FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Legustro Variegata - Evoluçao
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 12:31 pm    Assunto: Legustro Variegata - Evoluçao Responder com citação

Amigos tenho este legustro a 1 ano e meio

Gostaria de ouvir a opiniao dos amigos para a aescolha de um vaso adequado para esta planta.

Abraços

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 5:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

joellagunasc, antes de opinar sobre que vaso usar, creio que vc deveria mostrar os outros lados dessa planta, para que pudessemos analisar melhor. Creio que a frente atual não está muito boa, considerando a estilização empreendida por voce. Há cicatrizes em demasia, que não irão desaparecer e que depõe contra a frente escolhida. Shocked

Outro fator interessante é que vc pode aproveitar esse finzinho de primavera e replantar seu pré, redistribuindo melhor as raízes em toda a volta da planta, visando com isso formar um ótimo nebari radial. Isso irá dar maior relevo a seu trabalho, proporcionando estabilidade visual e um atrativo a mais, inclusive. Very Happy

Conquanto a estrutura aerea esteja praticamente formada, ainda há muito que fazer para melhora-la: vc tem que baixar um pouco os galhos adicionais aos galhos principais, subtraindo um pouco essa copa forçada, o que irá transmitir para a planta uma aparencia menos anti-natural. A copa, então, deverá ser conduzida via aramação, com uma estruturação mais próxima do hokidashi correto. Como está, observa-se que a estruturação segue toda na vertical, para cima, fugindo completamente do estilo proposto por voce. Rolling Eyes

Veja o exemplo, para vc perceber o que falta na estruturação de sua planta:

De qualquer forma, para o futuro, o vaso ideal para esse estilo é retangular ou oval, de bordas baixas. A cor pode variar, ficando a seu gosto, desde que não tenha tonilades muito fortes. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Nick esta plnta por pouco nao foi jogada fora pois ela relamente nao era muito apropriada para um futuro bonsai , muitas cicatrizes , crescimento muito na vertical , mas ate por preguiça de me desfazer dela fui deixando ela crescer livremente , simplesmente podando as novs brotaçoes para compacar a copa. Nao sei se tu reparou mas ha um pequeno galhinho por tras que eu estou deixando ele creswcer justamente para dar uma rebaixada na sua copa . Com relaçao a aramaçao , nao sei se são todo os ligustros , mas este é muito quebradiço. Esta é a tipica planta que voce nao da nada por ela , vai deixando ela meio de escanteio e quando voce se da conta ela parece ter algum potencial.

Valeu as dicas Amigão

Joel
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 7:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo!
Estava sentindo sua falta por aqui. Com certeza tens andado muito ocupado. Aliás, todos estamos...
De fato todo o ligustro é quebradiço depois que o galho amadureceu. Uma maneira de se ter facilidade de dobrar o galho via aramação é quando o galho ainda está mais jovem. As observações do Nicky são interessantes. Por conta disso e por conta da facilidade de brotação desta planta, ainda seria atempo de fazer uma poda bem rente nestes galhos da estrutura e daí, com os novos ramos fazer um reposicionando total. Eu fiquei dois anos tentando tracionar e dirigir galhos velhos de um ligustro sem sucesso, depois de podar drasticamente em outros dois anos eu tinha novos galhos exatamente onde queria. Ou seja, se tivesse feito logo teria ganho muito tempo.

abraço
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com as considerações do amigo nick..!

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

a opiniao dos amigos do forum mais que uma opiniao é uma dica valiosa.
Eu tambem achei que estes galhos muito altos nao estavam legais , ouvindo a opiniao de voces me decidi por fazer uma poda drastica , vejam como ficou.

agora e so esperar a nova brotaçao , para redefinir a copa que com certeza ficara na altura ideal.

Abraços

Joel
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 1:02 am    Assunto: Responder com citação

Joel, já vi trabalhos bem bonitos com esta espécie.
Se você me permite, eu reduziria o galho da esuqerda ainda mais, um pouco acima daquela cicatriz, ele ficou com o mesmo comprimento do ao lado.
Tenho um que foi zerado e está em formação há 2 anos.
Veja aqui:http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/ligustrinho/
Agora receberá outro trabalho estrutural. Depois colocarei as fotos.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: