidados e os principios basicos para se chegar a um bonsai, tais como a jabuticaba gosta de solo sempre umido, é uma planta resistente, nela aplicase muito bem a desfolha, ela aceita poda drástica, supora bem adubos... aprenda como cuidar de um bonsai me entende?
Provavelmente esta planta esta assim pela falta de cuidado de quem a cuidou antes como falta de sol etc...
a primeira coisa q te digo é para não adubar pois não se aduba pllantas fracas, apenas deixe o solo sempre húmido e não encharcado e de sol a ela até as 10 horas e das 16 horas em diante isto para que não queime as folhas da planta. Geralmente estes ''bonsai'' de supermercado vem com pedrinhas no subsatrto e elas devem ser retiradas porque estas pedrinhas não deichão o sol dem o ar entrar na terra o que é essencial.
Procure ler sobre bonsai, aqui no forum tem muuuita informação.
t+. |
Olá Rodrigo,
Obrigado pelos conselhos e estou fazendo exatamente o que você me orientou ... acho que já li quase o fórum inteiro *risos*
Aqui em casa temos muitas plantas, assim que estiver com a minha câmera posto mais fotos, tem uma coleção de cactos, árvore da felicidade, xeflera, orquideas e várias outras ... isso porque moro em um apto hein heheheh
Se tem uma coisa que eu não gosto é de iniciar algo sem antes ter no mínimo algum conhecimento ...
Agradeço d+ suas palavras
Obrigado a todos |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 9:37 am Assunto: |
|
|
é isso ai Igor mas não se esqueça que a melhor forma de aprender é na prática, mas só quando estiver seguro fara.
boa sorte...
t+ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|