FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sergivaldo Costa
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2005 2:56 pm    Assunto: Sergivaldo Costa Responder com citação

Olá Pessoal,






Sou o Sergivaldo Costa, de João Pessoa-PB. Minha formação é Engenharia Mecânica e exerço a função de Auditor Fiscal do Rio Grande do Norte, estado vizinho.

Minha paixão pelo bonsai começou no dia 12 de setembro de 1994, dia em que adquiri a "Edição Especial da Revista dos Amantes da Natureza - BONSAI". Aos poucos fui adquirindo mais algumas revistas e livros, além de muitas pesquisas na Internet, que me proporcionaram uma gama de informações que foram fundamentais para o meu aprendizado.

O contato com outros bonsaístas regionais, especialmente de Natal-RN, influenciou muito na busca de novas espécies que servissem para o cultivo do bonsai. As espécies nativas brasileiras tornaram-se, então, minhas prediletas.

Entusiasmado com as descobertas resolvi criar um site, o Bonsai Nativos do Nordeste, com o objetivo maior de difundir as espécies nativas brasileiras com potencial para o cultivo do bonsai. Além das técnicas e informações que julgo básicas para o início dessa arte.

Sou um adepto do Yamadori e tenho a consciência de que a coleta não deve ser feita de maneira indiscriminada. Penso que mais importante que a quantidade está a qualidade. A partir do ano passado (2004), quando adquiri um espaço um pouco maior, começei a me dedicar mais ao Misho (cultivo a partir de sementes) de plantas nativas brasileiras.

Minha coleção é formada de cerca de 40 bonsai, 60 pré-bonsai e muitas, muitas mudinhas (umas 1000), que espero um dia poder vê-las como belos bonsai.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 26, 2005 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Oi MIGUINHO !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Desde que você postou "quem sou eu", fiquei imaginando que faltava alguma coisa e não sabia dizer o que era.... tenho "matutado" e acho que você faltou falar tanta coisa sobre você, tipo:
- gosto de ajudar a quem quer aprender a arte do bonsai;
- sou amigo sincero;
- gosto de receber as pessoas em minha casa e recebo-as com muito carinho;
- sou amável;
- tenho uma família maravilhosa
e por último:
Angela Fernandes gosta muitíssimo de mim.

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
itamarbl



Registrado: 05/03/05
Mensagens: 48
Localização: João Pessoa Paraíba

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Sergivaldo,

Lembra de mim, espero que sim lembra que tinha conversado com vc pra fazer uma visita a sua coleção e vc depois a minha, só que não tivemos tempo mas irei te ligar um dia desses pra marca esse emcontro, ops. ia me esquecendo moro em João Pessoa também.

Seus Bonsais são mesmo muito bons.

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Olá Itamar,

Lembro sim!! VocÊ mora no Conj dos Bancários ou estou enganado???

PRecisamos manter contato. Será muito interessante formarmos um grupo de bonsaístas em João Pessoa/Cabedelo para trocarmos informações e nos organizarmos para a realização de exposições, oficinas, palestras e convites aos grandes nomes do bonsai brasileiro.

Conto com você.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Oi MIGUINHO !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Desde que você postou "quem sou eu", fiquei imaginando que faltava alguma coisa e não sabia dizer o que era.... tenho "matutado" e acho que você faltou falar tanta coisa sobre você, tipo:
- gosto de ajudar a quem quer aprender a arte do bonsai;
- sou amigo sincero;
- gosto de receber as pessoas em minha casa e recebo-as com muito carinho;
- sou amável;
- tenho uma família maravilhosa
e por último:
Angela Fernandes gosta muitíssimo de mim.

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed


Grande Miguinha!!!!

Gosto mesmo, de receber AMIGOS como você, que é muito especial.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
itamarbl



Registrado: 05/03/05
Mensagens: 48
Localização: João Pessoa Paraíba

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 11:11 am    Assunto: Responder com citação

Olá Sergivaldo,

Isso mesmo moro nos Bancários, vamos pensar nisso mesmo, esta semana será muito complicada pra mim mas irei articular minha agenta pra semana que vem no sabado ou domingo ligar pra vc pra lhe fazer uma visita e ver seus bonsais, isso é se vc puder também e claro.

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2005 4:03 am    Assunto: Responder com citação

itamarbl escreveu:
Olá Sergivaldo,

Isso mesmo moro nos Bancários, vamos pensar nisso mesmo, esta semana será muito complicada pra mim mas irei articular minha agenta pra semana que vem no sabado ou domingo ligar pra vc pra lhe fazer uma visita e ver seus bonsais, isso é se vc puder também e claro.

Um abraço.


OK, Itamar. Combinado!!!

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]


Editado pela última vez por Sergivaldo em Ter Out 11, 2005 11:46 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vânia Fortes



Registrado: 06/09/04
Idade: 61
Mensagens: 80
Localização: Viçosa - MG

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2005 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Sergivaldo, homem dos vasos,

Sua matéria foi muito bem elaborada. Creio que, na teoria, já sei fazer um vaso para bonsai. Assim que tiver tempo vou tentar, com certeza.
Minha pergunta é: será que consigo fazer um suiban com este método? Ele ficaria frágil? Acho muito caro o preço que cobram por um suiban.
Um grande abraço,

Vânia Fortes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2005 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Realmente amigo, voce sempre nos ajuda imenso, nao é verdade? Com seus vaastos conhecimento e praticas faceis de se analisar. Tambem creio que em teoria daria conta de criar o seu famoso vaso de cimento, que agora é de todos nós que aprendemo a partir de seu metodo. Muito boa a sua historia, sua dedicação às nossas nativas, sempre me impressionou. Continue assim amigo. T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 12:13 am    Assunto: Responder com citação

Vânia Fortes escreveu:
Prezado Sergivaldo, homem dos vasos,

Sua matéria foi muito bem elaborada. Creio que, na teoria, já sei fazer um vaso para bonsai. Assim que tiver tempo vou tentar, com certeza.
Minha pergunta é: será que consigo fazer um suiban com este método? Ele ficaria frágil? Acho muito caro o preço que cobram por um suiban.
Um grande abraço,

Vânia Fortes


Olá Vânia,

Sinto-me honrado e muito agradecido pelos seus gentis comentários.

Não tenho dúvidas de que você conseguirá fazer seus próprios vasos: é muito simples, basta tentar.

Quanto à possibilidade de fazer um suiban, posso garantir que é perfeitamente possível. Um dos primeiros vasos que fiz foi justamente um suiban. Também tive essa preocupação com uma possível quebra e coloquei uma tela de arame como armação. Neste caso, não fiz uso de perfis; coloquei uma tábua (compensado) sobre uma superfície plana, cobri-a com jornal umedecido e depois utilizei quatro réguas de madeira para limitar e definir as paredes do vaso. Depois foi só adicionar o cimento, desenhar ou modelar os pés e, quando seco, retirar as réguas e fazer o acabamento.

Acho que emassado e pintado com tinta automotiva proporcionará um acabamento bem melhor.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Illex escreveu:
Sergivaldo,

Realmente amigo, voce sempre nos ajuda imenso, nao é verdade? Com seus vaastos conhecimento e praticas faceis de se analisar. Tambem creio que em teoria daria conta de criar o seu famoso vaso de cimento, que agora é de todos nós que aprendemo a partir de seu metodo. Muito boa a sua historia, sua dedicação às nossas nativas, sempre me impressionou. Continue assim amigo. T+.

Abraços:

Illex


Olá Illex,

Bondade sua, amigo. Não tenho tantos conhecimentos assim.

É muito bom quando alguém nos ensina algo. Penso que a melhor maneira de retribuirmos é colocarmos à disposição de pessoas interessadas aquilo que julgamos fazer melhor.

A nossa comunidade, os foristas, tem revelado muitas pessoas comprometidas com o crescimento da arte bonsai; dispostas a ajudar.

Você é uma dessas pessoas.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vânia Fortes



Registrado: 06/09/04
Idade: 61
Mensagens: 80
Localização: Viçosa - MG

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Sergivaldo,

Você chegou a realizar a lage de cimento para penjing? Sua textura e coloração ficaram bem naturais. Eu gostei e o trabalho ficou maravilhoso, não concorda? O que sinto e que acho mais importante é quando nossa visão se prende no bonsai. O vaso passa desapercebido. Estas lages dão esta sensação.
Gostaria muito de ver sua lage pronta.
Um grande abraço e muito sucesso, sempre.
Vânia Fortes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:25 am    Assunto: Re: Sergivaldo Costa Responder com citação

Oi Servigaldo, tudo bem?

Aí está nossa referência quando falamos em bonsai com espécies nativas do nordeste!
Voce é o grande exemplo do que lemos nos livros de bonsai, quando seus autores citam a importância de se trabalhar a partir de espécies regionais!


Se falarmos em têrmos de "tempo", Yamadori e Misho são as formas opostas de se desenvolver bonsai, e exatamente aquelas que voce priorizou.

Pelos seus trabalhos a partir de Yamadori, estou certo que os resultados do Misho serão maravilhosos"!

É sempre um prazer acompanhar seus trabalhos e trocar experiências com você!

Grande abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Vânia Fortes escreveu:
Prezado Sergivaldo,

Você chegou a realizar a lage de cimento para penjing? Sua textura e coloração ficaram bem naturais. Eu gostei e o trabalho ficou maravilhoso, não concorda? O que sinto e que acho mais importante é quando nossa visão se prende no bonsai. O vaso passa desapercebido. Estas lages dão esta sensação.
Gostaria muito de ver sua lage pronta.
Um grande abraço e muito sucesso, sempre.
Vânia Fortes


Vânia,

Fiz sim. Já faz um bom tempo que fiz esse penjing. Na verdade, estava apenas iniciando no cultivo do bonsai.

Dei uma vasculhada e encontrei uma fotografia, a qual escaneei apenas para que você tenha uma idéia de como ficou o VASO (suiban) Laughing Laughing Laughing . (desconsidere as pedrinhas azuis Embarassed Embarassed )



Concordo plenamente com você e também acho que a coloração e textura devem ficar o mais natural possível. TAnto é que pretendo fazer brevemente uma nova laje, desta vez usando um método semelhante ao descrito no tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1421, postado pelo nosso amigo Marco Aurélio.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 8:40 pm    Assunto: Re: Sergivaldo Costa Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Servigaldo, tudo bem?

Aí está nossa referência quando falamos em bonsai com espécies nativas do nordeste!
Voce é o grande exemplo do que lemos nos livros de bonsai, quando seus autores citam a importância de se trabalhar a partir de espécies regionais!


Se falarmos em têrmos de "tempo", Yamadori e Misho são as formas opostas de se desenvolver bonsai, e exatamente aquelas que voce priorizou.

Pelos seus trabalhos a partir de Yamadori, estou certo que os resultados do Misho serão maravilhosos"!

É sempre um prazer acompanhar seus trabalhos e trocar experiências com você!

Grande abraço,
Charles


Meu bom amigo Charles,

Suas palavras me comovem. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Se as contribuições que dei, por menores que tenham sido, foram úteis e ajudaram alguém, isto, para mim, é a maior satisfação.

Bem observado, o Yamadori e Misho são formas bem distantes, é como se fossem dois extremos.

No Yamadori temos que "garimpar" aquilo que julgamos ter potencial para bonsai; aqui nosso trabalho consiste apenas em "lapidar", digamos assim, o inimitável trabalho da natureza.



No Misho, temos a liberdade da criação; brincamos de fazer bonsai e nos sentimos muito mais responsáveis pelas nossas criaturas.




Charles, meu velho, muito obrigado pelas gentis palavras!!!

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil