Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 10:51 pm Assunto: Identificar espécies |
|
|
Vocês podem me ajudar a identificar duas espécies que coletei numa mata?
A primeira é essa. Notei que algumas possuem um botão (flor ou fruto?) no formato de um grão de arroz, só que um pouco maior. Nascem verdes e ficam vermelhos depois. É mais arbusto do que árvore, pelo menos nos exemplares que vi na mata.
Essas são estacas grandes que finquei na areia. Melhor visualização das folhas e tronco:
-------------------------------------------------------------------------
A segunda é muito bonita. Vi uma árvore adulta de uns 4 metros de altura, muito ramificada e com vários troncos. O tronco é manchado como o da jabuticabeira. Peguei um exemplar pequeno com galhos finos e compridos (todos são assim). O volume de raíz é grande, encheu o escorredor mesmo sem a pivotante.
Ps: As fotos estão ruins por causa do ambiente noturno.
Ps2: A mata é localizada na região de Belo Horizonte. Nessa mata é comum o crescimento de jabuticabeiras.
Senhores e senhoras, podem me ajudar a identificar as espécies? Quero saber se é possível iniciar um pré-bonsai através desses exemplares.
Obrigado.
Abraços. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:11 am Assunto: |
|
|
Olá Rita,
Esta primeira é um mistério, coletei 3 delas no ano passado, duas morreram, uma está viva ainda, mas se desenvolve lentamente. Não sei dizer se é exatamente a mesma espécie, mas pelas fotos e pela descrição sua dos frutos é bem provável que seja.
A segunda espécie se parece muito com jabuticabeira ou pitangueira, pelo formato das folhas, o melhor é esperar ela brotar pra ter certeza do que é, ou você colocar novas fotos com mais detalhes...
Abraços |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 11:02 am Assunto: |
|
|
Ezequiel, jabuticabeira e pitangueira tenho certeza absoluta que não é.
Vou tentar fazer fotos melhores.
Você tem foto das suas? |
|
|
 |
|