|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 11:34 am Assunto: ficus... |
|
|
Oi galera, estou com dúvida de como prosseguir com essa planta... Aguardo sugestões.
 _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG
Editado pela última vez por Edu Miranda em Dom Dez 13, 2009 2:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
Tem um ótimo debari, não sei te dizer se Jim e Shari são "bem vistos" em ficus, eu removeria, de qualquer maneira, para dar seguimento ao projeto, você terá que fazer uma poda no galho que sobe, bem como aramar e/ou tracionar os novos ramos para formar a estrutura. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 7:49 pm Assunto: CARA |
|
|
CADA UM TEM UMA OPINIÃO,,,,,NORMALMENTE EM FICUS NÃO SE V GIN E NEM SHARI,,,MAS ESSE AÍ SE FORMOU,,,SE EU FOSSE VC NÃO REMOVERIA NÃO,,,ASSIM VC TERÁ UMA PLANTA DIFERENTE,,,,SÓ NÃO DIGO ÚNICA,,,POR QUE PODE HAVER EM ALGUM OUTRO LUGAR OUTRO FICUS COM GIN.VC TEM UMA PLANTA COM UM BELO NEBARI,,,SÓ FALTA EVOLUIR COPAS E GALHOS,,,SE TRATANDO DE FICUS RETUSA,,,RAPIDINHO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 9:49 am Assunto: |
|
|
como vc falou rogerio
cad aum tem uma opinião, mas caixa alta seria bom não usar...
E acho q "minha arvore e a sua opinião" é algo q a pessoa vem pedir ajuda e opinião dos mais experientes, então tente respeitar cada opinião de cada um.
=) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 10:46 am Assunto: Jin e shari |
|
|
Amigos,
acho que a razão para não se ver exemplares de ficus com jin e shari deve ser por problema de infiltração de água pela madeira morta, diferentemente dos juníperos por exemplo. Eu já vi casos (inclusive meus) que a umidade na madeira aparente contribuiu para a perda do exemplar.
Mas é só um "achismo"; os mais experientes podem dar melhor opinião...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 10:56 am Assunto: |
|
|
Edu, a coisa é complicada!
O Nebari e tachiagari é muito bom, acho que JIN em ficus não fica legal, porem temos que analisar alguns pontos usando a segunda foto como frente.
Acho que o maior problema esta nessa junção
O lance é que o nebari cresce ''reto'', e esse galho principal sai em um angulo diferente do tachiagari ''meio lateral'', por isso acho que ele fica meio esquisito no caso do desenho B. Acho que ficaria mais harmonico se ele seguisse o desenho C.
Seria interessante se vc conseguisse jogar ele para frente do JIN, mas poderia ficar meio ''forçado'' o angulo de saida do desenho A.
Pensando por todos esses pontos acho que se vc pode manter o JIN e montar a COPA ou tirar o JIN e o galho 01 e fazer uma planta nova aproveitando apenas o nebari e o tachiagari.
Acho que tem que pensar muito, é uma questão de gosto, só vc pode decidir. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 12:40 pm Assunto: |
|
|
Então acho que vou retirar mesmo o jim por ele estar em desarmonia mais só por isso. Uma vez um professor muito conhecido me deu algumas aulas e numa delas ele disse que o ficus por ser uma árvore de clima tropical não poderia apresentar jim nem uro nem cicatriz alguma (com tom de conservadorismo e de quem segue as regras a risca) e isso eu discordei profundamente pois ser muito rígido nas tecnicas impede o surgimento de novas formas fazendo com que os bonsais fiquem muito parecidos e isso nos prende de forma que impede nossa criatividade retardando nossa evolução nesta arte e da arte própriamente dita. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 6:23 pm Assunto: |
|
|
Na visão de um principiante...
Em ficus acho melhor Uros a sharis! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 6:33 pm Assunto: |
|
|
A longo prazo, poderia-se trabalhar um moyogi nele _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 7:03 pm Assunto: |
|
|
Opa amigo, tudo bem .
Vendo seu ficus, lembro que comecei um do zero, o viad#$* do meu cachorro comeu o tronco dele e ficou parecido com o seu hehe, só que sem o jin, fiz o corte bem rente a base !!!
link dele : http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13239
De uma olhada no meu, pode ter alguma idéia do que fazer, pois vc tem um bom material em mãos !!
abraço. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Dez 14, 2009 7:36 pm Assunto: |
|
|
Oi Edu
Vai pela galera... paciência e muito arame pela frente
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|