FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba - Iniciando
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Igor Oliveira

MensagemEnviada: Dom Nov 29, 2009 8:24 pm    Assunto: Jabuticaba - Iniciando Responder com citação

Olá Pessoal,

Esse é meu primeiro post no fórum e gostaria da ajuda os mais experientes.

Como escrevi em minha apresentação, minha mãe ganhou este Bonsai de uma jabuticabeira e ele está totalmente descuidado, como se encontra nas fotos.

Gostaria da ajuda dos mais experientes sobre quais seriam os passos mais indicados para eu começar com esta planta.

Sei que as fotos estão muito ruins, mas é que estou sem a minha câmera e assim que pegar ela tiro fotos melhores.

Inicialmente pensei em colocar ele em um escorredor para dar uma engrossada no tronco e também uma pequena poda para já começar a definir o que ele "será" *rs*

Aceito projeções, imagens .. qualquer coisa .. INICIANTES, vocês devem saber como é DIFICILLLL Very Happy

Desde já agradeço a atenção de todos e caso o post esteja na área inapropriada peço que movam.

Att,
Igor
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Falou tudo: escorredor

Uma poda aérea (uns dois meses após o transplante) para espalhar melhor a copa vai bem.

Por via das dúvidas, aguarde mais opiniões
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 10:44 am    Assunto: Responder com citação

ola, quando alguém esta iniciando eu aconselho não fazer nada de especial como aplicar tecnicas de pota e etc.. Isto porque geralmente as pessoas perdem as plantas e não é isto quer queremos não é verdade?

Antes de colocar a planta em escorredor para um maior dezenvolvimento da mesma tente saber os cuidados e os principios basicos para se chegar a um bonsai, tais como a jabuticaba gosta de solo sempre umido, é uma planta resistente, nela aplicase muito bem a desfolha, ela aceita poda drástica, supora bem adubos... aprenda como cuidar de um bonsai me entende?

Provavelmente esta planta esta assim pela falta de cuidado de quem a cuidou antes como falta de sol etc...
a primeira coisa q te digo é para não adubar pois não se aduba pllantas fracas, apenas deixe o solo sempre húmido e não encharcado e de sol a ela até as 10 horas e das 16 horas em diante isto para que não queime as folhas da planta. Geralmente estes ''bonsai'' de supermercado vem com pedrinhas no subsatrto e elas devem ser retiradas porque estas pedrinhas não deichão o sol dem o ar entrar na terra o que é essencial.

Procure ler sobre bonsai, aqui no forum tem muuuita informação.

t+.
Igor Oliveira

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
Falou tudo: escorredor

Uma poda aérea (uns dois meses após o transplante) para espalhar melhor a copa vai bem.

Por via das dúvidas, aguarde mais opiniões

Obrigado Laudir !!

Rodrigo Sandi escreveu:
ola, quando alguém esta iniciando eu aconselho não fazer nada de especial como aplicar tecnicas de pota e etc.. Isto porque geralmente as pessoas perdem as plantas e não é isto quer queremos não é verdade?

Antes de colocar a planta em escorredor para um maior dezenvolvimento da mesma tente saber os cuidados e os principios basicos para se chegar a um bonsai, tais como a jabuticaba gosta de solo sempre umido, é uma planta resistente, nela aplicase muito bem a desfolha, ela aceita poda drástica, supora bem adubos... aprenda como cuidar de um bonsai me entende?

Provavelmente esta planta esta assim pela falta de cuidado de quem a cuidou antes como falta de sol etc...
a primeira coisa q te digo é para não adubar pois não se aduba pllantas fracas, apenas deixe o solo sempre húmido e não encharcado e de sol a ela até as 10 horas e das 16 horas em diante isto para que não queime as folhas da planta. Geralmente estes ''bonsai'' de supermercado vem com pedrinhas no subsatrto e elas devem ser retiradas porque estas pedrinhas não deichão o sol dem o ar entrar na terra o que é essencial.

Procure ler sobre bonsai, aqui no forum tem muuuita informação.

t+.

Olá Rodrigo,

Obrigado pelos conselhos e estou fazendo exatamente o que você me orientou ... acho que já li quase o fórum inteiro *risos*

Aqui em casa temos muitas plantas, assim que estiver com a minha câmera posto mais fotos, tem uma coleção de cactos, árvore da felicidade, xeflera, orquideas e várias outras ... isso porque moro em um apto hein heheheh

Se tem uma coisa que eu não gosto é de iniciar algo sem antes ter no mínimo algum conhecimento ...

Agradeço d+ suas palavras

Obrigado a todos
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 9:37 am    Assunto: Responder com citação

é isso ai Igor mas não se esqueça que a melhor forma de aprender é na prática, mas só quando estiver seguro fara.

boa sorte...
t+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: